terça-feira, 28 de abril de 2009

E o sobreiro que o vento tombou...

Meus amigos,

Embora um pouco tarde, e ultimamente tenho andado a falhar como as notas de 500€, venho hoje ao blog contar o que aconteceu ao nosso sobreiro centenário que caiu com a força do vento em Janeiro último (ver notícia).

Ora bem, o sobreiro foi levado a leilão que decorreu uns dias antes da Páscoa. Pelo que sei só houveram dois interessados na madeira deste fóssil vivo. Acabado o leilão e sobreiro vendido, resta ao seu novo dono removê-lo do local…

Simplesmente há burocracia a ser cumprida e não sei se ele ainda permanece no local, mas a demora da sua remoção é a avaliação que tem de ser feita no local por um técnico da Autoridade Florestal Nacional (AFN) para confirmação do “abate” do exemplar.

Pois é, os sobreiros e as azinheiras estão ao abrigo do Decreto-Lei n.º 169/2001 de 25 de Maio…

Eu sabia que o abate era proibido mas quando se trata de fenómenos naturais, tanta papelada não sabia…

Um abraço,
JC
-

1 comentário:

Catela disse...

É verdade que é preciso tanta papelada mas neste país é tudo assim.
A título de informação posso adiantar que, veio ontem ver o sobreiro um Engº da Autoridade Florestal Nacional e deu o seu parecer mas agora ainda vamos ter que esperar ordens de mais de cima e a respectiva carta autorizando a remoção do mesmo.
Por outro lado ficamos a saber que caiu de velho e muito doente com bastantes fungos, um sobreiro que devia ter sido cuidado em termos de poda e não só, há pelo menos cinquenta anos atrás.
O Senhor Engº teve a ousadia de dizer que, nunca tinha visto nenhum de tão grande porte mas as àrvores morrem de pé e aquela também morreu assim.Com mais de trezentos anos, garantidos também pelo Engº não deve ser fácil viver.
Um abraço a todos.