Um século, uma vida, o findar dos reinados que já não viu, a pobreza verdadeira, de viver no interior obscuro de Portugal, apesar de tão perto do mar. Esta terra de S. Paio que a viu nascer, se calhar de onde nunca saiu, regista hoje com carinho mais um aniversário da pessoa mais velha da nossa terra, a Maria da Conceição mais conhecida por, “MARIA SEVILHA”.
Os anos passaram lentamente e marcaram o rosto agora sulcado de rugas e entristeceram uns olhos carregados de intensidade e grandes. O corpo esguio e magro que se manteve quase sempre assim, uma alegria denunciante e brilhante num sorriso sempre aberto, as “mesinhas” que aprendeu a fazer e que tentou passar às pessoas mais novas, onde era obrigatório acreditar que, era possível tirar o quebranto, que era possível tirar o sol, que era possível tirar o “cobrão”, que era possível tanta coisa, desde que acreditássemos.
Assim o tempo foi passando por ela, ou ela passou pelo tempo e chegou a esta bonita idade de cem anos, que comemora hoje, em pleno Centenário da República, na casa de seus familiares que a acolheram já há alguns anos. Esta idade que todos sonhamos alcançar, só que de forma ainda lúcida e tranquila assim como ela, não é para todos, por isso, o Blog de S. Paio de Mondego, escolheu esta forma simples e singela, para deixar uma homenagem muito especial à Ti Maria Sevilha, desejando-lhe que ainda ande por aqui mais uns anitos e dar-lhe os parabéns por mais um aniversário, mas este especial por ser o centésimo.
Longa vida e votos de muitas felicidades, é o que desejam do fundo do coração, as pessoas que vão mantendo este blog de pé, apesar de todas as dificuldades sentidas!
A Junta de Freguesia, foi oferecer este ramo de flores e este bolo à Ti Sevilha.
.
4 comentários:
É isso mesmo:
"Longa vida e votos de muitas felicidades, é o que desejam do fundo do coração ..."
Também aqui de Bruxelas nos associamos a este desejo.
Com muita ternura, cá vai um beijinho de parabéns.
Encarnação e António
Associo-me ao desejo de um excelente "centésimo aniversário da Tia Sevilha", saúde e um beijinho para ela.
A mim, quando pequenita, tbem me endireitou a "espinhela caída", era assim que ouvia chamar...saberes interessantes!...será que a prática... de tantas coisas que certamente sabia, fizeram com que chegasse até aqui? só ela sabe!...
Não podia deixar de escrever algumas palavras! A ti'Sevilha, que sempre me habituei a vê-la por S. Paio, à porta da Gina, ora à porta de casa... Sempre com um sorriso, uma cabeça fenomenal! Com o seu irmão, o ti' Jaime, são as 2 pessoas mais idosas da povoação!
Um beijo de parabéns! Teve de chegar aos 100 anos para poder viajar pelo mundo inteiro... virtualmente! O próximo é o ti' Jaime!...
Nada como chegar a esta data e estar lucida como a ti Maria. Um beijo com muito carinho, Parabens e muitas felicidades.
Desejo-lhe tudo de bom que a vida ainda lhe possa dar.
Sao os nossos votos, Cristina, Diana e Carlos
Enviar um comentário