segunda-feira, 30 de junho de 2008

FESTA EM HONRA DO SENHOR S. PAIO


Mais um dia agradável, se passou na nossa freguesia, festejando o dia do nosso padroeiro, S. Paio.

A Irmandade Nossa Senhora das Neves e do Santíssimo Sacramento, ficou a contar com muito mais elementos, ao entrarem para fazer parte da mesma e duma “forma bastante corajosa” catorze mulheres, assumindo o seu compromisso e aproveitando para participarem logo no primeiro acto solene que foi o acompanhamento da procissão que percorreu algumas ruas do lugar.

Ao fim de alguns anos de interregno, sabe Deus porquê, voltou a esta terra, a Filarmónica de S. Pedro de Alva que abrilhantou a procissão, tocando a compasso, dando outro entusiasmo às pessoas que acompanhavam.

Não há qualquer dúvida que, não tem nada a ver uma coisa com e sem.

No final do dia, houve confraternização nas Ermidas, onde foi servida chanfana, febras assadas e vinho de qualidade aos presentes o que, fez com que alguns já viessem um pouco mais alegres para casa, esquecendo a crise e o resto que por aí anda.

No sábado houve baile, abrilhantado pelo conjunto MONDEGSTAR, que animou a malta até de madrugada e apesar de a participação não ter sido a mais desejada, em virtude de existirem vários festejos nas localidades vizinhas, ainda se comeu mais uma bela sardinhada e os que lá estavam deram mostras de se estarem a divertir bastante.

Por tudo o que têm feito de bom, mais uma vez apresentamos os nossos parabéns à Comissão de Festas das Ermidas!!!
-


10 comentários:

kordeiro disse...

Não posso deixar passar esta ocasião para dirigir os meus parabéns a todas estas moças e jovens senhoras que tiveram a coragem de dar este passo. Vai-se lá saber o porquê, uma vez que não era por causa dos estatutos, a Irmandade nunca tinha tido uma senhora. Ora aí está, em vez de 1, estão aí catorze e de certo que haverá mais algumas que tomarão a mesma decisão.
Partilho também com vocês a alegria e emoção que esta notícia causou na minha mãe. Estava a ver que lhe dava uma coisinha má. Bem hajam! Para vocês terem uma ideia do que a Irmandade significa para alguns, um dos poucos pedidos do meu avô Francisco foi que a "opa" que ele usou a sua vida toda, o acompanhasse tb na morte. E assim foi! A "opa" foi com ele para a sua última morada terrena!

Anónimo disse...

Foi-me feito um apelo para fazer parte da Irmandade de N.Sra. das Neves, e logo aceitei com muito respeito, orgulho e fidelidade à devoção de N. Sra. Dai a formar um grupo de 14 pessoas não foi uma tarefa dificil. As mulheres quando querem surpreender... conseguem!

Anónimo disse...

Mais um dia que se fez historia em S. Paio! Foi preciso ter coragem! Parabens a todas! :-)))

Anónimo disse...

Sr.Kordeiro pode me dizer o k é a irmandade e para k serve? lol

Anónimo disse...

PARABENS :) a todas!!!
beijitos

Anónimo disse...

no meu tempo nao era nada assim...
estas modernices....

kordeiro disse...

para o anónimo: 1º não me trate por Sr. pois isso mete-me logo mais 10 anos em cima. 2º não serei a melhor pessoa para lhe explicar em concreto as funções especificamente da Irmandade de s. Paio, mas aqui fica a explicação generalista de uma Irmandade.

Sua característica principal é o caráter leigo no culto católico. Cada irmandade tinha seu próprio estatuto ou compromisso. Ele definia as normas de funcionamento da associação e os direitos e deveres de seus membros. O estatuto deveria ser aprovado pelo rei de Portugal, como Grão-Mestre da Ordem de Cristo. A irmandade tinha autonomia para administrar seus bens, que consistiam na arrecadação aos seus associados e heranças dos congregados.

Para manter o culto ao santo padroeiro da organização, era necessário ao menos um altar para a devoção. Às vezes já havia uma capela ou ermida dedicada ao santo e a função da associação era zelar por ela. Outras vezes, as irmandades se reuniam em um pequeno oratório e a irmandade busca angariar recursos para a construção da capela. As irmandades com menos recursos contentavam-se com um altar lateral em uma igreja que já tem um santo principal. Era comum que uma mesma igreja fosse dividida por várias irmandades. Foi no século XVII, durante o ciclo do ouro, que as irmandades intensificaram sua organização, com construções ricas e suntuosas.

Estas associações desempenharam um papel para além do religioso. Seus membros criaram laços de solidariedade e ajuda mútua: promoviam sepultamentos dignos para seus membros, oravam pelas almas dos falecidos e assistiam seus órfãos e viúvas. Era comum que um membro da irmandade designasse sua alma como herdeiro. Assim, seus bens eram administrados pelos irmãos e garantiam a realização de missas pela alma do morto, intercedendo assim pela sua salvação no juízo final.

As festas religiosas e procissões eram um momento privilegiado de convívio social, sobretudo para as mulheres, que viviam restritas ao ambiente familiar. As procissões eram o ponto alto para os membros das irmandades: cada uma tinha sua vestimenta, cores e estandardes que lhe davam reconhecimento interno e externo.

Espero ter ajudado...

Anónimo disse...

Caro Jorge este comentário dava um excelente post. Darei mais novidades sobre Irmandades e não só em breve. Um abraço.

Anónimo disse...

Obg pelo esclarecimento. :-)

ANTONIO LOPES disse...

SUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS 2011: LUCAS & MATHEUS (dupla brasileira) site www.lucasematheus.com, LÉO & LEANDRO (dupla brasileira) site www.leoeleandro.com.pt e AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON site www.ivason.com. Contactos: ANTÓNIO LOPES 960195669/913729192, endereço electrónico: antonio.alproducoes@gmail.com