quarta-feira, 1 de abril de 2009

Por caminhos de S. Paio...

Meus amigos,

Hoje é o 1º de Abril mas não vos venho contar nenhuma mentira.

Vamos continuar a última saga que se trouxe para o blog e nesse sentido vou falar-vos da Fonte do Ribeiro.

Sinceramente, se não fosse o meu primo Zé, não tinha conseguido dar com ela. Já de manhã tinha feito uma tentativa de a encontrar, mas só à tarde, com a ajuda do Zé e na companhia do Alex (olha que 3!!!), é que lá fui…

Tal como os lavadouros, a Fonte encontra-se um pouco abandonada… mas é engraçada! Tem umas escadas, tudo em tijolo, e ao fundo, já na “boca” da Fonte, há um espaço com um banco. É visível nas fotos!

Segundo contou o meu pai, havia uma bomba manual de tirar água (hoje está lá o buraco onde estava aplicada) e foi o meu avô Carquejo que construiu ou reconstruiu a estrutura toda da Fonte. Quase toda a povoação aqui vinha para se abastecer.

Hoje, felizmente, basta abrir a torneira mas não deverá ser razão para se abandonar este tipo de estruturas e “apagar” assim um passado que, vistas bem as coisas, não é longínquo! Fica aqui também um alerta para a Junta e/ou Associação. Inserido em actividades ou num projecto de trilhos/caminhos pedestres, deveria ser um local a preservar. Mas quem sou eu…!

Estarei de volta lá para sexta-feira, com mais alguma coisa…

Até lá, fiquem bem e continuação de uma Santa Quaresma!

Abraço,
JC

5 comentários:

Alexandre disse...

Ainda é de minha lembrança (ou seja há menos de 20 anos) ir com a minha mãe a esta fonte com um cantaro ir buscar água para beber, numa altura em que ou estariam a limpar a mina ou faltou mesmo a água no chafariz. Não me recordo da bomba de que falas, mas para recordações deverão vir aqui pessoas muito mais qualificadas do que eu para isso.

kordeiro disse...

Maria Martins enviou um e-mail:
(...) voces sao os reis dos descobrimentos . Admiro-vos bastante, como relembram bens já esquecidos .
Boa Páscoa , com muitas amêndoas e folares com queijo da serra, ou presunto , é muito bom (...)

Zé Duarte disse...

Água é vida!!
Ter olhos para estas coisas é que é ter olhos!Curvo-me perante vós!

O banco da fonte era mais para pousar os cantaros que para sentar?

Jorge também foi o Sr.António Carqueijo que desenhou a carantonha?

Esta Fonte restaurada/limpa tapada com tampa de vidro,tubo sempre a correr para o lado de baixo na zona dos lavadouros,Água analisada?

Ter Água da nascente é qualidade de vida,nós Aldeões julgo que mercemos!!

Mina limpa Água captada e entubada na fonte na tão(citada pedra)a prefundidade que está?

Fonte ou Mina?Qual a Água de melhor qualidade?

Bom fim de semana

kordeiro disse...

Caro Zé Duarte,
sobre o banco, pouco te posso dizer mas devia ter ambas as funções pois se a fonte tinha uma bomba manual, não dava para estar sentado enquanto se tirava água, mas alguém que fosse em companhia, já o poderia fazer...

Sobre a cara, foi o meu avô que fez! daqui mais uns dias já vais poder ver aqui fotos disso, pois tb tirei... e dp conto um pouco da história da cara.

Ontem, foi com grande satisfação que tive noticias (as tecnologias fazem milagres!!) de que o nosso rei do míscaro, neste momento e tendo um adversário à altura que é o meu pai, candidata-se tb ao posto do "rei das silvas" pois segundo sei os lavadouros e a fonte já estão limpas!!! espero mostrar esse trabalho para a semana! Aproveito a Páscoa e vou lá tirar umas fotos.

Quanto à ideia que colocas, é boa, muito boa, sabendo eu tb através dos serviços secretos altamente qualificados do alto concelho, que já há um projecto em cima da mesa para uma coisa semelhante.

quanto ao resto, só mesmo por analise! se ainda me lembro do tempo de comercial de um laboratório, se mandar analisar as água é coisa para rondar os 150€ para uma análise muito completa.

quanto ao resto das tuas questões, não te sei responder...

Abraços!

kordeiro disse...

Ontem, à conversa com o meu pai, ele não se lembra se a estrutura da fonte foi toda feita pelo meu avô ou não. Lembra-se que pelo menos a estrutura que ainda hoje ela tem, foi ele que a fez anos antes de ir para o Brasil. Ele foi-se embora em Janeiro de 1952. O meu pai era pequeno e tem uma vaga ideia disto. Pelo que eu entendi, por baixo daquele buraco rectangular, há um depósito que acumula a água. Dai a bomba que esteve montada neste sitio. Era uma bomba manual de tirar água, tipo aquelas que se vê em muitos documentários sobre países africanos (foi o exemplo mais simples que arranjei!). Não sei o que é feito dela, mas não é difícil de prever o que lhe aconteceu….

Aquela ideia do Zé, de uma bica a correr, na fonte não deve dar, pois precisará sempre de um mecanismo que a traga para a superfície… o mesmo já não será necessário da mina, um pouco mais acima…