segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Uma viagem a França e não só….

Quatro amigos foram a França, à terra do champanhe e na companhia do amigo José Carlos Sousa Cordeiro, visitaram umas caves dessa delícia que não tem comparação com mais nada no mundo, mais precisamente as Caves Mercier que se dá pelo nome de champanhe francês.

Aqui vos deixamos umas fotos que impressionam, pela extensão de túneis existentes e uma pipa toda construída em Carvalho Francês que leva oitenta mil litros de champanhe e que foi transportada de Paris para Épernay por 12 juntas de bois, demorando muito tempo a fazer o trajecto. Nunca pensei ver coisa tão grandiosa e no fim aconteceu o melhor, porque nos deram o melhor que foi provar aquele delicioso néctar, às dez e meia da manhã. Para constar, digo-vos que era deliciosa!

Esta região de França vive exclusivamente desta bebida tão apreciada no mundo inteiro e o governo francês, tem um controlo quase que absoluto de tudo o que ali se produz, promovendo assim a igualdade entre todos os produtores e determina as quantidades que cada um pode e deve produzir, mantendo os preços de mercado e analisando a qualidade, para que no mercado só entre produto que seja natural e verdadeiro garantindo assim que não se faça o que se faz em Portugal, não salvaguardando o nosso vinho do porto que é único no mundo mas que começa inclusive a ser produzido nos Estados Unidos.

Esta defesa, mantém o champanhe como um ponto de referência da França em termos de exportações. Com muita pena digo isto, o nosso atraso em relação à Europa ainda é tão grande que julgo irrecuperável.

Os aventureiros foram António Catela, Zé Guerra, Arnaldo Duarte e o irmão Zé Duarte.






* texto e fotos enviados por Catela

7 comentários:

Anónimo disse...

"de Paris para Ipernay "

Meus amigos, lamento informar que se escreve Épernay.

Afinal de contas, é o sítio onde nasci!

Um abraço
Alexandre Madeira

kordeiro disse...

ok... obrigado!

está o erro corrigido! Nasceste em Épernay?? isso explica muita coisa....

:-)

um abraço,

Anónimo disse...

Eu tb ja la estive nessas caves..
Ricardo Pinto

Anónimo disse...

Poderá explicar... Mas não sei qual é o sotaque que se nota mais, se o françês ou o do norte! Mas o coração é de São Paio e mais nada!

Alexandre Madeira (Em directo do Braga)

kordeiro disse...

eu estava mesmo a falar do gosto pela bebida!!!!!

:-)))))))))))))))))

Anónimo disse...

Ahhhhhhhh! Isso? Concordo...

A água da mina é boa sim...

(Eu nunca fui condecorado na festa, acho que o meu pai me deserdava, e olha que perder a batoneira....)

LOL!

Um abraço a todos,

Alexandre Madeira

Anónimo disse...

Só para completar, este ano estou a morar na rua da alegria! (Porto city)