quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Recordar é viver...

Meus amigos,

Hoje venho ao blog para vos falar de algo nostálgico, pelo menos na minha cabeça: o auge do tempo das motorizadas!!!

Como a maior parte de vocês sabem, o mundo das 2 rodas fascina-me! Esta paixão começou no tempo que quase todo S. Paio andava de motorizada.

A motorizada era o meio de transporte de eleição depois de ter retirado o lugar ás bicicletas (excepto o ti’Zé Neves que ainda agora aumenta o número de veículos na sua garagem com a aquisição de mais uma Yé-Yé). O pessoal ia de motorizada para todo o lado, quer para o trabalho, quer para as suas tarefas no campo. De manhã a romaria para a Estrela d’Alva era grande, à noite as romarias para os bailes não eram menores.

A motorizada era o sonho de qualquer miúdo. A indústria nacional deste tipo de veículos estavam nos seus anos de ouro e como tal, não faltavam modelos e motores novos, se bem que havia muitos que optavam por modelos feitos-à-peça! Peça daqui, peça dali…

Eu comecei pela motorizada do meu tio António “Carteiro”, uma fantástica Z2 que ainda hoje anda e deve ter para cima de uns 200000 kms. Era fácil, 2 velocidades, uma para baixo e outra para cima… não podia falhar! Durante alguns anos “vivi” no mundo das motorizadas à custa da bondade do meu tio Mário e de algum pessoal de S. Paio que me emprestavam os respectivos veículos. Mais tarde veio a minha Casal Boss 2V… um luxo!

Mas falemos do que era este mundo na década de 80 e 90. Estamos a falar de autênticas concentrações à porta do Café Craveiro e do Café Cruzeiro, quer à hora do meio-dia como ao final de tarde. Estamos a falar do mês de Agosto chegarem a arrancar 20 motorizadas para bailes. Estamos a falar de conversas e conversas sobre pistons, rectificações, qual a melhor mistura (se a do Arnaldo ou do Relvão, não esquecendo os Morgados…), etc… discutia-se picanços, faziam-se apostas, corridas e sei lá mais o quê! Havia para todos os gostos: macal, casal, zundapp, sachs.. Montagens AFS com motores zundapp ou sachs (sempre gostei das Formula 1, a do Zé Coelho com motor sachs e o que aquilo andava, e a do Abrantes, mais tarde do Eurico com o motor zundapp 5v). O meu primo Luís Mendes, com a sua mota singular, já umas bainhas a lembrar uma chopper… fazia sempre um cavalinho a entrar no Cruzeiro. Tínhamos o Américo Ferreira que depois de uma zundapp, comprou uma Sachs Fuego de 5v! Andava nas horas!!! O Jorge Pinto e a sua Casal RZ50… O Alceu com a sachs de 4v herdada do pai! Depois havia uma serie de Casal de 2v. Era a minha, a da minha prima Isabel, o Pedro, Zé Luís, o Bandeira (que tinha selector de velocidades no punho), e sei lá mais quem… naquele tempo não havia frio, chuva o que quer que fosse… sempre a motorizada! E tantas outras… Havia os irmãos “Carolinos”, os “Baltazar”… Por isso é que era fácil fazer quase uma concentração.

Hoje, já poucas se deixam ver. Lá passa o Jacinto com a caixa atrás (o seu porta-couves), o ti’Zé Sevilho com a sua Z2 (por falar nisso, vejam do que essa motorizada é capaz!) e, não esquecer o Paulito “das Moitas”, um puro!

A minha Casal Boss está para começar um processo de restauração pois também ela foi esquecida e por isso o aspecto não é o melhor. Mas vai ficar como nova!!

Uma grande motorizada foi também a Zundapp Z3. Havia a do meu primo João Paulo, o Jaime das Ermidas tinha também uma e acho que depois mais tarde veio a do nosso repórter de campo, Zé Alberto. A Diana já há uns tempos enviou-me um vídeo da net onde se vê uns jovens, como nós também fomos um dia que se juntam em redor destas máquinas e mantêm o culto por este tipo de veículos. VEJAM AQUI!

Deixo-vos com algumas fotos que tirei em Agosto pelas ruas de S. Paio. Peço desculpa por não ter pedido autorização aos donos mas penso que não haverá mal nesta publicação.

Voltarei com… qualquer coisa! Será sobre S. Paio, certamente!

Um abraço,
JC



11 comentários:

ACosta disse...

Também a minha Zundapp está a ser recuperada, depois de mais de 20 anos afastada dos circuitos.
Abraços para todos
A. Costa

Anónimo disse...

Bem, tems as Zundapps,as Famel, as Casal...sao grandes maquinas mas para mim sem duvida, as VESPAS!!!
Embora estilos diferentes, as Vespas completam-me mais o coraçao...ehehehe
Mas uma coisa é certa, em qualquer uma delas, se disfruta de uma liberdade fantastica, é ou nao é??
Temos de fazerum encontro motard em s.paio num fim de semana...ou em agosto;) que tal?
Abraços
Pedro R.

kordeiro disse...

Pedro R. disse:
"Temos de fazer um encontro motard em s.paio num fim de semana...ou em agosto;) que tal?"

Um encontro ou um almoço!! ou passeio matinal com almoço! O almocinho é que não pode falhar!!!
mas era engraçado era passeio só de 50cc...

P. Orlando Henriques disse...

Estas motorizadas são peças históricas que devem se preservadas:

- preservadas pelos donos, que as devem estimar;

- e presrvadas dos ladrões: é muito frequente serem roubadas peças destas motorizadas antigas, porque já são raras, ao que parece.

Embora eu não conduza veículos de duas rodas (a não ser bicicleta...) acho que uma iniciativa como um encontro motard só com vespas e motorizadas antigas seria algo que só dignificaria São Paio. Por isso não percam tempo:

- São Paio a Capital do Míscaro e do Tortulho;
- São Paio a Capital das matos históricas!

kordeiro disse...

- São Paio a Capital das matos históricas!

leia-se

- São Paio a Capital das motas históricas!

:-))))

P. Orlando Henriques disse...

Sim, foi «motas» que eu quis dizer, claro.
Lol!
Desculpem.

É que a capital dos "Matos Históricos" (talvez possamos chamar isso aos matos que já não são roçados há muito tempo e já têm trabulos que metem medo...)já há muitos candidatos (inclusive as selvas amazónicas da Lomba...), por isso não vale a pena concorrer.

Alexandre disse...

Para históricas tenho cá a minha (leia-se, do meu pai) Sachs Saxonette com caixa automática de 2 e um lugar de lotação!

Anónimo disse...

Quem me dera que fize - sem isso em são paio. Era bem bom. Organizem - se

Anónimo disse...

Isso mesmo, organizam - se e combinem isso.
Falem com a assuciação de são paio para espalharem papeis para parteciparem as outras pessoas, não deixem passar isso.
Nem para muito tempo, mais rápido melhor.

Anónimo disse...

Muito bem combinem melhor e fação papeis para nos increver nos. não deixem para muito tarde.

Anónimo disse...

Não deixem fugir esta opurtunidade.
Vamos fazer um passeio.