quinta-feira, 19 de junho de 2008

O Calor e as Festas de Verão...

Caros amigos,
Parece que desta vez é que é… o S. Pedro vai dar algumas tréguas e o calor vem aí… No passado dia 17 comemorou-se o Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca, mas eu nem me atrevi a escrever nada pois provavelmente chamavam-me de maluco (ainda mais…!).

Esta época, há uns anos, era sinónimo da minha chegada a S. Paio. Como alguns de vocês sabem, último dia de aulas e lá estava eu a chegar a S. Paio, na carreira da noite que ia para Meruge. Era um “must”.. 3 meses de férias! Era o começo de um período que se andava de baile em baile, noite após noite.. começava a “época” na Cruz do Soito, São Pedro, Hombres, Castinçal, Ermidas (claro!!), Sobral, a confusão do dia 15 de Agosto com inúmeras hipóteses onde Travanca normalmente era a minha eleita, Pinheiro d’Ázere, Parada e Sanguinheda, Silveirinho e acabava a época na Santa Eufêmia… Havia ainda Sail, Vale do Moinho, Maladão, Cortiça, Paradela, etc. mas, não sei porquê, o meu destino era sempre do São Pedro para baixo… tirando a Sanguinheda e Santa Eufêmia! Era uma média de 2 lts de mistura por dia na Casal Boss (havias de trabalhar, desgraçado!!)…

E o que se fazia nestes bailes? Dois motivos principais: miúdas e cerveja… Valha-me Deus!

Um fenómeno que sempre apreciei nestes bailes foi as “modas”… e o que se entende por “modas”? Estou a falar quer em estilos de vestir… quer em estilos de dançar! Vestir, havia sempre alguém que estava muito-à-frente… mas também só durava um baile ou outro pois a seguir já apareciam umas fotocópias! A dançar, bem meus amigos, aqui era quando os conjuntos irrompiam no meio da noite com uma rockalhada, isso sim, era ver abrir clareiras no meio da multidão para ver aqueles jovens ou nem tanto, a dar largas à imaginação e a demonstrar ao vivo, as horas e horas de treino efectuadas em casa ou numa matiné qualquer… uns, via-se que era muita dedicação, outros que era muito álcool…

Deixo-vos com uma actuação de onde se podem tirar algumas ideias para a época que se avizinha… aconselho a ver o filme até ao fim!!!
-

-
Resumindo, viva o verão, as festas, os emigrantes…

Um abraço,
JC

18 comentários:

Zé Duarte disse...

Kordeiro "Mudasti"

Èpa aquele Jorge que aparcia todos os anos pelo Sto.António,humilde,puro,alegre quanto basta.
Bailes,festas,convívios,miúdas,cerveja,esqueceste os cigarros.
(TUDO FIXE)
Não precisas pedir a Deus que te valha.

UM ABRAÇO

kordeiro disse...

o Zé.. alguma vez havia de trabalhar, não? agora já não dá para ter 3 meses de férias... Era a isto que te referias, certo? pois continuo humilde, puro (só álcool!) e muito alegre...
Um abraço!

Anónimo disse...

Cá para mim também não dizias não a um BEIRÃO?
Uma bebida muito antiga já do tempo da velha senhora e que tinha publicidade em qualquer parede de Portugal.
Agora somos muitos mais a gostar!
Quanto ao filme,por momentos ainda pensei que tinhas para aí alguma coisa do Zé Duarte e do Valdemar agarrados à perna!
Claro que primeiro estavam as moças e agora é ao contrário???? Já vou levar! Porque não tenho juízo? Quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão!!!!

Anónimo disse...

Acho que o video caracteriza muito bem como a juventude da epoca dançava nos bailes de aldeia. É pena, hoje já é muito raro ver estas cenas. O que se vê mais é grupos dedicados a bebidas mais requintadas - Shot's - e à pastilha elastica.

Anónimo disse...

Calor e Festas de Verão......
hum..o calor a serio ainda deve estar para vir...
e as festas de verao vao xegando...
...
mas ja nao é o que era à uns anos...
eu ainda sou do tempo que o cafe, nas noites de verao, se enchia de pessoal, principalmente jovem..
o que era muito agradavel de ver...
tenho pena de hoje em dia haver cada vez menos jovens/crianças em s.paio,..mas muito + pena me poe,a maioria desses jovens que visitavam s.paio a uns anos atras, nao o visitarem agora!
se lhes perguntarmos porque ja nao veem a s.paio, provavelmente nos responderao, '..àh a vida ta dificil..',....ms quando se quer e se gosta dá-se um jeitinho...
VENHAM/VOLTEM A SÃO PAIO, que tantos bons momentos vos proporcionaram!
quanto ao video,esta animado e sugestivo,para quem quiser animar a proxima festa das Ermidas....e claro, para quem quiser levar o 1º premio da maior 'cabra' das ermidas...
..hehehe...

Anónimo disse...

Porreiro pá! Porreiro. :-)))

kordeiro disse...

Para o Catela: Um beirão tb ia!!! Mas naquele tempo era mesmo a imperial: boa, barata e sempre era 25cc. Qto ao filme do Valdemar ou Zé Duarte, nesse tempo ainda não tinha máquina... mas é pena!!

Para a Cristina: as coisas mudam, não é?

Para o Anónimo: eu tb sou desse tempo, um calor desgraçado à noite e um gajo nas imperiais no Tóino. Tb te deves lembrar de muitas vezes a porta do café ser fechada por mim. Tb te deves lembrar de algumas pessoas que faziam parte do dia-a-dia, como o Jaime "da cadeira de rodas" ou o Tóino "Russo"... tb te deves lembrar da quantidade de motorizadas que havia em S. Paio, as saídas em grupos, a fumarada que se fazia... lembro-me de alguém que uma vez, só para vir ao baile das Ermidas veio de Coimbra à boleia até Penacova e dp a pé até S.Paio!
Há pessoal que seguramente não vejo há 8-10 anos.. acho que podiamos fazer um verão "à antiga"...

Para o Sampaiense: porreiro pá.. aparece e participa sempre!!!

PARA TODOS: PORRA, ATÉ QUE ENFIM QUE UM TEXTO NORMAL DÁ ORIGEM A MAIS DO QUE 1 / 2 COMENTÁRIOS!!! OBRIGADO!!!!

Anónimo disse...

Só se lembram e falam de Bailes, Festas, Convívios, Cigarros, muita Cerveja e Àlcool espirituoso.
Não se lembram da fruta da època?
Cerejas, Pêssegos, etc.
E Nêspera que não era nada fácil conseguir!

Anónimo disse...

fazer um verão "à antiga"..?!
eh pah..eu apoio! :)
..mas para isso era preciso crianças, muitas crianças e jovens :) !!!
..pois essa parte da fruta, eu nao fazia parte!!!

kordeiro disse...

Anónimo disse...
Só se lembram e falam de Bailes, Festas, Convívios, Cigarros, muita Cerveja e Àlcool espirituoso.
Não se lembram da fruta da època? (...)

Eu sempre fui muito dado a festas... acham que eu fiquei careca cedo porquê? Muitas festas...
Quanto à fruta, nos bailes de vez em qdo tb havia fruta e da grande... uma vez, para os lados da Costa nem sei por onde andei...!

Falando mais a sério, não sei quem és mas falas de um ponto que pode dar origem a mais um texto! obrigado! o que é preciso são ideias!

Anónimo disse...

Um Verão à antiga?
100% apoiado... se tudo me correr bem este será finalmente o ano que voltarei às Ermidas e à nossa querida festa para recordar com muito carinho e saudade tempos antigos... e muito felizes!!!
Obrigada Jorge pelas recordações que fazes avivar na minha memória, espero encontrar-te (a ti e todos os outros amigos) este ano, seja no Tóino ou nas Ermidas.

Anónimo disse...

Não há dúvida de que os comentários dão outro encanto a este BLOG!
Pena não ser sempre assim!

Anónimo disse...

e por falar m fruta da época... e por falar em nêsperas... concordo com o k foi dito anteriormente... as nêsperas são uma óptima fruta desta época... e por falar nisso... as nêsperas do Carril são uma maravilha! :D

Anónimo disse...

Mau...,o que é que as minhas nesperas tem haver com a outras? Mas é uma verdade há muita "fartura" hoje os jovens não ligam nenhuma a uma cerejeira, uma nespereira, ou a videiras carregadas de frutos, antigamente juntavam-se e de noite faziam autenticos "assaltos" às arvores da vizinhança...

Anónimo disse...

Peço desculpa, por lapso não me identifiquem anteriormente.

Zé Duarte disse...

zeduarteBOAS
PARA JÁ RECONHEÇO QUE O GAJO DO VIDIO DANÇA UM POUCO MELHOR DO QUE EU,QUANTO A JUVENTUDE APARCIA NO VERÃO E OS RESIDENTES ACOMPANHAVAM,NÃO ERA SÓ VAGABUNDISSE,DAVAM-SE UNS MERGULHOS NOS RIOS E BARRAGEM ANDAVA-SE EN TRONCO NU,A NOITE CONVÍVIO,E NO CAFÉ JOGAVA-SE MATRAQUILHOS ETC.

Anónimo disse...

É pá... Tem la calma!

Uma verão a antiga? Tipo quê? 10 ou 15 anos atrás? Recuso determinantemente!!!

Nessa altura a minha noite era beber sumol e jogar as escondidas... Mas ainda dava umas corridas para umas cerejeiras! Agora basta-me esticar o braço pela janela e as nespras e pessegos também não estão longe... (é por isso que adoro São Paio)

Um abraço a toda a malta!
Alexandre Madeira

kordeiro disse...

Alex...

Alguém tem de fazer esse papel!!!

podes tb mascar uma pastilha!!

:-P