terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Fogos Florestais - Prevenção

Eu sei que nesta época é um pouco estranho estar a falar de incêndios, mas a prevenção faz-se todo o ano, certo? Ora, aqui fica uma notícia retirada do blog http://penacovaonline.blogs.sapo.pt/ e que, directa ou indirectamente, está relacionada com pessoas e a povoação de São Paio.

Um abraço,
JC
_____________________________________________________________


Seis municípios investem na prevenção dos fogos florestais

A ADESA investiu cerca de 700 mil euros, nos últimos anos, na aquisição de três buldózeres. O último chegou ontem a Penacova.

Novinho em folha, o novo buldózer foi apresentado ontem em Penacova. Foi o terceiro adquirido, num espaço de dois anos, pela Associação de Desenvolvimento Regional da Serra do Açor (ADESA), para ser colocado ao serviço da defesa da floresta contra os incêndios.

A aquisição do terceiro buldózer consubstancia a aposta da ADESA na “renovação do seu parque de equipamentos e máquinas”, realçou o presidente da Câmara de Penacova, Maurício Marques, ao sublinhar que só nestas máquinas a associação investiu cerca de 700 mil euros.

O primeiro buldózer adquirido destinou-se a substituir um que ardeu num incêndio na Pampilhosa da Serra, e por isso ficou afecto a esse concelho e ao município de Góis, enquanto o segundo ficou adstrito aos municípios de Arganil e Oliveira do Hospital. O buldôzer que ontem foi entregue ficará afecto aos concelhos de Penacova e de Tábua, e na “recepção” esteve também presente Ivo Portela, presidente da Câmara Municipal de Tábua, que realçou “o trabalho extraordinário” da ADESA na prevenção dos incêndios florestais.

Criada em 1995, a ADESA é proprietária de um parque de equipamentos intermunicipal, que coloca à disposição dos seis municípios associados – Arganil, Góis, Pampilhosa da Serra, Oliveira do Hospital, Penacova e Tábua. Deste parque fazem parte os buldózeres, mas também motoniveladoras, um camião porta máquinas, um camião lava contentores e vários tractores, que estão afectos à protecção da floresta contra incêndios e à defesa do ambiente.
O papel da ADESA, e o investimento feito, “muito têm contribuído para que toda a zona incluída nos seis concelhos tenha tido grandes intervenções a nível da prevenção e segurança contra incêndios”, realçou Maurício Marques, que é também presidente da ADESA.

A gestão intermunicipal deste parque de máquinas tem revelado vantagens e entre os diversos municípios “tem existido, nos últimos anos, uma colaboração muito estreita e uma grande solidariedade”, salientou o autarca de Penacova. De tal forma, que apesar de as máquinas pesadas ficarem afectas a determinados concelhos, “quando há algum incêndio ou outra catástrofe os meios são todos mobilizados para os municípios afectados”, explicou Maurício Marques.

Esforço intermunicipal
O investimento no parque de máquinas tem sido suportado, sobretudo, pelos seis municípios, que também tentam recorrer a fundos financeiros das várias medidas disponíveis, referiu o autarca, recordando que a aquisição de quatro tractores contou com uma participação financeira do Programa Leader. Também a compra de um dos buldózeres teve uma comparticipação do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, no valor de 117 mil euros.

Apesar do esforço financeiro, “os seis municípios muitas vezes não estão à espera da aprovação das candidaturas, do financiamento, e têm vindo a adquirir o equipamento que é necessário para a prevenção e combate aos fogos”. Uma postura e capacidade de trabalho que deve ser reconhecida pelas autoridades competentes, nomeadamente a Protecção Civil e a Direcção-Geral de Recursos Florestais, referiu Maurício Marques, ao realçar que o governador civil de Coimbra, que “conhece bem a dinâmica da associação, tem sido também um parceiro nesta reivindicação”.

Na ocasião, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Penacova destacou também a importância dos buldózeres na prevenção e no combate aos incêndios. Por um lado, na defesa da floresta, com a abertura de caminhos e limpeza de terrenos, e no combate ao fogo, na abertura de linhas corta-fogo. Um trabalho que o comandante elogiou e que considerou essencial num concelho como o de Penacova, onde existem 290 quilómetros quadrados de floresta.

Dora Loureiro, DIÁRIO AS BEIRAS

1 comentário:

Anónimo disse...

Agradeço a todos que por voluntariado ou profissão têm contribuido para que as nossas florestas tenham sido poupadas nos ultimos anos aos incêndios.

Muito trabalho tem sido desenvolvido, houve investimento, parabéns, é bom.

Só me resta desejar que continuem com tudo e que encontrem mais soluções para a prevenção.

O único aspecto que deveria ser urgentemente revisto é a condenação dos incendiarios, pois se ja não fosse dificil provar a culpa, ainda são dados como iniputáveis e são tratados como uns coitadinhos que não tem culpa de ter um parafuso a menos...

Alexandre Madeira