segunda-feira, 13 de abril de 2009

Fim-de-semana de Páscoa…

A Páscoa tem outro sabor na aldeia…. sexta-feira meti-me ao caminho até S. Paio. À minha espera tinha um belo bacalhau com grão (nada de carne…) e folares quentes!!! A minha mãe já tinha os folares amassados e estavam a sair do forno… maravilha! Tradições que não se perdem…

No sábado, o ponto alto foi mais um serão do torneio de sueca que continua a decorrer na Associação. Sempre aquele momento de rever algumas pessoas, beber umas mini’s (e aqui tive a companhia do "nosso euro-emigrado” António Costa) e saborear um “pica-pau”. Algumas surpresas este ano (também não podem ser sempre os mesmos a ganhar!), o nosso Rei do Míscaro e Rei das Silvas, candidata-se agora também a ser o Rei da Sueca! Veremos para o próximo sábado, com a final do Torneio! Se dentro da Associação se estava bem, o mesmo já não se pode dizer do tempo cá fora. As noites ainda estão frias e com algum vento que se fazia sentir, a situação ficava agreste!

No domingo, com a manhã começava também a Visita Pascal / Boas Festas. Devido à localização da minha casa, sempre fui um dos primeiros a receber as pessoas que se dispõem a realizar tão antiga tradição! Um dia importante do calendário religioso, que serve também para juntar famílias. Longe vai o tempo em que o Prior visitava todas as casas. Se não estou em erro, o último que o fez foi o Padre Samelo, sempre ímpar na disponibilidade para com o próximo, na entrega à sua missão de levar Cristo a todos os lugares em todos os momentos. Lá dividiu a Visita Pascal por vários fins-de-semana e conseguiu ir a todas as casas nas várias freguesias que tinha a seu encargo.

Confesso que há uns anos valentes, chegaram a arrancar-me da cama para vir beijar a Cruz. Ainda no tempo em que se lançavam foguetes, muitas vezes, só o som destes a rebentar me fazia saltar da cama, vestir algo por cima do pijama, passar 2 gotas de água na cara e arrastar-me até à sala. Normalmente acontecia depois de mais uma noitada. Hoje já comporto-me que nem um homenzinho…

Este ano, fiquei muito contente ao ver uma jovem com a caldeirinha da água-benta na mão. Usualmente esta tarefa era atribuída aos miúdos, normalmente filhos de alguém que levava a Cruz, mas este ano tal missão estava entregue à Ti’Graça “do Elias”… Muito bem! Houve um ano, era eu miúdo que descobri que a torneira do fundo do pátio lá de casa também jorrava água-benta! Isto porque o rapaz que levava a caldeirinha, ao saltar da carrinha de caixa aberta que os transportava, tropeçou e entornou a água toda... Ora, desenrascou-se e foi direito à torneira do fundo do pátio. Nem me recordo quem era, mas já lá vão uns 20 anos!

Como de costume, interrompeu-se a Visita Pascal para a celebração da Sagrada Eucaristia, e depois desta, concluiu-se a tradição.

Fica aqui a foto de grupo!

Um abraço,
JC
-

5 comentários:

cristina duarte disse...

Parabens pelo empenho e dedicação da equipa que fez a visita pascal.

Domingo de Pascoa tambem é isto mesmo, pois além de as familias se reunirem afim de beijar a cruz de receberem a benção nos seus lares, saborear o cabrito e receber o folar dos padrinhos, é um dia muito importante marca a ressureição de Jesus.

Anónimo disse...

Respondendo ao comentario anterior:

É verdade que a visita Pascal marca a entrada do "Senhor" nos nossas casas para serem abençoadas, mas... aqui na nossa aldeia há quem não pense assim, alegam que a tradição já não é a mesma, e pensam só no dinheiro que dão para o saco, e por isso não abriram as portas das suas casas ao "Senhor".
Mas foi ao "Senhor" que as fecharam!

Mário Bicho disse...

As acções ficam com quem as pratica - Provérbio!

Andreia Catela disse...

Bem dizia a Avó Graça que ia aparecer aqui no blog... e não é que apareceu mesmo?!
Muito obrigada a todos o que fizeram mais esta visita pascal! Para o ano há mais... e também há mais "molotof"!! ;)

Catela disse...

Pois é de vez em quando lá tenho que aqui vir!Mais um ano se realizou a Visita Pascal na nossa terra, com mais ou menos casas de porta aberta. Realmente estou de acordo com o anónimo, sendo pena que utilize esta forma para se manifestar mas ainda acrescento mais, acho que nem só o dinheiro que conta mas as pessoas e isso é muito mau.
Por mera hipótese pensem que o Senhor para o ano vai ser dado a beijar na Igreja," alguém vai olhar para quem está a segurar na cruz?"
Fico triste por muitos motivos e alguns vou dar-vos a conhecer por meio deste BLOG, como por exemplo, a falta de partilha para compensar o padre e as despesas normais da Igreja, só que, ainda há quem questione as contas da Fábrica da Igreja que todos os anos são enviadas para a Diocese para serem verificadas.
Muita gente, precisava de fazer alguma coisa, pelas coisas da vida, pois só assim podiam dar valor á própria vida!
Já imaginaram o que é ter uma Páscoa diferente, andando de porta em porta, cumprindo uma missão,sem poder conviver com a familia. Experimentem caros amigos e vão ver que dão valor a todos os que todos os anos nos trazem Cristo a casa.Fala alguém com a experiência de treze anos. Um abraço do Catela.