quarta-feira, 16 de maio de 2012

JOGOS TRADICIONAIS - FotoReportagem


Os jogos tradicionais do Rancho Folclórico de S. Pedro de Alva que se realizaram no passado domingo, nas Ermidas, começaram por volta das 15.30 horas e decorreram de uma forma bem organizada e que nos fizeram voltar um pouco atrás no tempo. 

Desde um peddy-papper que decorreu em duas fases e que fez as equipas andarem um pouco também pela aldeia de S. Paio de Mondego, até ao arrebentar de balões onde alguns exerceram uma violência tal que só faltou partirem a corda que os segurava e pelo meio, o jogo da corda, o jogo do fito, a sueca…tudo foi excelente.

A harmonia e convívio existiam na alegria dos olhos de todos os concorrentes e assim dessa forma calorosa foi passando a tarde. Um bacalhau esteve pendurado e num jogo de medidas em altura, acabou por ganhar o cão Billy que começa a ter muita sorte nestas andanças. O bacalhau acabou por ser oferecido e mais tarde leiloado tendo a Graça Fernandes adquirido e voltado a oferecer, até que apareceu o Sr. Albino Pais que o adquiriu e levou para casa, depois de comer um caldo verde.

No final, um lanche partilhado em que os assadores Carlos Duarte e Zé Madeira estiveram à altura. Quando me vim embora, ainda por lá estava muita gente e por certo continuaram a diversão por mais umas boas horas.

De notar, a falta de adesão do povo a estas manifestações de cariz popular, ou por não terem entendido a mensagem do cartaz ou por mais uma vez se colocarem de fora das circunstâncias.

Eu gostei e foi muito bom. Houve uma altura em que a barriga começou a dar horas e um lanchinho mais cedo tinha feito bem, mas é assim a vida. Quero deixar os parabéns à organização, que no fim acabou por entregar umas lembranças a todos os participantes, ao Tónio do Beco sempre pronto com o sistema de som para abrilhantar as festas.

Ficou uma ideia de tudo isto…é preciso não deixar morrer estas tradições e é muito bom que elas sejam lembradas, por quem a elas está ligado de forma tão forte, como é o caso do Rancho de S. Pedro de Alva.

Para a próxima quinta-feira (amanhã dia 17 de Maio), teremos o Dia das Merendas que também tem a ver com o nascimento virtual deste Blog, onde iremos partilhar os lanches como se fazia antigamente, no Parque de Merendas das Ermidas.

É preciso continuar e não deixar morrer o que ainda continua a ser a alma de um povo. 
_______

por António Catela.

Da minha parte (Jorge), obrigado pela contribuição! Há cerca de 100 fotos deste dia na página do FaceBook do Rancho. Foi de lá que eu retirei estas...

Voltarei amanhã! É obrigatório!
JC

Sem comentários: