terça-feira, 23 de novembro de 2010

9º Passeio de Cicloturismo - FOTOREPORTAGEM

Dia 21 de Novembro de 2010!

O céu parece que abriu uma torneira, para descarregar copiosamente água em cima dos valentes ciclistas, que se propuseram cumprir o percurso delineado pela Associação. A participação não foi tão grande como nos últimos anos mas…compreendia-se, “até eu que estava dentro do carro do pirilampo, pensei duas vezes”.


Depois de termos deixado para trás, a Cruz do Soito, S. Pedro de Alva e Silveirinho, chegamos a Travanca do Mondego, local da paragem para o pequeno-almoço. Como não foi possível comer a bucha (e que bucha) ao ar livre, os elementos da Junta de Freguesia de Travanca do Mondego, disponibilizaram-nos uma sala, para afagarmos o estômago ao enxuto.

Foram de uma delicadeza extrema, mas para o que eu conheço do João Azadinho, nada me admirou. Engraçado, por ironia do destino, enquanto estivemos a comer, esteve um sol maravilhoso que deu para alguns se secarem um bocadinho e aproveitamos para ir à fonte, tirar uma foto do grupo. Não há dúvida de que, Travanca do Mondego ganhou ali naquele local, um espaço maravilhoso de recreio, lazer e convívio, que esperamos não venha agora a ser ensombrado pela construção duma ETAR - estação de tratamento de águas residuais, perto do local.

No retorno a S. Paio, a chuva continuou a ser a nossa companheira de viagem e tenho que enaltecer o esforço e a coragem de todos os ciclistas, em especial daqueles que carregados com jeropiga, bolinhos lá continuavam o seu degredo. Quero também deixar um cumprimento especial ao José Lopes e ao José Laurindo de Penacova, (benfiquistas de gema) que se associaram ao nosso evento, apesar de não ser um percurso muito apropriado para eles, até porque, são senhores cá duma pedalada, que nem queiram saber.
Depois de um belo banho, lá nos encontramos todos na antiga escola primária, que serve hoje de sede à Associação Cultural e Desportiva de S. Paio de Mondego, para saborear um belo almoço (torresmos e batata cozida). Estava bastante mais gente, (cerca de oitenta pessoas) e depois deste excelente repasto, ainda tivemos a companhia do Vereador do desporto Sr. Ricardo Ferreira, até que por volta das 16 horas, as castanhas começaram a saltar quentinhas e andar de mão em mão, no magusto que a essa hora começou.

Uma palavra também de carinho e agradecimento ao António Coimbra fotógrafo de serviço, porque apesar do tempo e de guarda-chuva na mão, não deixou de tentar fazer a melhor reportagem possível.

Um agradecimento também à Cruz Vermelha (Delegação de Laborins), pela presença de quatro elementos que acompanharam o passeio até ao final, tendo ainda ficado dois para confraternizarem connosco no almoço.

E pronto, assim se passou mais um dia deste tempo de crise, tantas vezes anunciada, tendo a Associação cumprido na íntegra, mais uma actividade do seu programa anual. Bem-haja a todos por terem aparecido.

Para verem todas as 240 fotografias, CLIQUEM AQUI!

2 comentários:

AC disse...

Um pedido de desculpa pela fraca qualidade das imagens, fruto de um erro de definição da máquina. Agora... nada a fazer, tal como na porca capada...

Anónimo disse...

Foi bom, mas o percursso pudia ter sido maior... mas foi bom:)