terça-feira, 21 de abril de 2009

Curiosidades...

Meus amigos,

Hoje venho falar-vos da Fonte do Ribeiro… aquela que eu já tinha falado num post anterior.

Esta fonte, construída/concluída em 4 de Maio de 1855, viria cerca de um século mais tarde a ser reconstruída/restaurada pelo meu avô António, mais precisamente em 3 de Abril de 1949 (data de conclusão). Estas inscrições são visíveis na parede da fonte (pelo que o meu pai relata, o meu avô “assinava” e datava sempre as obras que fazia).

Ora, em 1949 estava-se em pleno regime Salazarista. Salazar estava no poder desde 1932 e lá se manteve até 1968. Daquilo que oiço contar e do que já li, foi um período conturbado para Portugal, sendo que António Salazar (que nasceu não muito longe de S. Paio) era aplaudido por uns e odiado por outros.

Neste aspecto, e nem com a ajuda do meu pai, vos sei dizer em qual dos lados se encontrava as ideologias do meu avô. O que é certo é que não sei o porquê de ele fazer em cimento, numa das paredes da fonte, o rosto de Salazar. As semelhanças são algumas tal como podem ver na foto. Além das datas de construção e reconstrução (as palavras encontram-se abreviadas nas inscrições), há algo mais escrito mas sinceramente não reparei. Só em Lisboa, quando ampliei a foto, é que notei. Tenho de lá voltar…

Coisas que ficam na história, que o tempo não apagou, um trabalho efectuado por alguém que nunca conheci pessoalmente mas a quem também devo a minha existência (a nível de maluquice, já ficam a saber a quem saí!!)…

Um abraço,
JC
-

Sem comentários: