terça-feira, 23 de outubro de 2012

A entrevista depois do lançamento do livro...


Meus amigos,

Como sabem, o nosso amigo Catela lançou / apresentou o seu primeiro livro no passado dia 13  de Outubro. Já por aí há muitas fotos, muitos já leram artigos sobre o assunto e eu pensei fazer algo diferente: uma entrevista! Acho que ninguém o entrevistou, por isso é um exclusivo!

Aqui fica o seu depoimento… 

- Catela, este é um sonho que se tornou realidade…do blog ao livro? Ou simplesmente algo que aconteceu e tiveste vontade depois do presente da tua família da Lousã?
Sim este é um sonho que se tornou realidade. Foi sendo construído lentamente e acabou por acontecer. Não foi uma decisão fácil pelo que tive que ter o apoio de algumas pessoas que me ajudaram imenso e que ainda hoje continuam a partilhar comigo alguns momentos, onde me encorajam para outras aventuras. Acontecer, acho que só acontece porque nós fazemos por isso, porque lutamos, agora há que continuar a sonhar  e lutar por novas ideias.

- Fala-me um pouco deste livro: o quê, porquê, os temas dos textos….
O quê? Porque sempre adorei escrever e pelos vistos já era qualquer coisa que vinha de família, dado que na família já houve várias tentativas que acabaram por não passar disso mesmo. No entanto o porquê, é porque todos sentimos necessidade de, por vezes abrir o nosso coração e esta é uma forma. Começou na construção de um blog que a princípio era um pouco intimista mas que depressa achei que devia ter o leque mais aberto e assim apareceram os textos que por vezes relatam vivência minhas, outras vezes são textos encomendados por seguidores do blog, outros ainda, textos em que crio personagens e onde procuro alimentar sonhos de amor, que podem ser meus ou de qualquer outra pessoa. Os temas são o que calha no momento, mas todos se debruçam sobre o amor, solidão, perder ou ganhar, viver, sonhar, amar, querer, ou sofrer por amor.

- Onde vais buscar o assunto? Ao acaso ou são coisas guardadas dentro de ti…?
Nem sempre ao acaso. Muitas vezes são temas de conversa que tenho com outras pessoas, outras são quase como que uma necessidade de desabafar ideias, sonhos, outras também andarão por aqui guardadas e de repente querem aparecer à luz do dia e desabrocham tal qual uma flor. Outras são mesmo sentimentos que não consigo guardar.

- É uma grande prenda para os teus seguidores? Tens noção que há pessoas do outro lado do globo que te acompanham…?
Sim, acho que o livro é uma prenda para quem sempre seguiu o Blog mas acima de tudo é uma prenda que quis dar a mim próprio. Não, quanto às pessoas que me possam ler do outro lado do Globo não consigo sentir isso. Este mundo global sem manifestações das pessoas faz-nos pensar que tudo isto possa parecer quase virtual  e que mesmo que nos leiam, retirarão o que bem entenderem dos textos mas nada nos darão em troca.


- E para finalizar: o Catela escritor vai de férias ou vamos continuar a ter o prazer de ler a tua escrita? Algum projecto em outra área…?
Não, o Catela nesta sua nova faceta, não vai de férias e já tem entre mãos um novo livro mais ou menos no género deste e um outro que irá ser uma história onde a ficção e a realidade se irão misturar em histórias de aldeia com personagens inventados por mim. As histórias estarão interligadas construir e irão uma única história. É um livro que ainda precisa de ser bem trabalhado e não será dos próximos a sair. Antes disso tudo, irá sair um livro que contará uma história, a minha história ou a de qualquer um outro que tenha vivido os últimos da sua vida na perigosidade dos incêndios que alastraram um pouco por todo o país, tendo a base da história em 2005. Vamos ver o que o futuro me reserva. Não te esqueças que posso morrer antes de tudo isto. Um dia de cada vez. Abraço.

E eu é que agradeço a tua atenção!
Pedro, obrigado pelas fotos.

Abraço!
Até breve!
JC

2 comentários:

Anónimo disse...

os meus parabéns Senhor CATELA PELO SEU TRABALHO. O seu talento teria que ser conhecido pelo grande publico e não so atvés de um blog. Como sabe também publiquei aqui em França um primeiro romance em idioma francês. Tive a oportunidade de fazer dois cafés literarios que receberam um bom acolhimento,e, também se pode encontrar em linha. Agora pensava fazer o seguimento mas por infelicidade, a perda da pessoa que mais amava sobre terra fez que agora nem inspiração tenho, mas quando ela voltar o cenario sera certamente sobre um lugar que se vai chamar a FARINHA SÃ
DESEJO O MAIOR SUCESSO PARA O SEU TRABALHO; UM ABRACO
LUDOVINO ANDURAO

kordeiro disse...

Muito bem, Andurão! Como o Catela diz, temos de fazer acontecer... Ficam aqui os parabéns pelo seu livro e aproveito para felicitar também a Alda (da Estrela d'alva) que publicou um livro sobre a sua falecida mãe. Pelo que sei, deu seguimento e cumpriu um sonho antigo da sua mãe que dizia muita vez que ainda um dia havia de fazer um livro... A vida traiu-a neste sonho, a filha realizou-o! Parabéns a ambos!