terça-feira, 3 de novembro de 2009

Vamos aos tortulhos!!!

Meus amigos,

Com o Outono instalado, depois das primeiras chuvas mas com algum calor, eis que aparecem os primeiros tortulhos!!

Este ano parece que a abundância é a palavra de ordem. Embora algumas espécies sejam comestíveis e sempre um petisco apreciado, quer seja em cima das brasas com sal ou dentro de uma panela com arroz, também existem muitas que são impróprias para consumo na alimentação.

Sobre este assunto não sou a pessoa indicada para escrever pois não os sei distinguir, nem sei se algum que apresento aqui será bom para comer… Também não faço intenção de os experimentar.. posso voltar a não repetir a prova!!!!

Normalmente aparecem em zonas de pinhal e por vezes, junto aos troncos das árvores já mortas e com o tronco apodrecido, desenvolvem-se autênticos gigantes deste mundo vegetal.

O nosso repórter de campo, Zé Alberto, encontrou alguns dignos de registo fotográfico para os lados da Gandara, junto ao Monte Milho. O telemóvel poisado dentro deste cogumelo dá para terem uma ideia mais concreta do tamanho do mesmo.

Um abraço, volto com a rubrica “tradições populares”!
JC







5 comentários:

C.Duarte disse...

Foi o meu jantar!
Tortulhos fritos com cebola e duas malaguetas, acompanhado com um bom tinto da região(Quinta do Carril).

Um abraço,
C.Duarte

kordeiro disse...

este pessoal que vem aqui ao blog só fazer inveja devia ser multado!! No minimo fazer igual iguaria completa!! completa significa com o vinho!

:-))))

Maria Martins disse...

Os tortulhos aí por S. Paio dá impressão que foram plantados, vocês com tanta coisa boa, até cresce agua na boca . E faz mais saudades da nossa terra ,a vida é um engano quando se fazem planos e saem errados como os meus! Força saúde . Cumprimentos Aurora

Anónimo disse...

é pah, nao é justo realmente vir para aqui o C.Duarte fazer-nos água na boca...Ao meNos se ele ainda convidasse pessoal...ms nao, tudo pra ele...eheheheh
abraço,
Pedro R.

Anónimo disse...

Este Ze Alberto realmente è um bom reporter de campo...reparem que nao se esqueceu do pormenor do telemovel para vermos mais ou menos a relaçao de tamanho que tinham aqueles tortulhos!! Bem visto!!
um abraço
Pedro R.