terça-feira, 11 de setembro de 2007

11 de Setembro...

Meus amigos,

estou de regresso depois de uma semana de férias (merecidas!). Estive em São Paio no fim-de-semana mas pouca gente vi pois estive num casamento de família e quando assim é, pouco mais há a fazer se não conversar, comer e beber.... gosto dos casamentos na aldeia! E tenho saudades dos casamentos em que a boda era realizada em casa, mesa corrida, bancos a fazer de tripé para assentar uma tábua forrada com uma colcha. O último que fui deste género foi o do Zézito Coelho. Gostava desses casamentos. Acho que são mais confratenizadores... mais "quentes"... Claro que tudo tem um tempo, novas tradições, novas "modas"... Mas gostava de um casamento à moda antiga! Pronto... tenho dito! Podem chamar-me de saloio, velho, bimbo... E contra mim falo pois o meu também já foi com a mesinha redonda, aquela ginástica nos dias antecedentes a formar as mesas, quem se pode sentar ao pé de quem, quem é que temos de manter o mais afastado de quem, etc...

Mas não foi para vos falar de casamentos que hoje vos escrevo. É para vos falar do dia 11 de Setembro. Dia gravado na memória de todos, pelo menos desde 2001 por causa dos ataques ás torres gémeas. Como um orgão da comunicação social disse: "Seis anos depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001, 81 por cento dos norte-americanos declaram ter sido o acontecimento histórico mais importante nas suas vidas, de acordo com uma sondagem hoje divulgada, noticía a Lusa."

O que é que isto tem em comum com São Paio? Nada! Não temos torres gémeas, não temos um inimigo chamado Bin Laden, esperemos nunca ter um avião espetado contra nenhuma casa, não temos um Bush.....

Mas é um dia que de alguma forma deu origem a uma pessoa que tem tido influência na vida da nossa aldeia! Há 46 anos nascia em África uma criança do sexo masculino a quem chamaram de António. Descobriu São Paio (mais precisamente, as miúdas!) na altura dos «barragistas», assim como outros que por aí ficaram. Mais tarde dedicou-se de alma e coração a esta aldeia, por eleição do povo assume o lugar de Presidente da Junta. Claro que são lugares que trazem muitas relações amor-ódio, mas não estamos aqui para falar disso....

Já todos sabem com esta descrição que estou a falar do António Catela, que hoje vira mais uma página no calendário anual de aniversário. É a ele que o blog dedica este pequeno texto e termina com um MUITOS PARABÉNS!!!

um forte abraço,
JC

8 comentários:

Anónimo disse...

Junto-me ao Jorge para desejar um óptimo dia ao Catela. Parabéns e muita saúde que é o essencial nesta vida.
A. Costa

Minda Ramos disse...

Catela, votos de um excelente dia!
Parabéns.
1 Beijo
Minda

Anónimo disse...

Catela
Parabéns e muita saúde.
Um grande abraço.
Carlos Duarte

Anónimo disse...

Viva a vida com muita alegria no coração, fazendo o que gosta e realizando os seus sonhos. Parabéns, muita paz, saúde, e tudo de bom que a vida possa lhe dar. Bj.

Anónimo disse...

PARABÉNS! Desejo-lhe que neste dia tenha momentos de alegria e boa disposição... e que tudo acabe com uma grande celebração! Beijos

Anónimo disse...

Obrigado a todos os que utilizaram esta forma, por intermédio do Blog para me darem os parabéns. De certeza que não mereço tanto mas sinto que tenho em voçês "grandes amigos" que nunca esquecerei e podem crer que vos tenho no coração, num cantinho,porque não posso ocupar muito espaço porque o tamanho tem reduzido e não há muito espaço.Abraços e beijos a todos e o meu muito obrigado.

PS. Não se esqueçam que o tempo já está a contar para outro, desde que se lá chegue.

Anónimo disse...

Olá mano.Em primeiro lugar quero pedir desculpa por não ter ligado no teu dia de aniversário, espero que me perdoes. Foi com grande alegria e satisfação que acedi a este blog, onde tem muitas noticias sobre a localidade que à muitos anos és Presidente e adorei sobretudo as partes em que me pude contemplar com bontitas e sinceras palavras escritas por ti, é uma das formas de me sentir mais perto, mesmo estando longe. Vou continuar a visitar e a fazer comentários. A todos os que decidiram criar este blog, um muito obrigado. Que sirva de exemplo para muita gente. Beijinhos para ti mano Catela. Até um dia destes. Continua a escrever, eu continuarei a ler.

Zé Duarte disse...

Muitos e muitos anos de vida com Alegria é o meu desejo!