quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Dia Mundial da Diabetes

Para comemorar o primeiro Dia Mundial da Diabetes pelas Nações Unidas, dia 14 de Novembro, cerca de 100 monumentos e edifícios emblemáticos de todo o mundo serão iluminados a azul. Já confirmados estão a Ópera de Sidney, o London Eye em Londres, as Cataratas do Niagara, o Empire State Building e a Torre de Tóquio, entre outros. A cidade de Évora, com a colaboração da Câmara Municipal, associa-se a esta iniciativa com a iluminação do Templo Romano e da Fonte da Praça do Giraldo durante a semana de 12 a 18 de Novembro.

Este Dia é celebrado pelas Nações Unidas como consequência da aprovação em Dezembro de 2006 da Resolução 6/225, a qual reconhece a diabetes como uma doença crónica, debilitante e onerosa associada a complicações que constituem um sério risco para as famílias, países e para todo o mundo.
------------------------------------------------------------------------------------------------

O QUE DEVE SABER...
-
"A diabetes mellitus, popularmente intitulada de “açúcar no sangue”, é uma doença crónica que resulta de uma deficiente secreção ou utilização de insulina e que se caracteriza pelo aumento dos valores de glicose (açúcar) no sangue.

A insulina é uma hormona segregada pelo pâncreas, que intervém na transformação do açúcar, proveniente dos alimentos que ingerimos, em energia. Quando esta hormona não é produzida em quantidades suficientes para levar a cabo a sua função, o açúcar acumula-se no sangue, e consequentemente, o rim não consegue impedir o seu aparecimento na urina. Esta doença é marcada por inúmeros sinais/sintomas característicos como: cansaço, urina abundante, sede, emagrecimento, aumento do apetite, dificuldade na cicatrização das feridas, alterações na visão, entre outros.

Surge agora um novo tratamento em alternativa à insulina injectável: a insulina inalável. Pode desde já dizer-se que a sua utilização prevê uma redução do desconforto das “picadas” para os doentes e, consequentemente um melhor controlo da doença, sendo que a sua eficácia será equivalente à da insulina injectável. As desvantagens relacionam-se com a segurança pulmonar e o ajuste preciso da dose que deve ser inalada, aspectos que serão minuciosamente estudados.

Muito há para dizer acerca desta doença, do seu tratamento e dos cuidados que a pessoa diabética deve ter com inúmeros aspectos, tais como a alimentação, exercício físico, higiene corporal, nomeadamente os pés, porque é muito frequente o desenvolvimento de úlceras nos pés o que, em estado avançado pode levar à amputação do membro dado que o processo de cicatrização está afectado.

É muito importante ter em conta que a pessoa diabética também deve levar uma vida normal e o mais sadia possível, até porque aquilo que é indicado para a pessoa diabética também deve ser tido em conta por todas as pessoas que queiram levar uma vida saudável.
-
Enfermeira Sandrina Bandeira “

8 comentários:

Tuxa disse...

Passei por aqui hoje (como faço, aliás, todos os dias...) para deixar um beijinho especial à minha primoca linda, de quem tenho MUITAS saudades e dar os parabéns a todos por este fantástico blog que me permite recordar inúmeras coisas boas e matar as saudades da minha terra "do coração"... Tuxa.

Sara.Brandao disse...

Ola a toda a gente de sao paio.
So quero dar os parabens a todos os que contribui a publicasao d'este blog,que nos permite saber tudo sobre a nossa terra e lembra as pesoas que estao longe.
Gustei muito ver que a tuxa tinha falado purque ja a muito que nao tinha nuticias d'ela e keria entrar em contacto com ela... o meu msn e sarita-brunito@hotmail.fr... para quem quizer ai de sao paio.
SARA

Sara.Brandao disse...

Ola a toda a gente de sao paio.
So quero dar os parabens a todos os que contribui a publicasao d'este blog,que nos permite saber tudo sobre a nossa terra e lembra as pesoas que estao longe.
Gustei muito ver que a tuxa tinha falado purque ja a muito que nao tinha nuticias d'ela e keria entrar em contacto com ela... o meu msn e sarita-brunito@hotmail.fr... para quem quizer ai de sao paio.
BISOUS A TOUS
SARA

kordeiro disse...

As tecnologias de informação ao serviço de amizades... Também é este um dos objectivos do blog! Eu vou adicionando contactos no meu msn. bjo e abraços.

Zé Duarte disse...

Acerca da doença que a SrªEnfermeira nos apresenta,julgo infelizmente ter de fazer parte das estatísticas desse milhões de doentes talvez uma herança má entre outras muito boas.
Enfim paciência.
Os alertas nunca são de mais.
Obrigado

Zé Duarte

Anónimo disse...

Os diabetes é já considerada a doença do seculo XXI. Este texto informativo da Sandrina é um verdadeiro alerta para todos nós,faz nos pensar um pouco na nossa vida sedentária que levamos. Pessoalmente fico à espera doutros temas que por momentos nos deixam alerta.

Anónimo disse...

Infelizmente tenho vários casos na familia. Por vezes não damos importancia mas é preciso força de vontade para viver com esta doença e saber como tratá-la. Parabens, Sandrina, gostei de ler este tema dume forma clara e numa linguagem que todos percebem, também é disto que o blog precisa para crescer.

Anónimo disse...

Obrigada a todos pela leitura e apreciação que fizeram acerca do artigo, mas as felicitações tem que ser dirigidas à Cristina Duarte que, em parceria com o Tomané, teve a ideia da publicação de alguns textos de saúde.