quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Formas de arte....

Depois de divulgar em Setembro o feito desportivo do nosso conterrâneo Jorge Pisco pela sua vitoria e consegração como Campeão da Europa de Pesca à Pluma, e depois do nosso Presidente da Junta de Freguesia ter aberto uma sessão da Assembleia Municipal com as seguintes palavras que passo a citar:



Cabe agora ao Jornal Diário As Beiras de 17-11-2007 publicar uma entrevista onde dá destaque ao assunto. Ainda bem que já se começa a dar valor a pessoas que se destacam em desportos que não seja o desporto rei e que representam Portugal e trazem
Medalhas.

JORGE PISCO - Um peso-pesado da pesca à pluma

Portugal conta, desde Agosto, com um novo campeão europeu em título. O conimbricense Jorge Pisco conquistou o Campeonato da Europa de pesca à pluma, arrecadando a medalha de ouro da modalidade.

A influência de dois amigos e a vizinhança com rio Mondego foram, porventura, os factores mais importantes (e essenciais) para se iniciar na arte da pesca. Um hobbie que começou por curiosidade mas que, ao longo do tempo, foi assumindo um destaque relevante na sua vida. Jorge Pisco ainda não é profissional, mas sagrou–se campeão da Europa de pesca à pluma, numa prova realizada em Agosto, na Noruega. O seu 1.º lugar acabou por surpreender tudo e todos, já que Portugal não tem grandes tradições nesta vertente piscatória. Um resultado Europeu que colocou o atleta de Penacova “na boca” do mundo ligado à pesca. Subir ao 1.º lugar do pódio não foi fácil, mas, com dedicação, Jorge Pisco trouxe um título inédito da especialidade para Portugal. Uma posição conquistada com provas realizadas em lagos e em barco, onde os portugueses não se sentem confortáveis. “Nós não temos grande experiência em provas realizadas em lagos porque é difícil, em Portugal, encontrar locais para treinar. São etapas com algumas particularidades. As canas têm de ser maiores e a linha mais forte para poder ir mais longe. Este europeu contou com três provas em lago”, explicou o campeão.

Contudo, a falta de lagos que existe em Portugal com condições adequadas para o treino deste desporto em nada afectou o rendimento do português. “O que é preciso para isto é gosto e muita dedicação”, afirmou Jorge Pisco. Durante os três dias de prova o atleta conimbricense concentrou–se em pleno e conseguiu superar todos os obstáculos.

Na competição europeia participaram 116 atletas, representando 18 selecções. A formação portuguesa, constituída por cinco elementos, fez a festa em terras nórdicas, mas, para alcançar um resultado a este nível, tudo tem de ser calculado ao mais pequeno pormenor. E nesse ponto, nada foi deixado ao acaso pela equipa nacional. “Viajámos com bastante antecedência, porque para haver sucesso é extremamente importante tomar contacto com as águas e com o tipo de insectos que lá existem, pois estes diferem muito de sítio para sítio”, referiu o pescador.

Insectos que, à primeira vista, nada parecem ter a ver com o rendimento da pesca, mas que são fundamentais, pois trata-se do alimento do peixe-alvo. Perante este cenário, cabe ao pescador saber escolher o melhor “alimento”.

in Jornal Diário As Beiras em 17-11-2007
-
* texto e foto enviado por Cristina Duarte

terça-feira, 27 de novembro de 2007

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Bem à Moda Portuguesa...


Meus amigos,
tenho andado um pouco desaparecido mas não esquecido. O blog vai andando. Umas semanas com mais informação, outras com menos... Mas também não só de acontecimentos agradáveis se faz este blog. E é mais um desses temas menos agradáveis que hoje vos trago.

Um dia deste ao passar os olhos por um outro blog (mineralsandpreciousstones.blogspot.com), deparei-me com um texto que encaixa na perfeição na realidade que infelizmente ainda se vive em aldeias como a nossa.

"Continua ainda a existir quem abandone lixo doméstico e outros entulhos à beira das estradas portuguesas... símbolo menor de alguma educação portuguesa presente em certas franjas da sociedade mais rural ou falta de consciência ambiental e cívica? O abandono de "monstros" domésticos, como sofás velhos, colchões, fogões e frigoríficos constitui o expoente mais alto da teoria do descartável sem que ninguém veja, que ainda existe em Portugal, sem qualquer tipo de pudor. Assim, atiram-se electrodomésticos e outras coisas em final de vida pelas encostas abaixo, pois é mais barato comprar novo do que arranjar velho. Atira-se fora, no escuro da noite ou num pinhal qualquer, voltando as costas depois, ao entulho e lixo abandonado. (...) As Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia apresentam soluções para a recolha e destino a dar a este tipo de resíduos. (...)"

As fotos são reais e foram tiradas em São Paio.



Um abraço,
JC

Reunião sobre o Sahara Ocidental



Caros amigos:

Entre os dias 01 a 05 de Novembro, fomos “invadidos” por muitos activistas estrangeiros, entre os quais, Noruegueses, Espanhóis, Suecos, Holandeses, Belgas, Franceses e naturais do Sahara Ocidental, território actualmente ocupado por Marrocos e também o jornalista ERIC HAGEN que tendo ficado instalados nas humildes casas de alguns cidadãos de S. Paio de Mondego, aqui trabalharam em reuniões contínuas para prepararem as conferências e debates que depois fizeram em várias Universidades do País.
O mentor desta reunião aqui ter sido realizada, chama-se Pedro Pinto Leite e está ligado à nossa terra por laços familiares. Por sinal, é aqui que passa as suas férias quando regressa da Holanda, país onde reside.

Foram por último recebidos, sem ser a nível oficial por deputados da Assembleia da República e nessa quarta-feira à tarde fizeram a apresentação do livro de qual vos mostro as fotos da capa e os nomes das pessoas que colaboraram no mesmo livro e das quais muitas aqui estiveram nesta Freguesia.
Eram, quase todos professores universitários e juristas de direito internacional mas com uma simplicidade e uma maneira de estar na vida que nos impressionaram a todos.
A título de agradecimento, por nos terem escolhido para estarem parte do tempo que estiveram em Portugal, a Junta de Freguesia e a Ass. Cul.e Desp.de S.Paio ofereceram um almoço no domingo e o rancho da Casa do Povo de S. Pedro de Alva fez uma pequena actuação que agradou a todos e onde todos acabamos por confraternizar no final, dançando todos juntos numa união de povos e culturas tão diferentes mas no fundo tão iguais nos sentimentos que nos uniram durante estes dias.

A solidariedade esteve em alta com o povo do Sarawi e daqui partiram felizes, tendo o seu embaixador realçado, que em lado nenhum o receberam tão bem e ficou a promessa de um dia nos voltarmos a encontrar.
Todos os outros, só deixaram no livro de memórias elogios à hospitalidade desta terra. Estamos todos de parabéns mas, não podemos ficar indiferentes à situação que este povo vive só desejando que a plataforma de juristas para Timor Leste também consiga fazer alguma coisa por este povo como fez por Timor.

VOLTEM SEMPRE. UM ABRAÇO AMIGO.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Reciclagem de óleos alimentares usados



Já estão disponiveis a todos sampaienses garrafões onde deverão guardar os óleos e posteriormente depositá-los numa barrica de plástico que se encontra no pátio da D.Graça Elias, local escolhido para ponto de recolha da Junta de Freguesia por se encontrar o mais central e mais acessível na nossa aldeia.
-
foto e texto enviados por Carlos Duarte

sábado, 17 de novembro de 2007

FOTO-REPORTAGEM DO MAGUSTO

Aqui, a tradição ainda é o que era!

Decorreu no passado domingo dia 11 de Novembro, o magusto de S. Martinho, nas Ermidas, organizado pela Comissão de Festas.

O almoço ao ar livre teve a participação de cerca de 120 pessoas o que para a nossa aldeia foi um sucesso, em parte devendo-se ao dia magnifico, um verdadeiro dia de “Verão de S. Martinho”, o que motivou a que quase ninguém quisesse ficar em casa.

A tradição manda que o dia de S. Martinho se festeje com castanhas assadas numa fogueira de carruma e se prove o vinho novo e jeropiga. E foi o que aconteceu ao fim da tarde no nosso arraial, amigos e familiares juntaram–se à volta da fogueira, partilharam brincadeiras, enfarruscando-se uns aos outros ao som de música popular.

A Comissão de Festas 2008 agradece a participação de todos que estiveram presentes e que desta forma contribuíram para a angariação de verbas para a realização da festa da N. Sra. das Neves 2008, ficando a promessa que até lá outros eventos com esse fim se realizarão.

A todos o nosso obrigado.
-
A Comissão de Festas de N.Sra. das Neves.



(Texto e fotos enviado por Diana Duarte)

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Dia Mundial da Diabetes

Para comemorar o primeiro Dia Mundial da Diabetes pelas Nações Unidas, dia 14 de Novembro, cerca de 100 monumentos e edifícios emblemáticos de todo o mundo serão iluminados a azul. Já confirmados estão a Ópera de Sidney, o London Eye em Londres, as Cataratas do Niagara, o Empire State Building e a Torre de Tóquio, entre outros. A cidade de Évora, com a colaboração da Câmara Municipal, associa-se a esta iniciativa com a iluminação do Templo Romano e da Fonte da Praça do Giraldo durante a semana de 12 a 18 de Novembro.

Este Dia é celebrado pelas Nações Unidas como consequência da aprovação em Dezembro de 2006 da Resolução 6/225, a qual reconhece a diabetes como uma doença crónica, debilitante e onerosa associada a complicações que constituem um sério risco para as famílias, países e para todo o mundo.
------------------------------------------------------------------------------------------------

O QUE DEVE SABER...
-
"A diabetes mellitus, popularmente intitulada de “açúcar no sangue”, é uma doença crónica que resulta de uma deficiente secreção ou utilização de insulina e que se caracteriza pelo aumento dos valores de glicose (açúcar) no sangue.

A insulina é uma hormona segregada pelo pâncreas, que intervém na transformação do açúcar, proveniente dos alimentos que ingerimos, em energia. Quando esta hormona não é produzida em quantidades suficientes para levar a cabo a sua função, o açúcar acumula-se no sangue, e consequentemente, o rim não consegue impedir o seu aparecimento na urina. Esta doença é marcada por inúmeros sinais/sintomas característicos como: cansaço, urina abundante, sede, emagrecimento, aumento do apetite, dificuldade na cicatrização das feridas, alterações na visão, entre outros.

Surge agora um novo tratamento em alternativa à insulina injectável: a insulina inalável. Pode desde já dizer-se que a sua utilização prevê uma redução do desconforto das “picadas” para os doentes e, consequentemente um melhor controlo da doença, sendo que a sua eficácia será equivalente à da insulina injectável. As desvantagens relacionam-se com a segurança pulmonar e o ajuste preciso da dose que deve ser inalada, aspectos que serão minuciosamente estudados.

Muito há para dizer acerca desta doença, do seu tratamento e dos cuidados que a pessoa diabética deve ter com inúmeros aspectos, tais como a alimentação, exercício físico, higiene corporal, nomeadamente os pés, porque é muito frequente o desenvolvimento de úlceras nos pés o que, em estado avançado pode levar à amputação do membro dado que o processo de cicatrização está afectado.

É muito importante ter em conta que a pessoa diabética também deve levar uma vida normal e o mais sadia possível, até porque aquilo que é indicado para a pessoa diabética também deve ser tido em conta por todas as pessoas que queiram levar uma vida saudável.
-
Enfermeira Sandrina Bandeira “

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Flagrantes da vida real….

E esta hein!...

Foram úteis…

Tiveram um papel importante…

Foram obstáculos, foram sinalizadores…

Mas… e agora?

Foram abandonados ou esquecidos?

O que estão eles ali a fazer?

Ora ai está a solução encontrada pelos funcionários da CMP!
Será que não sabiam que em S. Paio há um recipiente para reciclagem de plásticos?

Ahhhh… E como se ainda não chegasse, eis que pumba… partiram o vaso de pedra do jardim da Junta de Freguesia.

E porquê?
Porque acharam que era um sítio ideal para estacionar as máquinas.