sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Faleceu o José Neves...


Deram os sinais de homem falecido na aldeia! Na torre da Igreja dobraram os sinos e toda a gente na terra, a pouco e pouco, ficou a saber que o sofrimento do Zé Neves tinha terminado. Um coração tão forte, num corpo martirizado pelo sofrimento e pelo trabalho de uma vida inteira, acabou mesmo assim por não aguentar. 

Lembro-me dele de cara cansada, mas sempre com um sorriso ou uma brincadeira e, é com essa imagem que quero ficar dele. Claro que nunca esquecerei as histórias que me contava e as próprias histórias que me aconteceram com ele. Foi um homem de luta, sofredor, amigo da sua família e do seu amigo, com uma imensa vida vivida ao sabor daqueles tempos, em que com pouco mais de meia dúzia de anos já andava à frente dos bois.

Foi o último homem a desfazer-se da sua junta de bois, sendo por isso a última que existiu nesta terra. Trabalhou quase até ao fim, até que o destino o apanhou também a ele nesta luta sempre desigual, em que a força do mal vence sempre a do bem. A doença levou-o e nós perdemos um grande homem, daqueles de fibra, à moda antiga, daqueles que não choram nem com as tripas na mão.

Recordo com saudade a bicicleta de que só se separou há bem pouco tempo e não esqueço que para parar na Costadeira, tinha que começar a travar nas Ermidas, tal era o desempenho da “pasteleira”. Não esqueço, ele ir ao meu lado a carregar a pulso um caixão e de repente meter a boina a cabeça para tentar ficar mais alto, para eu na frente não levar o caixão sozinho.

Agora Zé Neves, espero que descanses em paz, que tenhas um cantinho guardado no céu, porque tu mereceste esse lugar. As saudades que deixas apagam-se com as lágrimas que brotarão em silêncio dos nossos corações. O tempo vai fazer com que o luto se vista outra vez de outra cor e nessa altura, tenho a certeza de que o teu nome será sempre falado, quando se contarem as tuas histórias que irão passar de geração em geração.

À família apresento os meus sentimentos e deixo aqui um abraço de solidariedade. No funeral que se realiza por volta das 16 horas do dia 19 de Outubro da Igreja Matriz para o cemitério da Freguesia, não estarei presente, mas ele sabe que estou a cumprir o que prometi. Tenho pena pelo Santana que infelizmente não vai poder estar presente também.

* texto por António Catela
__________________________________

O blog de São Paio de Mondego envia os mais sentidos pêsames a toda a família...

3 comentários:

kordeiro disse...

um grande amigo da aldeia! Além da sua bicicleta, deixa uma imagem que o marca: a sua inseparável boina! Um abraço à família!

Anónimo disse...

é imensa tristeza que vejo esta noticia. O ti Zé Neves gostava muito da minha Saozinha. Os dois estão juntos em paz. Eu dele tenho unicamente boas recordações, grande gentileza e sempre a palavra animadora. Estou ainda mais triste. Os meus sentimentos a toda a familia.
Ludovino ANDURAO

Tuxa disse...

Com muita tristeza deixo um grande abraço a toda a família deste Homem formidável que tive o imenso prazer de conhecer.