segunda-feira, 11 de agosto de 2008

ERMIDAS 2008... EU FUI!!!

Meus caros amigos,

já pensavam que eu me tinha esquecido ou que estava a recuperar de mais uma festa das Ermidas... mas não! Simplesmente uma chefe de férias e alguém tem de trabalhar, certo?

Bem, eu fui mas não assisti a tudo até ao fim! Tive de regressar na 2ª feira à tarde para a capital.

Resumindo os dias que assisti a uma palavra: fantástico!

SÁBADO - Cheguei a S. Paio eram umas 11:00 de sábado. Já não sai cedo de Lisboa e fui pela EN1. Com a mota não há camião que empate e sempre se poupa alguns cobres nas portagens… economia essa que pode ficar nos cofres do Estado se por acaso houver um radar mais “zeloso”… Mas vamos ao que interessa: sábado de manhã e lá estava eu em S. Paio. Já alguma agitação no Arraial. Chegado a casa, e aqui uma palavra de agradecimento à Comissão, alguém se lembrou de que o Vale-das-Casas também faz parte da povoação e a rua estava enfeitada até lá! Quem sabe para o ano não será também a Gândara de Cima. Não estou aqui a dizer que ninguém se lembra do lugar onde tenho a casa, mas a nível de enfeites de rua, foi o primeiro ano de que me lembro. Nem mesmo quando fui mordomo nos longínquos anos de 1996/1997. Almocinho com a família e estava na hora de ir até ao Arraial. Pernas ao caminho (sim, a pé!) e paragem no Cruzeiro. Seguidamente uma paragem um pouco mais acima, do lado direito, para testar se o Licor Beirão continua com a mesma fórmula. Finalmente cheguei ao Arraial… cumprimentos da ordem, um calor brutal e a imperial a escorrer… A “coisa” estava a correr bem! Trocavam-se conversa, alguns por ali se distraíam com as actividades da tarde de sábado como constava nos programas. Algumas surpresas, como foi o caso do Artur Ribeiro e do filho Gonçalo que apareceram por lá montados nos seus cavalos… Havia barraquinhas com peças de artesanatos que dão uma certa vida e alegria ao Arraial.
À noite, a temperatura convidava as pessoas saírem de casa e felizmente pudemos ver o arraial das Ermidas com uma óptima afluência, muito bem composto, muito animado. Eu diverti-me. Por momentos alguns devem ter pensado que eu estava na corrida pelo prémio da maior cabra, mas não… a concorrência é forte! Eles hoje em dia devem começar a calcar a bebida desde dos pés… O conjunto cumpriu e animou e depois deste também o Diogo Almeida animou o recinto com um som com tendências de “deep house”. O rapaz percebe mais daquilo que muito nome da nossa noite ou não fosse vê-los nas noites do Algarve a meter o cdzinho da Orbital e abanarem o esqueleto para o pessoal pensar que eles entendem do assunto…

DOMINGO – O dia começou cedo… não que tivesse algo para fazer mas tinha um sobrinho de 5 anos que acorda e vai “ver bonecos” na televisão. Toca a arranjar, levar a carro do pai ás Ermidas e regressar para acompanhar a procissão. Um momento singular, não só pelo significado e a ele se resumir toda a essência desta Festa, mas também pelo povo que acompanhou, participou e pela Irmandade que, como relatamos há uns dias, ganhou uma série de novos elementos! Ah.. e o regresso da Filarmónica de S. Pedro d’Alva. Missa rezada (este ano o Senhor Prior chegou a horas...), saiu novamente a procissão em volta do recinto como de costume. Hora de almoço, nada como fazer o leilão de fugaças!
Durante a tarde, o tradicional concerto dado pela filarmónica e um workshop de danças de salão, com a Cláudia Cordeiro. Muito giro…
À noite, antes do baile e para grande impaciência do Zé Gato que se fartou de protestar pela hora tardia e o conjunto sem tocar (é que o senhor estava mesmo ao pé de mim…) houve um desfile de “roupas” feitas com materiais recicláveis! A povoação aderiu em força a esta iniciativa e contou quase com duas dezenas de participantes. Muito giro… mais uma vez! A “nossa” Carla Duarte e os Gomape Music animaram o baile que para mim durou até ás 4 da manhã! Oh bem que é festa, ou bem que não é…

SEGUNDA – Não fui à missa, aliás, de manhã fiquei por casa. Apareci no arraial só depois de almoço (lá para as 16h) quando tudo se preparava para o começo da tarde desportiva com vários jogos. Uma das actividades que vi anunciadas que me fez “desenterrar” algumas recordações foi o jogo da “morte-ao-galo”. Era lindo… Uma vez, não me lembro quem, desorientado de todo ia acertando em algumas pessoas que estava a assistir da parte de baixo, ao lado da Capela…
Entretanto, bebi duas… águas das pedras e meti-me ao caminho.

O resto do dia de segunda e o dia de terça, ficam para o próximo post, pois este já vai longo….

Até breve!
Aviso que no próximo fim-de-semana estou aí….
JC

10 comentários:

Alexandre disse...

Mais uma festa passada, felizmente com muita alegria, stress qb (já sabes da aventura que foi segunda a noite?) e muita concorrência para o prémio mais afamado e concorrido da festa. Eu estava de serviço, não pude concorrer, mas reconheço que a concorrência estava forte. Fico a espera da última parte do relatório para concluir o meu comentário!

Abraço!

Andreia Catela disse...

Ermidas 2008...Eu fui!!
E diverti-me imenso... E o after-hours de sábado? Sou suspeita para falar do dj, mas concordo com o Jorge, foi mesmo muito bom... Boa Diogo!
O que eu queria, era ver mais fotos... Não há por aí mais, Jorge?

E agora já percebi o "mistério" do Beirão lá em casa... Foste tu!!

kordeiro disse...

Fotos, estamos a trabalhar para isso!!! fica a promessa...

Quanto ao Licor... não terá sido o Filipe???...

Anónimo disse...

Pois é fotos das Ermidas está difícil. As máquinas não aparecem. Vamos lá ver se temos sorte. Grande Post Jorge, estás em forma e o relato está ao pormenor. Um abraço

Alexandre disse...

LOL

A isto eu chamo passar a batata quente!

Anónimo disse...

Bem corti imenso a festa, PARABENS. tava tudo muito fix e então aquele after... :)

Anónimo disse...

onde é a casa do Beirão??
também quero experimentar!

Anónimo disse...

Caro anónimo se estiver atento aos comentários realizados vê aonde é a casa mas, olhe que está a esgotar, ainda mais se o Jorge vem cá este fim de semana outra vez! Quanto ao resto caros amigos já está o outro post feito mas, ainda não tenho fotos porque está tudo de férias e merecidas, como tal vamos ter que aguentar mais um tempo.

Pedro M. S. disse...

Visitem " Grande Abel".
Pensamentos e desabafos de um vendedor de carros.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

"Visitem o Grande Abel". Não entendo vamos lá e o Blog foi removido. Mais um que fechou!