segunda-feira, 25 de maio de 2009

Quinta-Feira de Ascensão – Dia da Espiga

Tempos houve, que neste dia as “Gandaras”, ficavam cheias de grupos de pessoas, mas actualmente poucos são os que ainda vão ao campo com o intuito de apanhar a espiga.

Segundo a tradição no Dia da Espiga era considerado o “dia mais santo do ano”.

Esta quinta-feira de Ascensão, assinala também a ascensão de Jesus ao Céu.

E nós antes do lanche-jantar fomos colher um ramo com espigas de trigo – pão, um malmequer – ouro e prata, uma papoila – o amor e vida, a oliveira – azeite e paz, a videira – a alegria, e o alecrim saúde e força, que se acredita que trarão sorte e fortuna para o ano inteiro.

Com um significado que a muitos passa despercebido esta é uma das muitas tradições portuguesas que devemos preservar.

E nós cá vamos repetindo esta iniciativa, não nas Gandaras, mas no parque de merendas das Ermidas, terminando com um lanche partilhado por todos, contagiados pelo bom humor das histórias contadas pelo Zé Duarte.
-
* Enviado por Cristina Duarte






6 comentários:

Alexandre disse...

Ai essa quinta... Tive bem pena, mas tive que ir aturar caloiros na UA...

Catela disse...

Eu a muito custo lá estive e acho que mais uma vez coreu tudo bem!
Não há dúvida que nestas coisas o que mais importa é o convívio que dali resulta.As pessoas precisam de se sentir, precisam dum carinho,dum gesto amigo, da partilha de emoções e claro está da partilha das merendas.
Eu gostei ou melhor adorei!
Um abraço.

Anónimo disse...

Só mania.
Também querias estar em todo lado.

Anónimo disse...

E a partilha de merendas nao faltando uns copos nao é SR Catela ? Vocês nunca perdem uma oportunidade de encherem o bandulho. No domingo antes estava presente , digo-vos francamente que estou cheio de inveja de nao ter podido estar ai convosco !
Um abraço a todos.
Ludovino Andurao

andurao disse...

So mania porquê??

Noto que ha muito o Sr anonimo commenta sem identidade. Saiba que todo o comentario sem origem ,é como um dia sem sol,um céu à noite sem estrelas, uma mignoca sem vida !.....
L. A.

Anónimo disse...

Réctifico na mensagem anterior,
(mignoca) Minhoca é o que eu quero dizer!
um abraço a todos.


P.S. Sabem depois de muitos anos, por vezes misturo um pouco de francês ao português, peço-vos desculpa destes pequenos lapsus.