quarta-feira, 20 de agosto de 2008

ERMIDAS 2008... EU FUI!!! - parte II

No seguimento do post anterior, queria dizer-vos que, a missa de domingo foi diferente e muito apreciada, até porque a voz da Carla Pais encheu a capela e o arraial…que grande voz! Na segunda-feira a missa também foi linda e desta vez acompanhada pelo grupo de jovens de S. Pedro de Alva que com as suas vozes e instrumentos deram uma chama diferente àquele acto litúrgico.

SEGUNDA (CONT.) - Depois das águas das Pedras, tomadas para aguentar a viagem até Lisboa “que a idade já começa a fazer das suas” fiquei eu a assistir ao leilão, “ainda comprei umas garrafas nada baratas por sinal”, a jogar Bingo e por volta das 18 horas, corria por entre os presentes um “sururu” que era o do conjunto que iria actuar à noite, ainda não estar a montar a aparelhagem.

Pois é, nunca tinha acontecido mas, o raio do conjunto não apareceu mesmo e como por milagre e graças ao excelente desempenho da mordomia, lá conseguiram arranjar um outro que, diga-se foi excelente e consegui ainda começar a tocar antes da meia-noite. Claro que muita gente não aguentou tanto tempo à espera, o que prejudicou a comissão de festas mas, os que ficaram deram por bem empregue, o tempo de espera. A comissão de festas vai agir judicialmente contra o grupo que se apelidava de AIKESOM. Sem estarmos a contar, houve mais uma madrugada comprida, com um outro DJ (Ruinaldo) a colocar música fora de horas.
Os jovens apreciaram bastante, até alguns mais velhos por lá ficaram a curtir o som e não só.

TERÇA - dia de descanso para recompor de dias difíceis e porque ao final da tarde, vinha o a aula de aeróbica/ginástica (orientada pelo "Tóino do Cruzeiro") e o futebol.
Jogo realizado e resolvido por grandes penalidades… tivemos que partir para o arraial, porque a sardinha já estava a cheirar. Caros amigos, o arraial estava cheio de gente e as mesas não chegavam para tantas pessoas. A Associação emprestou mais umas mesas e lá nos aconchegamos por lá até à actuação do Grupo de Fados de Coimbra “ VERDES ANOS”. O recinto cheio de mesas, com velas acesas e aquela imensidão de gente a ver e ouvir cantar o fado de Coimbra, a mim fez-me arrepiar, até pelas recordações que me trouxe, duma organização minha há anos atrás.

Depois foram entregues os prémios das cabras e ainda me calhou alguma coisa a mim, “por simpatia dos mordomos claro” e de seguida foram feitos os agradecimentos que se devem fazer a quem mais ajuda as comissões de festas e a malta ainda se aguentou até tarde, naquele recinto bonito, apelativo, romântico, magnifico onde tudo se mistura. Não quero terminar sem dar os parabéns à comissão de festas de 2008, no seu todo mas, realçando o excelente trabalho das mordomas ao, tornarem as coisas diferentes e esta é a prova que, todos juntos, velhos e novos, homens e mulheres, podemos fazer muito mais por esta terra e por nós próprios.

Ficamos à espera confiantes, pela festa do ano de 2009, para a qual, foram nomeados os seguintes elementos:

Mordomas
Susana Mateus
Natália Madeira
Soraia Duarte
Rita Manaia
Alexandrina Bandeira

Mordomos
José Alberto Santos
José Costa
António Ferreira
Pedro Ribeiro
António Costa
José Luís Ferreira
Alceu S. Fernandes
Daniel Duarte

ERMIDAS, ATÉ PARA O ANO!!!

-
Abraço,
Catela

8 comentários:

Alexandre disse...

A segunda ia sendo uma grande barracada, telefonemas que não eram atendidos, muito stress, e já o DJ se preparava para começar mais cedo com umas músicas de baile, quando se conseguiu contactar os "roda viva", que mesmo vindo um com elementos de outro conjunto fez uma noite muito animada.

O bingo fez sucesso a tarde e ainda serviu para entreter os presentes enquanto o conjunto ultimava as montagens.

A terça-feira foi muito agradável com muita gente para a sardinhada. Gostei muito dos "Verdes anos", pena apenas alguns promenores técnicos impossíveis de resolver na hora.

Parabéns aos vencedores dos prémios, obrigado a todos os que ajudaram e boa sorte aos mordomos para o próximo ano!

Um abraço a todos!

Anónimo disse...

A festa no seu todo foi muito bonita o arraial teve outros entretimentos que ajudou as pessoas a permanecerem, acho que é uma ideia que poderá ser mantida pela proxima comissão, e por que não até expandi-la.

Houve um pequeno senão. Deixo-vos esta comparação, pensem um bocadito... para não voltarem a errar!
Atribui-se premios á melhor "cabra", este ano deram-se ao luxo de premiarem 1º,2º,3º e até prémio de simpatia(4º), ideia contraria ao que se ve hoje em dia por todo lado na TV, nos Jornais,cartazes nas ruas, que é o NÂO incentivo de beber excessivamente bebidas alcoolicas ainda mais por jovens,mas pronto acha-se engraçado vai-se tolerando.O que não tiveram foi o bom senso de atribuirem premios, no minimo de presença, a todos quantos participaram com gosto, imaginação, e muito trabalho no desfile de roupas recicladas... esqueceram-se... (?!) pelo amor da santa...

kordeiro disse...

Bem, eu também tenho o direito de comentar: do que eu assisti, como puderam ler no relato, gostei! Mas para mim, festa das Ermidas, É A FESTA! Ponto!

Do que a Comissão de Festa, agora cessante, fez ao longo deste último ano, é de louvar e de parabenizá-los! E agradecer, pois proporcionaram actividades / convívios que levam ao envolvimento da povoação e satisfação de todos. Claro que há uma vertente financeira que culmina na Festa e os fundos angariados levam a que naqueles 4 dias de Agosto, a dinâmica, variedade, beleza seja muito maior. Ficamos todos a ganhar.

Sobre as bebedeiras e afins, sempre houve! Eu por acaso sou mais adepto fora dos dias de festa porque assim há uma certa notoriedade (tipo: eh pá, o Jorge do Val-das-Casas está com os copos… Nos dias de festa, ninguém repara!!!). É verdade que na camada mais jovem é complicado, no sábado o Sérgio já me estava a fazer confusão. O rapaz deve começar a calcar a cerveja desde dos pés… não sei onde mete tanta! Eu devido a algumas brincadeiras dessas, hoje em dia (embora não se note!!) tenho algumas células do fígado “maradas”! As análises não enganam. Lembro-me de quando se começou a premiar este tipo de actividade (levantamento de copo! Quase considerado prova olímpica!), o mesmo não era anunciado e na terça-feira lá se entregava uma taça! Vá lá… não haver prémio para quem inicia um confronto “mano-a-mano” já não é mau…. Há uns anos havia alguém que tinha arrecadado esse prémio todos os santos anos! Mas pronto, todos por lá passamos….

Sobre o desfile/vestidos, concordo! O diploma é simbólico mas não tinha ficado mal uma medalhita. Ainda hoje guardo as medalhas que fui coleccionando das participações em provas de atletismo (sábado à tarde da festa… quem não se lembra de um Zé Gato escondido atrás das moitas e já nos apanhava na volta da Estrela d’Alva para cá!!), dos saudosos rally-paper’s (sempre divertidos e concorridos!!), dos BTT’s… tenho-as todas em casa. Se fosse um papel, se calhar não… É a minha opinião, não é uma crítica à Comissão!

Um abraço… em escrita “sms”, 1 abraxo!

Anónimo disse...

Também eu estou de acordo com o Sampaense no que respeita aos prémios mas, garanto-lhe que não é fácil lembrar de tudo naquelas horas, por isso sem problemas acho que a nota não deixa de ser muito positiva para a comissão. Quanto à cabra, nunca houve prémios anunciados e a ideia pelo menos de quem a lançou era em jeito de brincadeira parodiar com algum amigo que, se tivesse distraído no consumo de alcóol durante os festejos.Longe de nós patrocionar o consumo de bebidas, pelo menos enquanto mordomos.
De qualquer forma também se vê nas televisões e jornais que a velocidade mata, que se deve usar o cinto,que não se deve falar ao telemóvel, no entanto as pessoas continuam a fazer tudo isso.
Acho que o amigo Sampaense, podia ser de uma óptima ajuda fazendo parte de uma comissão de festas e acabando com esses prémios.
Permita-me só uma pergunta, porque lhe custa utilizar o seu nome próprio? É que todos lhe reconhecemos valor, tanto na critica como no apoio que dá a este Blog mas, depois fica aquela sensação esquisita de que senão podemos ligar a cartas anónimas, também não podemos ligar a anónimos.Pense bem e venha daí trabalhar pela sua terra porque nós gostamos de gente assim e aceite as minhas desculpas por qualquer coisinha!

Andreia Catela disse...

Há muitos anos que não me divertia tanto numa festa das Ermidas... Eu e a minha malta do costume, gostámos do ambiente e dava vontade de estar no arraial. Foi muito bom!
Verdes Anos, foi fantástico... Foi um final em beleza... Que vai deixar saudades!!
E já que ninguém referiu a participação das manas Catela na animação do arraial, vou eu fazer aqui uma pequena referência apenas para agradecer às mordomas e mordomos pela simpatia e abertura que tiveram quanto à nossa ideia da barraca de modelagem de balões, face painting e gomas! Foi uma ideia de última hora que foi muito bem acolhida e nós ficámos muito contentes! Nós, as crianças e até alguns adultos que por lá passaram!
E para o ano há mais festa!
Boa sorte para toda a equipa do Ermidas 2009!

Só uma última coisa, se as pessoas bebem mais ou menos, só elas é que sabem o motivo, mas não é por haver prémios que as pessoas bebem, disso tenho a certeza. Bem, se oferecessem um carro topo de gama ou uma viagem ás Ilhas Canárias, eu se calhar já concordava que seria um incentivo a beber bebidas alcoolicas em excesso, mas não foi esse o caso, ou foi e eu não sei de nada??

Alexandre disse...

Caro "sampaiense"

Obrigado pela crítica, mas tal como o catela referiu, "não é fácil lembrar de tudo naquelas horas". Se já cá passou, sabe do que me estou a referir...

No entanto, lembrei-me de mais uma falha!!!

Então e o prémio da melhor cabra feminina! Andreia, se não falasses, não me lembrava (não que tenhas entrado na corrida, não interpretar de modo erróneo)!

Não vejo esta brincadeira como um incentivo para abusar da bebida. Se assim fosse, ainda irias dizer que o pessoal faz preparação física e mental com tanta "cabra" que quem "concorreu" carrega durante o ano. Com ou sem prémio, haverá sempre belas carradas e figuras tristes (ou engraçadas!).

Quanto ao que se publicita nos média, sem dúvida que é o politicamente correcto, mas não me digam que os mentores de todos estes projectos de bem estar e saúde são perfeitos, nunca abusam na comida ou na bebida, cumprem os limites de velocidade... Eu não digo que não haja pessoas assim (Sampaiense, será que és assim?), mas essas pessoas têm tantos enfartes do miocardio devido ao stress como os "bons vivants" devido aos abusos...

Mais uma falha, foi não ter referido as manas Catela! Parabéns pela animação e entretenimento que proporcionaram a festa!

Kordeiro, permite-me um complemento ao teu comentário.
Levantamento do copo não é o nome desta disciplina olímpica mas sim halterocopismo!

Anónimo disse...

Este ano para mim a festa teve um "gosto especial", sou suspeita para fazer apreciações porque fui mordoma, mas por isto mesmo adorei a forma como tudo decorreu e gostei muito da experiência, sobretudo no que diz respeito ao apoio de todo o povo em geral e de algumas pessoas em particular, com participações directas na animação do recinto, como são exemplos os dj's Diogo e Rui Almeida, as "manas Catela", entre outros tantos. Quanto a este post e aos comentários a ele feitos, concordo com quase tudo o que foi dito, excepto com a referência feita pelo Sr. Sampaiense à inexistência de prémios de presença no desfile, porque eles existiram de facto, não foram de valor material mas não deixaram de ser por isso prémios de participação... Quanto ao prémio da cabra, sem dúvida que não pretende ser uma incitação ao consumo de àlcool mas sim o seguimento de uma tradição iniciada por alguém que muito gostava desta festa, a qual seguimos com todo o gosto, não é mais do que uma brincadeira e todo o povo a conhece e a encara como tal.
Mais uma vez obrigada a todos.
Sandrina Bandeira

Anónimo disse...

os meus parabens aos organizadores da festa deste ano, ha cerca de 15 anos que assisto a este festejo anual, este ano é de salientar o esforço, orgulho , o brio de fazer bem , neste campo todos os habitantes de Sao Paio devem de agradecer as mordonhas, as quais nao pararam um segundo para porem em valor na montra algumas das coisas que se fazem nessa povoaçao, sobretudo a parte artesanal, e outras !!!
Para ano 2009 para fazerem melhor tera que haver muita imaginaçao!!
a todos muitas felicidades, e um abraço