terça-feira, 24 de novembro de 2009

Na cauda da Europa….

Meus amigos,

É uma expressão muito usada, ouve-se em qualquer telejornal e lá está a noticia que estamos na cauda da Europa… quanto mais não seja pela nossa posição geográfica!

Mas o que nos coloca por vezes nesta posição? É precisamente ter comportamentos e acções que envergonham qualquer ser humano.

Ao longo destes anos que faço o blog (com a vossa ajuda, claro está…) muitas são as vezes que se mostram acontecimentos que nos fazem encher de orgulho. Embora pequenos, fazemos “acontecer”! Há um velho ditado que diz: “No melhor pano, caí a nódoa!”…

E é aí que entra o assunto de hoje! Na última vez que fui a S. Paio, passei pela Gandara. Registei algo que não me agradou. Passados poucos dias recebo umas fotos e texto do Alexandre sobre o mesmo assunto! Então vamos a isto… Eu gostava de entender o que passa na cabeça das pessoas para espalhar lixo doméstico pelas matas!!! Eu já nem estou a falar de locais perto da barragem onde há sempre alguém que deixa uma garrafa de cerveja ou latas de conservas! Estou a falar de pinhais / eucaliptais na Gandara onde são lançados lixos domésticos! Expliquem-me que eu sinceramente não entendo!!!
.
Eu, do Val-das-Casas levo o meu lixo até um dos caixotes de lixo domésticos existentes na povoação e o reciclado para os ecopontos existentes ao pé da rotunda! O que leva uma pessoa da povoação a ir carregada com o lixo, não o deixar num caixote e ir espalhar pelas matas! Que as matas não estão limpas, nós sabemos, mas limpas do mato que cresce… não de lixo doméstico!!!! Haverá algum orgulho em acções destas? Sinceramente não entendo…. Já não basta o pessoal que passa na estrada da Ribeira e larga lá o entulho e outro tipo de lixos como carcaças de electrodomésticos, temos agora lixo doméstico em matas!!!????

Parte do texto que o Alexandre enviou:

“Hoje fui passear os cães até a Gandara e levei um cesto, não fosse aparecer um míscaro inocente e solitário, e não o pudesse trazer na minha companhia, (…). Outro acto de perfeito desrespeito pela Natureza, foi este monte de lixo que encontrei a beira da estrada, no fundo da Gandara, já quase a chegar a Bralhada... Deplorável...”

É este o futuro que queremos deixar para os nossos sucessores?

Sinceramente não entendo…

Um abraço,
JC

4 comentários:

Claudia disse...

Eu tambem nao entendo!!!
Realmente, quem é que se dá ao trabalho de carregar lixo pa um lado (errado), ao inves de ir pro outro (lado certo)!?
Sera que o "custo", nao é o mesmo???!!!


A proposito....estes 'humanos' têm crias??????!

Anónimo disse...

Deve ser para envenenarem os poucos míscaros que vão aparecer.
Tenham atençao a todos os míscaros que apanharem ao pé de latas velhas e não só!
Cuidado, por mais conhecedores que sejam de míscaros.

Vítor Ramalho disse...

Na corrupção estamos na frente.

Anónimo disse...

isso sao papeis do pinaço, tem de se limpar!! mas para por dentro do carro fica a deitar cheiro!!!