sábado, 29 de março de 2008

Relógios adiantam uma hora esta madrugada...


Os relógios adiantam uma hora na próxima noite em todo o País, fazendo assim Portugal entrar na hora de Verão, mas tirando 60 minutos ao domingo.

Para cumprir o início da hora de Verão, à 01h00 da madrugada de domingo os relógios adiantam para as 02h00 em Portugal continental e na Madeira.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, no arquipélago dos Açores a hora muda às 00h00, devendo os relógios ser adiantados para a 01h00.

Na prática, os portugueses vivem amanhã o dia mais pequeno do ano, com 23 horas, fazendo-se a mudança numa altura em que menos afecta o quotidiano das pessoas, durante a noite e no fim-de-semana.

legenda:
a AZUL os países em que é usado o sistema de horário de verão
a LARANJA os países que já não usam o sistema
a VERMELHO os países que nunca usaram o sistema

sexta-feira, 28 de março de 2008

1º Passeio Pedestre CBP “Rota das Noras”



A Casa do Benfica em Penacova, mais precisamente a Secção Desporto, pediu a divulgação de mais um dos seus eventos já no dia 25 de Abril 2008.

“Passeio por um dia saudável”

E terminam o seu pedido com:
"Os nossos agradecimentos em nome da direcção da Casa do Benfica e seus associados"

terça-feira, 25 de março de 2008

III TORNEIO DE SUECA

A Associação Cultural e Desportiva de S. Paio vai realizar o III Torneio de Sueca com início a 5 de Abril e sábados seguintes. À semelhança de outros anos espera-se muita participação. Mesmo que não seja jogador junte-se a nós, venha conviver e provar os nossos petiscos e a boa pinga.
-


* Enviado pela ACD S. Paio

sexta-feira, 21 de março de 2008

Paisagens...

Meus amigos,

Parece que a Primavera chegou... pelo menos no calendário!! O vento sopra com força lá fora e a temperatura ainda está baixa...
Mas não foi para vos falar da primavera que eu, ás 00:39 deste belo dia 21 de Março, estou aqui a escrever... nem para vos dizer para ir plantar uma árvore, simbolizando assim o seu dia! Estou para vos falar de um passatempo que eu tenho que é a fotografia. Nada de especial... não invisto muito dinheiro em máquinas, nem em objectivas. Talvez um dia, quando tiver mais tempo. Hoje, simplesmente me limito a andar quase sempre com uma máquina fotográfica "à mão" e "gravo" momentos. É mais um desses momentos que "gravei" que quero partilhar com vocês. Lembrei-me de juntar algumas fotos que tenho aqui no PC e fazer algumas montagens. A Internet tem destas coisas: arranja-se programas para tudo e mais alguma coisa. Há uns programas que fazem as chamadas fotografias panoramicas. Foi assim que fiz o cabeçalho do nosso blog.

E agora partilho mais um local de São Paio, que talvez poucos saibam com exatidão onde é... podem dar palpites! Felizmente ainda há locais assim....


Abraço e beijo,
JC

quinta-feira, 20 de março de 2008

Pensamentos....

Quero viver a minha próxima vida ao contrário!!!

Começo morto e livro-me disso.

Depois acordo num lar para a terceira idade, sentindo-me melhor cada dia que passa.

A seguir sou expulso, por estar demasiadamente saudável.

Gozo a minha reforma e recebo a minha pensão de velhice.

Então, quando começo a trabalhar, recebo um relógio em ouro como presente logo no primeiro dia.

Trabalho 40 anos, até ser demasiadamente novo para trabalhar.

Vou para o liceu e bebo álcool, vou a festas e sou promíscuo.

Depois vou para a escola primária, brinco e não tenho responsabilidades.

Transformo-me então num bebé e passo os últimos 9 meses a flutuar pacifico e luxuosamente, em condições equivalentes a um spa, com ar condicionado, serviço de quartos entregue por cabo..

e depois...

..acabo numa noite de amor!
-
* retirado de "nenhures" do mundo que é a internet!

20 de Março: Primeiro Dia da Primavera

Dia 20 de Março de 2008 é o primeiro dia da Primavera (no hemisfério norte), iniciando-se precisamente às 05.48 UTC. Aproveitámos para partilhar uma explicação desta data especialmente direccionada ao público mais jovem. Ou seja, uma "aula" em tempo de férias

Na parte norte do mundo, 20 de Março é o primeiro dia da Primavera. Os ventos frios do Inverno já se foram e as flores selvagens estão a começar a florescer. É hora de encontrar os calções da natação e sapatilhas para o futebol e planear viagens de Verão. E ler ao ar livre...No parte sul, atravessando o equador, o Outono está prestes a chegar. Os dias mais quentes do verão já são passado. Cada dia é mais curto do que o anterior. Será logo hora de juntar as folhas e ir buscar as roupas quentes.

A razão para estas mudanças tem que ver com a viagem anual da Terra em torno do sol.
Durante parte do ano, o Pólo Norte da Terra aponta afastado do sol e parte do tempo em direcção a ele. É isto que dá origem às nossas estações. Quando o Pólo Norte aponta para o sol, os raios do sol batem na metade norte do mundo mais directamente. Isso significa que está mais quente e nós temos o Verão. Mas quando o Pólo Norte está apontado em direcção ao sol, o Pólo Sul aponta afastado do sol. Assim a parte sul do equador da Terra recebe menos calor do sol e é Inverno lá. O dia mais longo acontece no meio do verão, a 21 ou 22 de Junho, a norte do equador. Isso chama-se o solstício do Verão.
.
O dia mais curto está no meio do Inverno, por volta de 21 ou 22 de Dezembro, a norte do equador. Isso é chamado o solstício do inverno.
.
Mas mesmo entre o Inverno e o Verão, este ano a 20 de Março, cada dia e noitetem a duração de 12 horas. Isto é denominado de equinócio vernal. É o primeiro dia de Primavera a norte do equador e o primeiro dia de Outono na parte sul do mundo.Entre o Verão e o Inverno há um outro equinócio, chamado equinócio outonal. Tal como o equinócio vernal, o dia e a noite têm a mesma duração. Só que esta mudança é o primeiro dia do Outono a norte do equador e o começo da Primavera para o sul.

EQUINÓCIO - O tempo em que a noite e o dia são de duração igual em todas as partes da Terra. A palavra equinócio vem do Latim que significa "noite igual." - Equinócio da Primavera: o começo da Primavera, chamado frequentemente de equinócio vernal. Vernal significa "da primavera." Ocorre a 20 ou 21 de Março - Equinócio outonal: o começo do Outono. Ocorre a 22 ou 23 de Setembro.

* texto enviado por Cristina Duarte

quarta-feira, 19 de março de 2008

DIA DO PAI

Hoje é dia do Pai!

Dia 19 de Março de 2008, é mais uma vez dia de S. José, Pai de Jesus Cristo e como tal neste dia, há sentimentos que se levantam no sentido de dar alguma alegria aos pais.

Ao longo dos tempos os pais foram sempre os considerados maus da fita e diga-se de passagem que, em alguns casos com muita razão.

O Pai sempre foi, a figura austera da casa e muitas vezes elevava esse aspecto ao machismo, reduzindo o papel da mulher ao da insignificância. Esse sofrer de mulher e de mãe, juntamente com maus tratos que eram infligidos ás crianças seus filhos, criava sentimentos nada abonatórios à figura do Pai. Hoje os tempos mudaram e mesmo que muitos considerem para pior, uma coisa eu tenho a certeza que ficou melhor, a relação de pais para filhos.

De qualquer forma não quer dizer que tudo esteja bem, porque a relação de filhos para pais também se alterou e hoje, os pais, depois dos filhos atingirem determinadas idades também mudaram a sua forma de pensar e de estar e os pais são entregues aos lares que, cada vez mais se torna o negócio do futuro. Mas esqueçamos as coisas tristes da vida e apliquemos a este dia uma máxima, que é a de aproveitar cada dia que passa, dando o nosso “obrigado” ao Pai que nos fez vir ao mundo.

Eu aproveito este BLOG para desejar ao meu, toda a felicidade do mundo e dizer-lhe que independentemente do que se possa passar neste mundo cruel e ingrato, uma coisa nunca esqueça “os seus filhos amam-no”! Esta palavra custa tanto a dizer às vezes que, aproveitei para escrevê-la.
-
* texto de António Catela

sexta-feira, 14 de março de 2008

Resumo... de alguns meses!!!!

Meus caros amigos...
.
Vou fazer hoje um resumo daquilo que tem sido os últimos meses da minha existência e da existência deste blog! Como já devem ter reparado, as coisas por aqui andam mais paradas, o que se fica a dever essencialmente a 2 factores: uma mudança de emprego (minha!!) e por consequência, vou a São Paio mensalmente em vez de semanalmente como vinha a acontecer nestes últimos 2 anos. Outra razão, consequência da 1ª, é que agora o blog quase que vive exclusivamente de artigos e fotos que, felizmente e o meu bem hajam, as pessoas me vão enviando. Ninguém esqueceu o blog, ninguém esquece São Paio, nem nós esquecemos aqueles que estão mais longe e que gostam sempre de ter / ver notícias na nossa terra.
.
Em Fevereiro, o blog sofreu um "refresh", um "re-styling"... Lavou-se um pouco da cara, introduziu-se algumas novidades, principalmente uma panoramica de São Paio no cabeçalho do blog (diga-se que esta panoramica foi a única possivel com as fotos que eu tinha em meu poder...) e as coisas vão andando... como o vento, umas vezes sopra, umas também não!
.
De resto, hoje trago um artigo que encontrei enquanto andava navegando por este mundo que é a internet! Um texto curioso que pertence a Miguel Esteves Cardoso, numa das suas crónicas, em que aparece o nome de São Paio! Podem ler o texto clicando aqui!
.
Sobre a questão que o ANDURÃO coloca sobre a origem do nome Farinha Podre, durante o fim-de-semana vou tentar fazer um artigo sobre o assunto.
.
Meus amigos, um bom fim-de-semana...
.
Beijos e abraços,
JC

terça-feira, 11 de março de 2008

Filhos de São Paio....

Meus caros amigos,
Ao longo da nossa criação, o homem habitua-se a olhar para alguns desportos e identificá-los como “desporto para homens” e “desporto para senhoras”. O futebol é um desses casos. Ao longo dos tempos era visto como sendo um desporto para homens, onde as mulheres nem podiam opinar…. Os tempos mudaram, até em S. Paio essa mudança foi sentida com a introdução de um jogo solteiros-casados feminino na 3ª feira da Festa das Ermidas…

Hoje em dia, se abrir um diário desportivo, pode encontrar alguns textos, reportagens, notícias assinados por mulheres. Pode, por exemplo, ao abrir “A Bola” encontrar uma assinatura bem conhecida de todos nós, de uma menina/senhora (pois é, eles/elas crescem e nós ficamos mais velhos!!) bonita, feminina, que se aventurou por este mundo do jornalismo desportivo. Falo-vos da Andreia Costa, filha da São e do António Costa, o nosso “eurodeputado”. A Andreia, fez o secundário em Bruxelas, mas tirou o seu curso superior em Lisboa. Faz agora estágio na redacção do desportivo “A Bola”, e elabora algum trabalho de divulgação para este jornal. Como ela própria diz: “Devemos dar mais atenção ao que se faz de qualidade no nosso país, os artistas com talento merecem ser divulgados. Como tal, espero que isto vos dê vontade de espreitar (e comprar!) o trabalho destes rapazes…”

Aqui fica todo o artigo:

Lisboa, ponto de encontro para um sonho!

Em Lisboa se cruzaram os caminhos de cinco amigos, dois do Algarve, dois de Lisboa e um do Porto... e em Lisboa nasceu um sonho chamado Klepht. Esse sonho é partilhado a partir de hoje com quem o quiser ouvir...

Um projecto musical que tem como cara principal Diogo Dias, Vj da MTV Portugal, que mostra assim mais uma das suas facetas. Vocalista da banda, é também ele quem assina todas as letras deste primeiro trabalho. Os Klepht (leia-se Kleft) já somam oito anos de existência mas a vontade de fazer um álbum surgiu há cinco. O caminho não foi fácil, com obstáculos atrás de obstáculos, mas os cinco amigos inseparáveis não desistiram e com persistência acabaram por conseguir assinar com a Universal, editora que desejavam desde o início. Dessa altura até hoje o tempo voou. Passaram dois anos mas agora têm cá fora um trabalho de que se orgulham.

Dez temas originais, inteligentemente precedidos de uma introdução de poucos segundos que chegam para nos envolver no espírito da banda e nos dar a sensação de estar prestes a presenciar um concerto inédito, feito espacialmente para nós no exacto momento em que carregamos play na aparelhagem. Músicas calmas, outras mais viradas para o rock; repletas de sentimento ou alegria mas todas elas, sem excepção, escritas com a alma de quem encontra na música forma de passar uma mensagem. A tudo isto junta-se um último tema... escondido, para quem chegar à última melodia e ainda tiver vontade de mais. Isolado dos outros por ser singular, mais distante por ter uma letra muito forte e que marca inevitavelmente quem ouve.

Na conversa com Diogo Dias (vocalista) e Marco Reis (guitarrista) ficou claro que mais dedicação seria impossível. A garra e a vontade de mostrar aquilo que valem saltam à vista e também por essa razão Erros por defeito, terceira faixa do disco, é um tema especial para o grupo: «Conta a nossa história, as nossas frustrações e as “tareias” que apanhámos pelo caminho e como acreditámos desde o início que finalmente iríamos chegar aqui», revelam. Gravar um álbum era um sonho que, embora sempre presente na cabeça dos cinco, parecia inatingível. Por essa mesma razão decidiram que o primeiro trabalho teria o mesmo nome da formação: «É um nome complicado e sentimos a necessidade de o vincular. Queremos marcar as pessoas não só com o nome mas também com as músicas». Klepht, um nome forte com um significado forte... Na altura do Império Otomano eram grupos rebeldes e fora-da-lei, uma espécie de Robin dos Bosques que viviam nas montanhas gregas. Mais tarde, envolvidos na guerra de independência da Grécia, acabariam por ganhar uma conotação positiva e heróica.

Reconhecimento no futebol... e agora o resto?
Depressa se aperceberam que a mensagem que pretendiam passar fluía muito melhor em português. O inglês arrumaram-no na gaveta, deixaram de lado rimas fáceis e métrica certa e lançaram-se na aventura de compor exclusivamente na língua lusa porque, afinal, são portugueses e pelo menos para já é esse o público ao qual querem chegar. O mercado internacional parece um sonho mais distante... mas presente! «A Universal Europeia pode muito bem pegar num artista qualquer e divulgá-lo. A questão é que a Universal Portugal ainda tem muito pouco peso. É muito mais difícil para nós chegarmos ao mercado internacional do que um músico espanhol ou italiano, é isso que está viciado», afirmam. «Até finalmente termos conseguido no Euro 2004 melhorar os resultados no futebol, quem é que era Portugal? Ninguém nos conhecia. Hoje em dia já somos conceituados a esse nível. Os nossos jogadores são considerados os melhores do mundo. O resto tem de seguir». Para os dois músicos, a primeira barreira é feita por nós portugueses, que duvidamos sempre da qualidade do nosso produto nacional. «Todo o artista que aparece novo, quando é português... hmm... deve ser mau», afirmam desolados. Embora acreditem que as pessoas já estão a aderir mais e começam a dar alguma atenção ao que se faz por cá, têm plena consciência de que uma banda para ganhar o respeito do público tem de sobreviver aos dois, três primeiros álbuns.

Com os pés bem assentes na terra, os Klepht acreditam que há todo um processo que terão de percorrer e muita coisa ainda para aprender para que o 2º trabalho possa ser melhor do que o 1º e assim sucessivamente. Mas uma certeza é comum a todos: «Mesmo que isto não seja um mega projecto, havemos de estar sempre ligados ao mundo da música. Se o disco não vender e amanhã acabar o contrato, nós vamos continuar os cinco na garagem a ensaiar, vamos continuar a ir para o bairro beber copos e fazer jantaradas», afirmam com a cumplicidade estampada no rosto. Acima de tudo são um grupo de amigos e a sintonia que os liga passa inevitavelmente para o público em cada uma das suas actuações.

Com o concerto de apresentação do álbum marcado para amanhã no Cinema São Jorge – e esgotado em pouco tempo – confessam que têm estado de tal forma envolvidos em toda a organização que ainda nem tiveram tempo para pensar em nervos. Ansiedade por ver a reacção do público sim, essa não tem parado de crescer: «O público tem uma reacção espontânea, tudo é puro e em tempo real. Ali não podemos enganar ninguém. Se gostam, mostram-no mas se não gostam também não fingem». Quanto ao futuro, Diogo Dias, Francisco Duarte, Mário Sousa, Marco Reis e Filipe Contente, esperam que o álbum lhes traga sobretudo concertos porque no fundo, aquilo que lhes alimenta a alma e o corpo é tocar, tocar... Depois de tanto tempo fechados em estúdio a gravar e a ensaiar o que agora querem são palcos... grandes ou pequenos, cobertos ou descobertos.
-
Texto de Andreia Costa
Publicado em "A Bola", edição de 10/03/2008

segunda-feira, 10 de março de 2008

Dia Internacional da Mulher - dia 8 de Março

Caros amigos,
Um dia que de uma forma ou de outra devia ser assinalado e lembrado por todos, pois embora por outras razões, há sempre uma grande Mulher nas nossas vidas, que é a nossa Mãe! Para quem não sabe o porquê deste dia, há 145 anos, no dia 8 de Março de 1857, teve lugar aquela que terá sido, em todo o mundo, uma das primeiras acções organizadas por trabalhadores do sexo feminino. Poderão ver um pouco da história neste site.
-
De resto, deixo-vos com um poema de homenagem a todas as mulheres...
-
Hoje não quero ser
a mulher forte, de atitude
a leoa ,sedutora
a que luta, defende,
conquista,
consola, abriga...

Hoje eu quero deixar que
a mulher sensível, delicada,
romântica, frágil...
seja vista e sentida!

Quero um carinho, um abraço,
um colo...
Quero braços que me
envolvam
protejam, abriguem.

Quero um corpo onde possa
me aconchegar;
um ombro para poder chorar,
uma mão que acaricie
meus cabelos,
olhos que vejam as lágrimas
rolarem no meu rosto
quando falo dos meus
temores, medos ...

uma boca que me diga palavras
de animo e esperança
e que me beijem com
amor e tesão!

Quero olhos que vejam minha
fragilidade,
que me admirem por ser delicada
e que não desejem que eu
tenha que ser forte
o tempo todo!

Quero ser admirada, notada,
e quero que me queiram
por também ter um lado frágil.
Quero que me admirem por ser
mulher na total essência,
não só o lado leoa, mas
o lado beija-flor e também flor!

O lado que necessita do outro
que também precisa receber!

Quero hoje a fragilidade de ser
Mulher !!!

quinta-feira, 6 de março de 2008

Farinha Podre...

Chegou-me um e-mail do nosso amigo José Duarte com uma situação interessante... Embora estas situações sejam levadas ao Parlamento, com publicação em Diário da Republica, o que é certo é que depois os Serviços Centrais não actualizam a suas bases de dados...
-
Um abraço,
JC
___________________________________
Estamos condenados ao Farinha Podre?
Talvez assim a nossa Terra até tenha mais impacto.”Mas não é bonito certamente”...

Apela-se a quem de direito!!!!!!!

Há que fazer um refendo outra vez cá na nossa Aldeia ou então há que fazer seguir ofícios...