domingo, 25 de janeiro de 2009

Antes da luz eléctrica...

Meus caros amigos,

Hoje venho falar de alguns objectos que, felizmente, já não fazem parte dos utensílios prioritários nas nossas casas, mas nem sempre foi assim… e nem sequer estou a falar num passado tão longínquo assim.

Falando do que se passava no Val-das-Casas, só em 1983 (se não estou em erro) e após alguma insistência é que a luz eléctrica lá chegou. Eu era novo (bastante novo), mas ainda me recordo das minhas férias e à noite lá andávamos com o belo candeeiro de petróleo.

Uns de pé alto e com chaminé, de torcida achatada que subia e descia por meio de uma roda do lado de fora ligada a outra roda dentada no interior que estava em contacto com a torcida, que por sua vez estava mergulhada no petróleo. Outros, de lata, baixos, sem protecção, de torcida redonda…

Mas o meu preferido era o belo do petromax!!! Pendurado no tecto da sala a luz que ele gerava era intensa e forte… O depósito em baixo, com uma bomba que servia para injectar e vaporizar o petróleo até à camisa. Lembro-me inclusive que no dia em que os meus avós maternos juntaram os filhos para fazerem partilhas, foi num dia depois do jantar e todos sentados numa sala interior lá de casa e o belo petromax pendurado. São imagens que ainda hoje retenho na mente…

Os meus avós nunca deixaram de usar os candeeiros a petróleo, principalmente quando iam deitar o comer aos animais. Nunca aconteceu nada mas era um perigo por vezes o meu avô ir ao palheiro com o candeeiro na mão.

Mas não fomos o último local ao qual a energia eléctrica tardou a chegar. Não tenho bem presente mas deve haver pouco mais de meia dúzia de anos que a mesma chegou à Gândara-de-Cima. Antes, bem que se ouvia o gerador a diesel a funcionar todas as noites.

Enfim, sinais dos tempos… Deixo-vos alguns exemplares a petróleo que ainda existem lá por casa. Uns em melhor estado, outros em melhor, mas todos eles funcionam!

Um abraço,
JC
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Foi à luz deses candieiros,que eu fazia os meus devers escolares e fazia as minhas rendas,e bordados, para o enchoval .
Tambem os la tenho iguais,e com essas luzes havia menos doenças d'olhos.
Agora com as novas tecnologias começam ja de crianças a usar oculos.
Como vê estou sempre o par do que se passa por ai.

A.N

Zé Duarte disse...

Já nasci com luz eléctrica,mas ainda usei o Lampião,e o candeeiro a pitról!!