segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Tradições Populares – Cantar “Os Reis”

O inicio do ano trás a tradição de cantar “Os Reis”. Esta tradição põe fim à quadra festiva do Natal, e na qual se homenageiam os Reis Magos, o seu percurso até Belém, e toda a sua adoração a Jesus.

A Associação C.D.S.Paio, juntou-se na noite de sábado (dia 3) e manteve esta tradição popular. Bateu de porta em porta anunciando que os Reis Magos chegaram a Belém desejando a todos Boas Festas. Com o cair da noite, a boa disposição reinou entre o grupo, e para não se sentir o frio lá se foi bebendo aqui e acolá um copito de jeropiga (e que boa que era!).

As ofertas recebidas em dinheiro juntam-se a outros fundos e destinam-se a futuras obras na sua sede, tudo o resto, as chouriças, os ovos, a carne, o vinho, os figos secos, os chocolates, as conservas, serviram para no fim compensar todo o esforço físico e vocal e sobretudo porque “a paga vai na barriga”.

Aos músicos que se juntaram a nós: Arnaldo, Diana e Zé Duarte, Alexandre Cordeiro, e o Paulo Fernandes, animando e dando mais vida ao peditório desta Associação, o nosso obrigado.

A todos aqueles que nos abriram as portas de suas casas, que nos receberam e que contribuíram com as suas oferendas, desejamos votos de um Bom Ano de 2009.

A Associação Cultural e Desportiva S. Paio
-

1 comentário:

Alexandre disse...

Fazem bem manter essas tradições. Lembro-me, quando estava a aprender a tocar, aos 10 anos, o ti Laurindo dizer que só me ensinava os reis se trouxesse a lição sabia. E ensinou! lol

Tive pena não me poder juntar ao grupo este ano, mas isto de andar sempre de um lado para o outro não nos deixa parar onde e quando nos queremos... Mas depois sobrava menos para vocês...

Abraço!