terça-feira, 20 de novembro de 2007

Bem à Moda Portuguesa...


Meus amigos,
tenho andado um pouco desaparecido mas não esquecido. O blog vai andando. Umas semanas com mais informação, outras com menos... Mas também não só de acontecimentos agradáveis se faz este blog. E é mais um desses temas menos agradáveis que hoje vos trago.

Um dia deste ao passar os olhos por um outro blog (mineralsandpreciousstones.blogspot.com), deparei-me com um texto que encaixa na perfeição na realidade que infelizmente ainda se vive em aldeias como a nossa.

"Continua ainda a existir quem abandone lixo doméstico e outros entulhos à beira das estradas portuguesas... símbolo menor de alguma educação portuguesa presente em certas franjas da sociedade mais rural ou falta de consciência ambiental e cívica? O abandono de "monstros" domésticos, como sofás velhos, colchões, fogões e frigoríficos constitui o expoente mais alto da teoria do descartável sem que ninguém veja, que ainda existe em Portugal, sem qualquer tipo de pudor. Assim, atiram-se electrodomésticos e outras coisas em final de vida pelas encostas abaixo, pois é mais barato comprar novo do que arranjar velho. Atira-se fora, no escuro da noite ou num pinhal qualquer, voltando as costas depois, ao entulho e lixo abandonado. (...) As Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia apresentam soluções para a recolha e destino a dar a este tipo de resíduos. (...)"

As fotos são reais e foram tiradas em São Paio.



Um abraço,
JC

5 comentários:

smbc disse...

olá. Fiquei contente por ter referenciado o meu blog no seu site...
É sempre bom quando o nosso trabalho é apreciado. Obrigado.
Bons posts.
smbc

Anónimo disse...

um caso preocupante: ninguém comenta, ninguém dá ideias, ninguém diz nada.... ou não são sensiveis a estes factos e são situações banais do dia-a-dia, ou não querem tentar mudar mentalidades para colocar um termo a estas situações...

smbc disse...

a defesa do ambiente é um sinal de progresso...de mentalidades!

Anónimo disse...

O civismo não se aprende por mais que se queira ensinar.Isto tem a ver com o atraso civilizacional que ainda temos em relação aos povos do mundo, retirando deste conjunto os povos de África.Claro que o não haver comentários não tem a ver com esta situação,mas antes, o " não querer saber deste povo ".

Anónimo disse...

Ó por favor... não se ensina? até (e faço publicidade ao anuncio que se viu na tv) os macacos aprendem a ser civilizados..!
Se calhar tem mais a ver com o comodismo das pessoas e o egoísmo... esquecem-se muitas vezes que quem irá sofrer com este tipo de procedimento, serão os filhos e os netos dos que não se importam em deitar lixo e electrodomésticos para as matas, para conscurpar o que de mais bonito existe no mundo: A Natureza.
E se repararem, fazem-no sempre em sitios escondidos! Vá lá... se gostam tanto de ter essa atitude, não se envergonhem e coloquem o lixo em sítios visíveis, como por exemplo... à porta da vossa casa!
:)