quinta-feira, 29 de julho de 2010

Incêndios....

Meus amigos,

se a época do ano é de alegria por um lado com a chegada de familiares emigrados, as festas religiosas, com o Verão, também pode ser uma das alturas mais tristes e revoltantes do ano. O tempo está quente e com ele aparecem também os fogos florestais.

O dia de ontem foi trabalhoso para os Bombeiros e populações em geral, com um incêndio que começou na Livraria do Mondego (Entre Penedos) e consumiu o que podia pela serra acima, Friúmes, Miro, Laborins, etc. O IP3 chegou a estar cortado à circulação automóvel durante a tarde, entre o nó de Penacova e Mortágua (se não estou em erro...).

Ontem ao início da noite a situação ainda era grave! Tinha o nosso repórter de campo no terreno e havia duas frentes com força, uma de Friúmes e outra para o fundo do valeiro do Vale da Vinha. São locais de difícil acesso e de noite não há meios aéreos a apoiar. Ainda hoje de manhã vi nas notícias que um lar de idosos em Miro teve de ser evacuado por precaução. Algumas casas agricolas arderam, e pelas notícias houve uma casa de habitação com alguns danos.



Pelo que vejo nas notícias desta manhã, no Económico, a situação foi controlada já de madrugada, mas hoje espera-se outro dia de calor e todos sabemos os perigos de um reacendimento.

A página do Facebbok do Penacova Actual, ontem durante a tarde quase que publicava fotos em tempo real do incêndio quando este consumia a Serra da Atalhada, e também ao início da noite o Luis Mendes, de Quintela publicava na sua página uma foto precisamente do que se via de Quintela para o lado de Friúmes.

São algumas dessas fotos com que vos deixo!

Um abraço, um muito obrigado aos Bombeiros e Deus nos ajude,
JC


1 comentário:

cbsousa disse...

Uma pequena nota apenas a acrescentar.
A recém formada delegação de Laborins da Cruz Vermelha Portuguesa esteve a dar apoio aos bombeiros e contou com reforço de 8 viaturas da delegação de Pereira. Ficando responsável pela reserva de evacuação ao dispor do CODU (INEM).