quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Os gaiteiros...

Caros amigos,

agora que a festa acabou, quero vos falar de homens que continuam a andar de festa em festa, ganhando alguns tostões.

Nós chamamos-lhes gaiteiros e começam de manhã, a fazer ouvir a gaita de foles que é originária da Escócia e nem percebo muito bem, como este instrumento aqui se enraizou, a caixa e o bombo, que com as suas batidas fortes, acordam alguns mais atrasados no sono e alertam outros, dizendo-lhes que está a chegar alguém da comissão, para pedir uma oferta que irá ser levada no tractor para ser leiloada, no recinto da festa.

Deixo-vos uma foto do que continua a ser tradição na nossa terra e peço-vos que não a deixeis acabar para nosso orgulho. Claro que no fim do dia, de tanto atestarem os depósitos, já não tocam quase nada quando chegam às Ermidas, mas seja como for, fazem parte integrante da festa, por isso aqui deixamos este texto no blog para que sirva de homenagem.

Viva os gaiteiros!
-
* texto e foto enviados por Catela

3 comentários:

Anónimo disse...

Catela, se me permitir, mesmo sem ser perito em gaitas de foles, e do pouco que me lembro das aulas de organologia, a gaita de foles (nome popular dado em portugal) não é originária da Escócia. Apareceu como tantos instrumentos musicais com o Homem e desenvolveram-se até hoje. Assim foi com a gaita de foles, o violino,as flautas, etc... havendo ligeiras variantes em cada zona geográfica.

O facto de se associar a gaita de foles a Escócia deve-se a que na música tradicional escocesa usa-se e abusa da gaita de foles, assim como nós usamos e abusamos da guitarra portuguêsa no fado.

Já agora, sabia que a nossa guitarra portuguesa (quer de coimbra como de lisboa) foi introduzida em portugal pelo ingleses e que é uma evolução de um modelo mediaval?

Desculpem, não tem muito a ver com São Paio, mas... lol!

Um abraço,

Alexandre Madeira

Anónimo disse...

Apesar dos teus esclarecimentos continuo a pensar que a gaita de foles tem tanto a ver com a Escócia como a guitarra tem a ver com portugal, de qualquer maneira peço desculpa da minha ignorância!
Quanto ao não ter a ver com S.Paio, não é bem assim, porque a cultura tem a ver com tudo.Seria até muito bom que todos os que têm conhecimento profundo de algumas coisas aqui as colocassem, porque só seria bom para todos nós.um abraço e aparece sempre.

Zé Duarte disse...

GAITA DE FOLES
Tem a ver com a nossa Aldeia sim!!!
Existe pelo menus um executante que se saiva toca arranjus seus mais menus Musicas,mas esta em franca melhoria

= MUSICOARTISTASERGIODUARTE =