quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dia da Espiga – dia 17 de Maio

Meus amigos,

Mais uma vez voltamos a falar do dia 17 de Maio. Como devem ter entendido pelo texto de ontem do Catela, faz hoje 5 anos que a ideia de fazer um blog surgiu! 

E este ano calha exactamente no mesmo dia de celebração do dia de Espiga, tal como há 5 anos (uma vez que é uma celebração móvel). 

A história desse dia já foi muita vez escrita aqui, esmiuçada ao pormenor. O que conta e fica na história será sempre um final de tarde de convívio com amigos… Gente sã! Como agora se diz uns verdadeiros tugas, daqueles que saem de casa para ir merendar com os vizinhos e partilham o pastel de bacalhau, o presunto e tinto. São esses tugas que eu adoro. Eu sou super-tuga! Adoro o tuga! Aquele tuga que come a febra em cima do pão, a filhós com o mel a escorrer pela mão, o copo de tinto na outra, aquele tuga que vai ao baile de aldeia, ouve Micaela e Romana. E a sardinha? Sardinha tem de pingar no pão! O tuga que ainda se preocupa com o vizinho sem estar à espera que o vizinho lhe dê algo em troca. E quando menos esperar encontra um saquito pendurado na porta com uma dúzia de ovos, uma alface ou uma broa. Foi com esta gente com a qual eu cresci, evolui e amadureci…! 

A vida é uma partilha, em tudo! O que queremos retirar dela, a cada um compete fazer as suas opções… E o que é que surgiu desse convívio de final de dia / noite? Eu tinha duas opções: a mais fácil e depois da conversa sobre fazer um blog / site era a do “não te mexas, está lá quietinho!!”. A outra, pela qual optei foi a de seguir o meu coração! E deu nisto… 

Estamos com 5 anos, fizemos ao longo deste tempo 540 publicações, se no primeiro ano tivemos cerca de 9000 visitas, em 5 anos esse número teve o aumento de um “0”, felizmente à direita. O estado de satisfação é permanente, e nunca me arrependi… nem mesmo com a crise! 

Ouvi algumas vezes, talvez das frases mais típicas dos tugas que foi “depois não digas que eu não te avisei” e se calhar muitos estão à espera do dia que me possam dizer: “eu já sabia que isto não ia dar em nada”. Vão ter de esperar mais um pouco… 

A parte mais difícil deste texto são os agradecimentos. Há pessoas a quem agradeço do fundo do coração, também por toda a disponibilidade que sempre tiveram e paciência para me aturar. Todas as outras que estão sempre disponíveis, todos os que acompanham o blog, o meu muito, muito obrigado! É para vocês que eu continuo deste lado! 

Logo haverá merenda nas Ermidas… Eu infelizmente não poderei estar presente mas estarei com entusiasmo em pensamento. É sempre mais um dia feliz para mim! 

A foto é só um dos postais maravilhosos que S. Paio oferece.. bem captada pelo Zé!

Um grande abraço e vamos lá a mais um aninho!
JC

2 comentários:

Daniela Guerra disse...

Tragam comida e o raminho da espiga!
...E se não me engano a foto foi tirada a frente da minha casa(certo?!)... Tenho uma vista espectacular! :D


Mais uma coisinha que não tem nada a ver com isto: O Catela já me disse que já enviou a carta com as assinaturas para a PT. Assim que tiver mais noticias sobre o assunto eu digo algo aqui no blog.

Diana Duarte disse...

outro fenómeno dos céus de são paio :
http://dianasilvaduarte.blogspot.pt/2012/05/o-ceu-e-o-inferno.html