sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Faleceu D. Maria Esménia Dias

Faleceu a D. Maria Esménia Marques Cordeiro Dias, vítima de doença súbita. Era casada com o Sr. Virgílio Dias e tinham um café que ainda exploravam, à entrada do ramal da Fábrica de Cerâmica Estrela de Alva. Oficialmente, o sítio onde moravam ainda pertence ao concelho de Arganil mas, como é compreensível, sempre se relacionaram mais com o concelho de Penacova.

Quis o destino que partisse antes da sua mãe, que já conta 97 anos de idade e contra isso nada se pode fazer. O funeral vai-se realizar, dia 12 de Novembro de 2010, pelas 08,30 horas, para o cemitério de S. Pedro de Alva, onde deve chegar por volta das 09,00 horas.

Uma vida de serviço, de dedicação extrema às filhas e a toda a família, terminam assim de forma abrupta e sem ninguém contar. Às vezes dizemos para connosco, que se calhar, é uma forma bonita de as pessoas partirem, mas quanto a mim, acho que as pessoas, partindo assim desta forma, nem dão tempo aos familiares de se despedirem e isso deixa uma marca muito maior.

O certo é que morrendo duma forma ou de outra, deixamos atrás de nós tudo o que na terra possuímos e levamos para bem longe tudo o que somos. Agora ficam as lágrimas de sofrimento por essa partida brusca, ficam os olhares marcados pelo luto que se começa e fica aquela saudade, que nunca mais se apaga do pensamento.

Foi uma "mãe" para muitos, pois trabalhou na escola de Lufreu e era ela que tratava da cozinha. Naquele tempo, em alguns casos, o almoço dado na escola era a única refeição que as crianças comiam. Muitas vezes, e relatando histórias que sempre ouvi lá por casa, os miúdos chegavam todos molhados à escola e a professora (acho que era a D. Benilde), mandava-os ir à cozinha para se aquecerem e secarem a roupa. E lá estava a D. Esménia para ajudar.

O blog de S. Paio de Mondego, aproveita para enviar as condolências a toda a família e em especial à Alda, ao pequenino Salvador e ao Alceu dos Santos Fernandes, presidente da Assembleia de Freguesia de S. Paio de Mondego.

1 comentário:

Anónimo disse...

UMA PORTA QUE ESTAVA ABERTA PARA TODOS.SEMPRE COM UM SORRISO AMIGA DE TODA A GENTE A ESMENIA UMA AMIGA DO MEU TEMPO DAS DITAS SOPAS DA ESCOLA DE LUFREU.SEMPRE QUE A VISITAVA ERA UMA ALEGRIA.AGORA JA NAO ME OFRECE MAIS, UM CAFESITO,,PAZ A SUA ALMA, E MUITA CORAGEM A FAMILIA, OS MEUS SENTIDOS PEZAMES FAMILIA MARTINS POCAS