quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Rainha dos tortulhos 2009

Meus amigos,

Controlar um blog à distância tem destas coisas e por vezes as notícias chegam com pouca diferença de horas das publicações sobre o mesmo assunto.

Olha, se o Zé Alberto é um explorador nato de fenómenos ao melhor estilo do Entroncamento, há também quem não ligue ao tamanho, mas sim à quantidade (nada de pensamentos maldosos!!!!).

A Fátima "Gato" só numa tarde apanhou 128 bonitos exemplares, alguns colhidos perto de casa. Espécie tão apreciada e também tão procurada, mas que ainda vai nascendo e crescendo em abundância neste Outono apesar de estar em vias de extinção.

Podemos talvez considerar S. Paio como "Capital do Tortulho e do Miscaro". Será que dá para chamar os senhores do "Guinness World Records"?

Nesta época do ano assistimos a verdadeiras romarias de pessoas que se deslocam de localidades e até concelhos vizinhos para colherem esta "riqueza" natural que a natureza nos dá.

Fica assim por imagens o registo da recolha destes cogumelos selvagens.

Tenho a vos dizer que depois de arranjados e preparados se tornaram num autêntico petisco para quem teve o privilégio de os provar.
.
Mais uma vez, chamo a vossa atenção para o MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DA COLHEITA DE COGUMELOS SILVESTRES! Temos de preservar hoje para colher num amanhã!!! Literalmente!!!

Um abraço,
JC
-
*texto adaptado da versão original de C. Duarte.

8 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui estão umas belas fotos do que não se deve fazer aos tortulhos!
Esta espécie de cogumelo nunca deve ser arrancada, mas sim cortado o pé, para garantir a manutenção da parte vegetativa (micélio), capaz de produzir outros cogumelos no mesmo local e no mesmo ano.
Também, nunca se deve colher exemplares demasiado jovens (vulgarmente chamados de "tortulhos fechados") que ainda não completaram o desenvolvimento, por forma a garantir um período para a dispersão dos esporos, que se encontram na parte inferior do chapéu (píleo).
São estes esporos que vão germinar e fundir-se com o micélio para produzir um novo cogumelo.
Por último, e porque ninguém liga nada a isto, fica uma dica mais fácil e muito útil:
- Em vez de colocarem no lixo os resíduos resultantes da preparação para o petisco, devolvam-nos ao local onde colheram os tortulhos e vejam o resultado no ano seguinte.
AC

só mais um anónimo disse...

o pessoal não lê o manual....! Está mal!

mas se alguma atenção for dada a estas palavras, no próximo ano, os tortulhos poderão ser muito mais... pequenas dicas mas de grande valor!

o pessoal não nasce ensinado mas nasceram em anos de grande abundância e bondade deste tipo de dávida da natureza. Cuidados que outrora não eram nescessários, são hoje imprescindíveis para a preservação, equilibrio e bem estar do meio envolvente.

o conselho está dado! Muito bem, caro AC. Não o conheço mas tem todo o meu respeito. Embora que também compreendo quem apanha os cogumelos pois, como diria o nosso caro Quim Barreiros, essa referência do mundo do espectáculo, "Eu vou comer, eu vou comer me lambuzar... Porque se eu não comer, Vem outro e come em meu lugar...".

ou seja, porque não o apanho eu, se vem outro e o apanha, não é?

P. Orlando Henriques disse...

Problemas em «controlar um blog à distância»? Tens muita sorte em teres o Zé Alberto, o vosso «repórter de campo»: eu também controlo o blogue da Lomba à distância e ainda nem arranjei um repórter de campo para as reportagens fotográficas mais imediatas. Paciência…

Pois eu também acho que é altura de proclamar São Paio a Capital do Tortulho e do Míscaro. Mas despachem-se, senão às tantas têm uma guerra igual à que há entre Poiares e Miranda do Corvo, que andam às turras a ver quem é que é a Capital da Chanfana.

Não sei como é que é o tortulho nas outras terras aí à volta (Cruz do Soito, etc…), mas ponham mãos à obra porque vocês merecem o título de Capital do Tortulho (não sei se mais ou menos do que outros, mas merecem), a julgar pelo tamanho impressionante e pela igualmente impressionante quantidade. Impressionam principalmente os das fotografias no post anterior: esses também são comestíveis?

Força! São Paio a Capital! …do tortulho.

kordeiro disse...

meu amigo Orlando: CONNECTIONS!!!!

o que é preciso neste mundo é "connections"... e, felizmente, não é só o Zé Alberto... há mais pessoas que me enviam material para o blog.. eh.. eh... eh...

sim, temos de agradecer a todos eles por fazerem o blog acontecer, ou então era complicado... entendo prefeitamente a tua árdua tarefa.. mas não desistas!! umas vezes mais, umas vezes menos, mas nunca desistir....

Um abraço!

Anónimo disse...

Isso é tudo mentira, andão àpanha- -los nu pinhal e depois meteos nu jardim para penssar que eles nasceram lá. Isso é que são uns mentirosos.

AC disse...

Corrector de Português, precisa-se!

Anónimo disse...

Se tem mais de 18 anos e ainda não completou o 12º ano, dirija-se a um Centro Novas Oportunidades e estabeleça uma meta para a sua qualificação....

Anónimo disse...

É só clicar F7
Qualquer dia neste país está tudo assim.
Quero ver se já cá não estou!
Claro que sendo obrigados a andar até ao 12º ano o Português ainda vai piorar mais.