sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sabem o que é isto?


Meus amigos,

A resposta que muitos devem estar a pensar é: “deve ser parvo??! É uma pinha!”. Pois, mas hoje não é só uma pinha como é uma espécie em extinção!

É isso mesmo, uma espécie em extinção! E porquê? Várias razões mas principalmente há duas que têm grande peso: cada vez se plantam menos matas de pinheiros e as existentes, o nemátodo está a dar cabo delas.

A primeira razão é uma velha questão pois estas árvores médias, alcançando entre 20 a 35 metro, demoram cerca de 20 a 25 anos a atingirem o estado de adultas. Comparado com o eucalipto, que hoje em dia demora uns 6-8 anos a estar pronto para o corte, a diferença é abismal…

Antigamente, o pinheiro era uma árvore amiga do povo… Hoje parece que caiu no esquecimento de muitos. Eu explico o que quero dizer (esta semana estou com uma veia didáctica!!).

Eu ainda me lembro dos resineiros! Esta era uma ocupação que complementava a agricultura de subsistência. Por aqui e por ali, nos nossos pinhais, lá andavam os resineiros, de lata ás costas, o ferro e a espátula na mão. Era muito comum ver pinhais com os “cacos” a apanhar a resina que escorria dos pinheiros. As verbas conseguidas não eram altas, mas representavam um importante acrescento ao orçamento familiar.  Ahhhhhh.. e outra coisa: com o palmilhar dos resineiros, o mato não crescia como cresceu nos últimos anos!


A madeira de pinho também era preciosa para ir à serração fazer umas tábuas e barrotes, fossem eles para estruturas de telhados, para um barracão ou para montar uns andaimes. Lá aparecia um ou outro seco que era aproveitado para lenha. As pinhas, eram e são óptimas acendalhas.

Tudo isto pode acabar num futuro muito próximo pois as plantações, como disse cada vez são mais raras e as existentes estão a ser dominadas pelo nemátodo. Grandes manchas de pinheiros secos são visíveis na nossa zona…

E pronto, vem aí um fim-de-semana! E já falei dos resineiros!
A ideia deste post, foi do Zé!
A foto do resineiro foi tirada deste site 

Um abraço,
JC

Sem comentários: