quarta-feira, 29 de agosto de 2007

2º Encontro dos Achadiços

No passado dia 24 de Agosto de 2007, decorreu o 2º encontro dos achadiços e achadiças de S. Paio de Mondego e contou com a presença de 20 pessoas.

Mais uma vez o jantar, que teve lugar no restaurante "O Vimieiro" (Hombres, S. Pedro d'Alva), decorreu de forma entusiasta, ficando já marcado para o ano de 2008 um 3º encontro e desta vez a realizar nas Ermidas.

Tudo correu dentro da maior alegria e apesar de sermos poucos, eramos bons aproveitando a prenda que foi oferecida pelas mulheres aos homens, enquanto as mulheres se deliciaram com o bolo oferecido pelos homens.

Quando viemos para casa ainda fomos a casa do Sr. António Costa, enquanto outros foram para a festa no Pisão, ver os GOMAPE MUSIC.

A quem apareceu, a Graça, principal organizadora do evento, agradece do fundo do coração.

Um abraço a todos e até para o ano.











* texto e fotos enviados pelo achadiço Catela

11 comentários:

Anónimo disse...

Se me é permitido a pergunta:
O que sao os achadiços?

kordeiro disse...

Claro que é permitido perguntas: achadiço é uma alcunha que se dá ás pessoas que vão namorar/casar em terra alheia. Ou seja, para os naturais do local, é como que a pessoa de fora (?) tenha "achado" alguém ali. Basicamente, este jantar reuniu pessoas que não são de São Paio mas que casaram lá! Não sei se me fiz entender mas tentei.

kordeiro disse...

hoje em dia este estatuto de achadiço mudou um pouco. Houve tempos em que era complicado tentar namorar em terra alheia.. namorar ou "dar umas voltas".... Ainda não há muitos anos (15-16 anos) havia terras nas rendondezas de São Paio onde tinhamos de andar direitinhos.. tinhamos, pois eu tb fazia parte deste grupo de achadiços. As "bocas" eram mais que muitas nos cafés e a coitada da motorizada tb sofria... ora com o tubo da mistura cortado, ora mesmo com um pneu vazio... já lá vai o tempo!

Anónimo disse...

Boa tarde, Jorge tudo bem??
Este conceito de 'ACHADIÇO' é curioso. Não sei se existe noutras regiões mas acho que deveria continuar-se a celebrar em São Paio.
Jorge, achas que eu e a Susana podemos ser Acadiços?? Se sim no próximo jantar eu ofereço o vinho.
Um abraço

kordeiro disse...

Meu caro cunhado....
embora nem eu nem a minha irmã sejamos naturais de São Paio (mas eu considero-me como tal!), acho que não há problema nemhum em te considerar um achadiço. Mas estou a opinar em ideias alheias e a organizadora do evento terá uma palavra a dizer.... mas se ofereces o vinho, é meio caminho andado!...

Rute disse...

...acho esta ideia muito engraçada...parabens a todos!!!! é pena é realmente não ser um jantar APENAS de achadiços e achadiças...!!! os infiltrados não ficam muito bem neste tipo de coisas...

Anónimo disse...

Caros achadiços:
Como também tenho dúvidas em relação à palavra, coloquei a seguinte questão:

Achadiço
[Pergunta] Poderá utilizar-se o termo achadiço para adjectivar uma pessoa que vai casar a terra alheia (achar o cônjuge), ou esta palavra não existe?
Grato pela atenção.
António Costa

[Resposta] Achadiço existe, mas não com esse sentido. O Dicionário da Língua Portuguesa 2003 da Porto Editora e o Dicionário Eletrônico Houaiss dizem que achadiço é o «que se acha com facilidade» ou «que se acha facilmente».

http://ciberduvidas.sapo.pt/respostas.php

Daqui depreendo que talvez a palavra tenha ficado na nossa região pelo uso popular, que lhe atribui o significado que lhe damos (quem não é da terra mas que a ela se ligou - com mais ou menos dificuldade !!).

Abraços
A. Costa (achadiço)

Zé Duarte disse...

Assim Sim!
Convivios saudaveis,com entusiasmo,até se trocam prendas,muito bem que bonito.
O grupo =NOTAVEIS & GENTES de BOAS FAMILIAS= conforme já acordado,sauda =ACHADIÇOS & OUTROS= e garante que para o proximo ano nas Ermidas não havera apedrejamento nem qualquer outro acto menus digno.
« Em comonicado»

Zé Duarte disse...

Assim Sim!
Convivios saudaveis,com entusiasmo,até se trocam prendas,muito bem que bonito.
O grupo =NOTAVEIS & GENTES de BOAS FAMILIAS= conforme já acordado,sauda =ACHADIÇOS & OUTROS= e garante que para o proximo ano nas Ermidas não havera apedrejamento nem qualquer outro acto menus digno.
« Em comonicado»

Zé Duarte disse...

fiquei afelito tentei corrigir «em comunicado» e o texto seguio vaias vezes aconte-se muito a quem não sabe

Zé Duarte disse...

(AFLITO,SEGUIU)
Não nada sobrio e esta semana ouve euros extras para carregar adsl

C/as minhas desculpas