terça-feira, 26 de junho de 2007

Dia 26 de Junho = Dia do Senhor S. PAIO









Convido-vos a fazer uma viagem no tempo. Faz hoje 17 anos que a procissão em honra do Senhor de S. Paio saiu à rua, mas naquele ano foi diferente do que é habitual, sem padre, sem opas, mas com uma vontade enorme de a realizar.
Como provam as fotos de 26.06.1990, festejamos nesta aldeia o dia do nosso padroeiro, o mártir espanhol, mais tarde beatificado e tornado santo. Como devem reparar a união entre o povo era muito maior, viviam-se tempos conturbados entre o padre, o povo, e os bens da nossa igreja, decidindo o padre não fazer missa, não deixar sair a procissão, nem a Irmandade vestir as opas, mesmo assim contrariando as suas ordens e à hora marcada rezou-se à porta da Igreja e a procissão saiu à rua, sem o santo, mas correu as ruas da aldeia com a mesma fé. No final fizemos a festa no Largo do Chafariz, onde nos banqueteamos com todas as ofertas que o povo deu e com outras fizemos um leilão que rendeu na altura cerca de 100 contos.
Mesmo sem o apoio da Igreja, reparem na alegria das pessoas, no convívio entre todos. Depois disto e de um grupo de pessoas de S. Paio ter sido recebido pelo Sr. Bispo de Coimbra onde lhe foi explicado todas as inquietudes deste povo, para nossa alegria o resultado foi que o Padre Natário foi-se embora.
Aqui deixo algumas das fotos desse 26 de Junho tão especial e também para que os mais jovens tenham conhecimento deste episodio da historia da nossa aldeia e que não se esqueçam andem por onde andarem esta é a vossa terra, dos vossos pais, dos vossos avós, orgulhem-se dela e sempre que a vossa geração for chamada dêem as mãos que vocês são o futuro desta aldeia.

* texto e fotos enviados por Carlos Duarte

JC


3 comentários:

kordeiro disse...

Olha aqui está um momento marcante na história de São Paio. Lembro-me perfeitamente deste dia. Tinha eu 15 anos na altura. O meu avô e o Tio Elias iam na frente da procissão por serem os mais antigos e assim servirem de guias.
Sigam o exemplo do Crlos e contribuam para este blog!
Um abraço,
JC

Zé Duarte disse...

Gostei de saber desta história! Na altura não estava em S.Paio!!
Onde andava, não sei!!!
Algures por esse mundo...


Um abraço para todo o pessoal...

Zé Duarte

kordeiro disse...

pois... pois.... por onde andarias tu? Naquele tempo nõ sei, mas suponho que apareces numa foto logo nos primeiros post's que este blog teve. Tu e o teu irmão Arnaldo.... olha vai lá ver...!