segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Celebração do Crisma - Um Dia de Festa

No passado dia 08 de Dezembro, dia de N. Sra. da Conceição, houve festa na Igreja Paroquial de S. Paio de Mondego, Penacova. Celebrou-se o sacramento do Crisma a vinte e quatro pessoas entre jovens e adultos.

Esta celebração muito especial para todos nós, foi de facto festiva e diferente, não só por ser num dia tão especial como é o de N. Sra. da Conceição mas também porque foi ministrada por S. Exa. Reverendíssima D. Albino Mamede Cleto, Bispo de Coimbra, que nos presenteou com a sua presença.

A alegria estava nos corações de todos que confirmaram a sua fé e de todos quantos participaram nesta cerimonia, não só durante a cerimonia dita, como também depois de terminar num lanche-convívio que se fez com a presença do nosso Pároco António Correia Alves, de S. Exa. D. Albino M. Cleto e todos os crismados, famílias e amigos.

No fim entregou-se lembranças da Junta de Freguesia e do Município de Penacova em nome de toda a aldeia ao Sr. Bispo e Párocos acompanhantes e como prova de reconhecimento por todo este tempo de preparação para o Crisma uma prenda ao catequista, para o nosso Pároco e também para S. Exa. o Sr. Bispo um ramo de flores acompanhado por uma carta onde todos os crismados agradeciam a S. Exa. por ter vindo como nosso pastor a esta paróquia desta freguesia tão pequenina, onde expressamos a nossa felicidade por tê-lo na nossa companhia, esperando que cada flor que daqui levou seja sempre o recordar simbólico destes vinte e quatro crismados.











* texto e fotos enviados por Cristina Duarte

9 comentários:

kordeiro disse...

Ora aí está uma cerimónia religiosa a qual cada vez menos estamos habituados a assistir e a participar. Só a titulo de curiosidade, aqui o vosso amigo é baptizado (há quem diga que a água benta estava estragada!), 1ª comunhão, profissão de Fé, Crisma, acólito cerca de 10 anos e sou casado pela Igreja. Faltou-me ser catequista como a minha mãe... Parabéns a todos (crismados e padrinhos!).

Anónimo disse...

Alguém que se queixe se eu estiver enganado, a ultima celebração do Crisma em São Paio foi há 8 anos, quando eu e outros (não vou dizer pq posso não me lembrar de todos) fomos crismados...

Alexandre Madeira

Anónimo disse...

É bom salientar que neste mundo em que vivemos ainda vai havendo pessoas que tem fé e vontade de a confirmar. Parabens a todos.

Anónimo disse...

Foi uma festa bonita, embora de caracter religioso, mas não deixou de ser um acontecimento importante a vinda do Sr. Bispo a esta aldeia tão pequenina mas tão grande no saber receber e na vontade de realizar este crisma que já vinha sendo adiado vezes sem conta.

Zé Duarte disse...

Grande Jorge
Se realmente tens estes Sacramentos todos,não escondo que fiquei bastante supreendido,nenhum foi certamente em São Paio mas deves ter a cedula cristã.

Esta-se bem e em paz
cumprimentos
Zé Duarte

kordeiro disse...

Meu caro Zé Duarte... estás enganado. O sacramento do baptismo foi recebido por mim no longínquo ano de 1974 na Igreja Matriz de São Paio, das mãos do Pároco David Marques! Tenho fotografias a testemunhar esse acontecimento e antes de me casar fui a São Pedro d'Alva ter com o Pároco actual para actualização da cédula (colocar a assinatura e carimbo) segundo os registos existentes! Havemos de fazer um artigo sobre o Pe. David.

Anónimo disse...

sabe Deus o sacrificio que nao foi para alguns!

Anónimo disse...

e mesmo a talhadeira e a escoparo

Anónimo disse...

é mesmo a talhadeira