quinta-feira, 17 de julho de 2008

Em meados de Julho....

... nada como escrever um pouco. O verão teima em chegar e as noites ainda estão frias…

No fim-de-semana passado estive em São Paio. Pouco mais do que um dia lá estive, mas dá sempre para matar as saudades e dar umas voltas. Uma das coisas que fiz foi ir conhecer uma aldeia curiosa que não fica muito longe da nossa: Póvoa Dão! Peguei nas miúdas, leia-se na esposa e mota e lá fui. IP3, passa-se Tondela, saída de P. de Gota e depois é só seguir as indicações. Resumindo a história daquela aldeia que facilmente se encontra na internet, naquela aldeia restavam 3 habitantes (um problema com que se deparam algumas aldeias do interior, a desertificação), houve um grupo que se interessou pelo local depois de ter conhecimento que uma aldeia medieval estava à venda. A aldeia foi alvo de uma reconstrução que respeitou a traça arquitectónica e os materiais originais (granito, madeira e cana de telhudo), acrescentando-lhes comodidade. Algumas casas foram vendidas, outras servem para turismo rural… Ficam aqui 3 fotos do local.

Outra das actividades que agora me dedico em S. Paio é o de andar por caminhos e trilhos existentes. Ou seja, em vez de andar sempre de rabo sentado no carro/mota, quando estou com vagar vou, por exemplo, ao Cruzeiro mas pela Abelheira. Às vezes desço ao Lagar, no outro dia tentei ir aos lavadouros públicos. Está com um pouco de pó fino mas passa-se… nem que se tenha de passar por água as pernas que ficaram um pouco “acastanhadas”. Também tenho passado para o Povo pelo lado do Cágado; venho sair pelo lado do Santo António… Estas caminhadas devem dar origem a um rubrica tipo “Por trilhos e caminhos de S. Paio…”. Enfim, coisas de alguém que tenta aproveitar o que a natureza proporciona e explorar o potencial de São Paio.

De resto, um fim-de-semana tranquilo… Amanhã, teremos o Festitradições que vai proporcionar um fim de tarde e noite diferente no arraial da Ermidas.

Ficai bem… !
Beijos e abraços,
JC

2 comentários:

Anónimo disse...

...se todos os que partiram do interior,das aldeias de portugal, se deixassem de querer ser meninos das grandes cidades e nunca esquecessem estes sítios aos quais estão ligados, quer queiram ou não queiram, podes ter certeza que mais aldeias estariam como esta que visitaste.
Claro que nem era preciso ser um grupo económico a recuperá-la. Um abraço

Alexandre disse...

Grande Jorge!

Belo exemplo este que mostras de Póvoa Dão, não conhecia.

Caminhadas pelos nos trilhos e caminhos, há sítios muito bonitos, pena é que muita gente não tem noção da beleza que existe, pois têm-na frente aos olhos todos os dias e acaba por ser vulgar...

Algumas das paísagens que tenho apreciado ultimamente são "voláteis", pois o crescimento da natureza tapa algumas vistas. Por exemplo no marco que está na ponta do viso da Estrela d'alva teve uma boa vista sobre São Paio há dois ou três anos atrás, agora os eucaliptos já não deixam.

Outros casos, foi recentemente cortada uma mata a caminho do barreiro. Lá no meio, junto a uma estrada que passa a meia encosta ha um grande penedo, do cimo do qual há uma vista lindíssima, sobre a Sra. da Ribeira, minas de Ázere e mais... Vistas sobre o vale que vem do Lagar para a Ponte, da Baralhada para a Sra da Ribeira.

E se sairmos da freguesia, mas sem sair da região, torna-se imenso, para quem gosta de natureza, paísagens e fotografia. Os concelhos de Penacova e Arganil dão bem para uma semana de visitas, provar a gastronomia da região (quem diz que a chanfana é de Poiares ou de Miranda nunca provou a de São Paio!), apreciar os cheiros ao fim da tarde...

Já me passou pela cabeça apostar em turismo rural, ideias nem faltam, mas os fundos, como publicitar...

Quanto ao Festitradições, tenho muita pena mas hoje começa a minha semana de trabalho, só volto Segunda para o fim de semana... Mas estou certo que haverá uma reportágem para não perder a totalidade da festa!

Abraço!