sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Resumo da semana....

Meus amigos,

Hoje, além de terminar mais uma semana, termina o mês…. Vai-se embora Agosto, vão-se embora os emigrantes, acabam-se as festas (em Setembro ainda há algumas na 1ª quinzena, certo?)…. Mais um ciclo se cumpre.

Por falar em emigrantes, tenho pena que ninguém tenha agarrado neste tema para contar as suas aventuras. Acho que era bom para nós todos conhecer-mos melhor o lado bom e o lado mau de ser emigrante. Como já devem ter entendido, sou um devorador de Internet. Menos do que gostava, mas mais do que acho razoável para se manter o equilíbrio mental (muita coisa se explica nesta frase!!!!). Um dos sites que frequento com assiduidade é o do YouTube. Um site onde as pessoas partilham essencialmente filmes de toda a espécie. Encontrei um filme com o qual me diverti imenso e que hoje partilho com vocês. Podem pensar que tenho alguma intenção de gozar com os emigrantes. Não, não é essa a minha intenção. Simplesmente é um filme curioso com uma situação que me faz recordar muitas pessoas amigas, muita família, muitos verões passados em São Paio e arredores… Para mim, é um filme saudável (clicar aqui para ver). São expressões que “enchiam” os dias no verão, que nos divertiam, que criavam situações hilariantes como eu contarei uma em forma de comentário… enfim, tempos que cada vez estão mais afastados. Peço mais uma vez que não me interpretem mal. Não pretendo ofender ninguém. Grande parte da minha família também foi emigrante, eu próprio já estive emigrado em pequenos períodos de tempo. E eu sei que os sotaques e alguns tiques se aprendem facilmente…

Este vosso guerreiro vai estar ausente durante esta semana, mas o portátil e a placa de rede vão comigo. Farei o que puder. Uma semana que vai culminar em São Paio. É para a Santa Eufémia!

Da semana que agora termina, a Graça Duarte merece os nossos parabéns. Reunir pessoas e amigos, promover o convívio e amizade são sempre acções de louvar. Eu tenho lá um mato que está a ficar grandito, se quiserem, uma reuniãozita de amigos… tenho roçadoras para todos..!

Passam hoje 10 anos sobre a morte da Princesa Diana (a quem chamavam “Princesa do Povo”, mas nunca a vi em São Paio…) e, nesse mesmo dia esteve o grupo de mordomos da Comissão de Festas 96/97 (naquela altura eram comissões para 2 anos) a saborear uns caçoulos de chanfana que tinham sobrado da Festa à sombra de um dos eucaliptos centenários do nosso arraial. Eu fazia parte dessa Comissão liderada pelo José Madeira.

Um santo fim-de-semana para todos….

Abraço e beijo,
JC

4 comentários:

Alexandre disse...

o pff an... trav'aí qu'é a descer e la no fundo não t'arretas an! lool pff!

Vamso lá ver se este ano consigo ir a santa Eufemia!

Um Abraço

Alexandre Madeira

kordeiro disse...

então aqui vai a situação hilariante que se passou comigo. Há uns anos valentes, houve uma moça do arredores de São Paio que veio estudar para Portugal, enquanto que a restante familia permaneceu em França. Eu na conversa com ela perguntei se estava para breve o regresso definitivo dos pais, ao que ela me respondeu que eles só vinham quando o pai tivesse a "retrete" (‘retraite’, reforma).... pensamento momentâneo: será que uma casa tão grande não tem uma única casa-de-banho?????... e lá tive de perguntar o que queria dizer a palavra "retraite" e ela, de uma forma simples me disse que era aquilo que continuavam a pagar quando fosses mais velho, dp de deixar de trabalhar.... Eis que se fez luz na minha cabeça!

Anónimo disse...

Se tu queres an! Lá não é como aqui annn...

kordeiro disse...

este pequeno filme foi colocado posteriormente num outro blog em que houve um comentário o qual transcrevo aqui na integra, pois concordo plenamente com ele:
"Isto é também é nosso.
Muitas das nossas gentes envergonham-se disto, mas essas pessoas foram aquelas que não sentiram medo e partiram, em busca de uma vida melhor.
Vivem uma situação complicada porque em Portugal são vistos como emigrantes e onde vivem também o são.
Por vezes aqueles que contribuiram para a riqueza do seu país (Portugal), são vistos como forasteiros.
Também graças a eles muitas histórias existem para contar. "