segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Fim-de-semana em S. Paio...

Meus amigos,

Hoje venho ao blog falar de um tema, que embora já não seja novo para quem habita em S. Paio, para mim começa a ser um pouco repetitivo…

Ora, como alguns de vocês saberão, eu este fim-de-semana estive em S. Paio. Passou um pouco despercebido, mas tal como é do meu feitio, sou um tipo discreto… nem ao magusto fui! Imperdoável!!!

Sexta-feira saí de Lisboa já um pouco tarde mas como também ninguém ia a correr atrás de mim, resolvi ir pela antiga EN1. Cheguei a S. Paio por volta das 00:15 já de sábado. Chovia umas pingas mas nada de especial… a noite não estava muito fria. Arrumar carro, abrir o contador da água e recolher-me em casa. Um golpe de sorte: nem há 5 minutos estava em casa e começa uma ventania e a chover a potes! Preparo-me para ir deitar e como tal, frases que ainda retenho da minha infância, chichi e cama! O autocolismo descarregou mas não encheu… hum, estranho…!? Abro a torneira e nada! Ele há coisas: lá fora chovia a potes e as torneiras secas! Pensei que talvez tivesse fechado o contador em vez de abrir, mas quase jurava que o tinha rodado para a esquerda… fui dormir!

De manhã levanto-me, e queria tomar banho… digo bem, queria! Mas, depois de confirmar que o contador estava aberto, as torneiras continuavam secas! Lavei-me com Água de Penacova. Tenho furo mas dava muito trabalho! Água de Penacova: para todas as ocasiões!

Esta conversa toda para quê? Para mais uma vez, e nos últimos tempos já é a 2ª vez que chego a S. Paio e não há água, vos dizer que a conduta principal que abastece a povoação rebentou! Desta vez foi logo a seguir à curva quando se passa ao ramal da Estrela d’Alva em direcção à Cruz do Soito.

Passei lá eram umas 10 horas e andava o pessoal da Câmara a remendar o tubo. Abre buraco, remenda e tapa buraco. Lá fica agora por uns tempos mais uma curva com terra e gravilha com fartura. Por isso, algum cuidado é necessário.

Quanto à conduta, será que um dia destes haverá verba para uma conduta nova que vá fazer ligação com a que já foi substituída? Não sei…

Eu ainda sou do tempo em que a estrada para o Val-das-Casas não era alcatroada. A conduta que levava a água desde da povoação até lá pouco mais era do que uma mangueira de rega (tanto em diâmetro como em resistência). Então era muito frequente ver na estrada de terra batida aparecer mais uma poça de água. Lá se remendava mais um furo. Parece que esses tempos não são tão longínquos assim….

Um abraço!
JC

4 comentários:

Catela disse...

Caro amigo:
Vi agora o post da tua vinda a S.Paio de Mondego e desta vez nem te vi a ti.
Como vieste a saber, desde quinta-feira que me encontro doente e realmente dei pela falta de água na sexta à noite e só voltou no sábado já bastante tarde,
Queria pedir-te desculpa enquanto consumidor por não teres acesso a um bem que se deve fazer por não deixar faltar a ninguém.
O que te posso dizer é que a conduta anda a pouco e pouco a ser removida, para ser colocada outra nova no seu lugar com mais caudal e sem causar grandes transtornos à população.
Quanto à Junta de Freguesia está completamente livre de responsabilidades quanto ao assunto.
Por outro lado, surpreende-me que o pessoal da Câmara Municipal não tenha procedido à reparação da ruptura ainda no mesmo dia à noite.Porém vou procurar saber o que aconteceu e depois te direi.
Apesar de tudo espero que tenhas tido um fim de semana de descanso, claro está sem o "Beirão" em casa do Catela mas, com outras alegrias que esta terra sempre te dá. Apesar de tudo espero que não tenhas ido embora de mãos a abanar e pelo menos deves ter aproveitado para namorar o que também é muito bom para fazer com o tempo que esteve. Um abraço do Catela

kordeiro disse...

Caríssimo!

Vou responder por partes: o não me veres, tal como te disse sou uma pessoa discreta! Mas ambos sabemos a razão!
Desculpas por não haver água? Eu tinha água… mas realmente não me estava a apetecer ir tirar ao furo e aquecer, que aquilo vem fresquinha lá das profundezas…
Não sabia que a conduta andava a ser removida e substituída aos poucos. Pensei que tivesse havido uma primeira fase até quase á porta da minha avó nas Ermidas e agora se aguardasse por tempo (€€€) para o resto. Quem me manda a mim tirar conclusões precipitadas!

O fim de semana, foi produtivo! Fui conhecer a fonte das Ermidas, fui aos míscaros à Gandara, fui à ribeira da Bogueira ver o nível da água, passei ao Pereiro, jantei uma espetada de choco e gambas e uma animada conversa com o nosso “rookie” Coimbra! Isto tudo devidamente acompanhado da máquina e do nosso repórter de campo!

Domingo, eu e Maria dedicamo-nos à casa. Limpar e arrumar pois os pais andam sempre a correr….

GRANDES FALHAS DO FIM-DE-SEMANA: o beirão na tua casa e não ter ficado para o magusto, mas ás 20H de domingo tinha de estar em Lisboa.

Põe-te fino que temos compromissos a cumprir!
Abraço,
JC

Anónimo disse...

Bem, quando regressamos à nossa linda terra e nos deparamos com este tipo de situaçoes, realmente nao nos sentimos la mto bem de verdade...Realmente vemos nestas alturas o valor que tem a agua, esse bem essencial que desprezamos e gastamos como se fosse inesgotavel!
Agora foi uma conduta, e qdo nao for? Saberemos viver sem agua??Impossivel!!!!
Abraços Pedro R.

P. Orlando Henriques disse...

Gostei, sobretudo, da frase:
«Lavei-me com Água de Penacova. [...] Água de Penacova: para todas as ocasiões!»
LOL!

Dava um bom slogan publicitário para as Caldas de Penacova. Porque é que não lhes contas esta tua peripécia? Talvez façam um anúncio e ainda ganhas uma comissão...

Pois eu cá conheço um Padre que se lava SÓ com água do Luso! Viva o luxo!

Claro, falta-me dizer que é o pároco do Luso... LOL!

Mas um banho com água de Penacova também não deve ser mau...

Enfim, as torturas das rupturas têm destas coisas.

Abraços.