segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Tradições Populares - A Matança do Porco...

Assim, o porco morreu!

Afinal quando vimos a traseira, não era porco mas porca.

Mais uma vez, uns amigos mataram o porco, quase da forma antiga e para que se recorde os bons velhos tempos, aqui ficam algumas fotos.

Mesmo assim, ainda não matei as saudades da carqueja, e duns braços fortes a agarrar mas, já não foi mau.

Esta deve ser das poucas vezes em que ainda fizemos isto, porque há que cumprir a lei.

Um abraço.
-

8 comentários:

kordeiro disse...

eu sei que isto é contra as ideias de muita gente, há associações de defesa dos animais, etc.. etc.. mas temos de olhar no tempo e ver que os nossos avós já o faziam pois era uma forma de ter carne para quase meio ano. Eram as assaduras, depois a carne que era guardada na salgadeira, presunto, os enchidos. Eu recordo-me destes dias no Vale-das-Casas e aquilo era uma festa... A família toda, os meus tios, primos e mais uns quantos que apareciam sempre. Um abraço.

Anónimo disse...

Amigo kordeiro! ;)

É verdade que os animais sofrem, mas se essas associações me souberem dizer onde posso comprar carne da mesma qualidadedo que aquela que é criada em casa, até poderia ponderar não criar animais no futuro...

Um abraço!

Alexandre Madeira

Anónimo disse...

Olá mais uma vez... como disseste (e bem) isto vai contra as ideias de muita gente... eu pessoalmente sou um bocado a "desfavor" destas práticas mas não condeno nem critico quem as pratica, além disso, confesso que já tenho saudades duma bela assadura e principalmente do convívio que se gera em torno de tudo isto.
Foi muito bom ver que o meu "padrinho" ainda tem jeito pá coisa!!!
Beijinhos.

Anónimo disse...

Este tipo de acontecimento ainda vai acontecendo, mas já com a introdução de metodos novos; os "braços fortes" para agarrar o porco deram lugar aos guinchos dos tractores, o carrasco - mato bravo - meio verde para queimar o porco deu lugar ao maçarico... Isto tudo porque mudam-se os tempos, mudam-se as vontades... e hoje em dia e por diversos motivos há pouca gente a criar porcos em casa e os mais jovens não estão sensibilizados para a tradição... É sempre bom ocasionalmente participar nesta tradição popular.

Anónimo disse...

De quem era o porco?
Era o PORCO do Alfredo???

Anónimo disse...

O anónimo foi anónimo por lapso
è AJSantos

kordeiro disse...

Querias dizer se foi o porco que o Alfredo criou lá em casa, certo?
Não senhor... foi o senhor presidente e consequente inauguração desta prática na sua nova casa. O que interessa é o convívio.....

Anónimo disse...

Nem me tinha passado outra coisa pela cabeça!!!