sexta-feira, 9 de agosto de 2013

ERMIDAS 2013 - O DOMINGO...


Caríssimos amigos,
 
Domingo é o dia! Desaparece o sono, salto da cama… Chegado à Igreja Matriz quase nada se passa! Esfreguei os olhos e olhei para o relógio novamente! Pensei em ligar para o Zé Duarte para expôr a ocorrência, mas não… avaliei mal a situação e o relógio estava certinho! Onde se meteu o Povo? Aqui um pequeno reparo à ausência de foguetes: eram caros, eram…! Eram um perigo, eram sim senhor…! Mas que davam jeito, ninguém duvide!
 
Adiante, 11:30 hora de começar a procissão e ainda andávamos ali todos a ver quem leva qual andor, há gente para todos, acertam-se ombros… tudo ok! 11:45h a procissão a sair! 45 minutos para estar tudo dentro da Capela das Ermidas… Tudo (?!) é como quem diz!
 
Uma nota para uma realidade da Procissão: os andores estavam lindíssimos! Uma decoração fabulosa! Não, meus amigos… não foi mais dispendiosa! Por vezes, quando se entrega um trabalho sempre à mesma empresa, corremos o risco de ano após ano as coisas caírem um pouco na rotina! Nada disso!!! Quem é profissional, é assim mesmo…Surpreende e a mim surpreendeu mais um ano muito pela positiva. E, destaque para o andor da Nossa Senhora das Neves que estava lindíssimo! Um manto violeta (rôxo… desculpa Mauro), lindo, lindo…!
 
Continuando a procissão que com a conversa já deve ir à passar a Junta para cima… Calor, muito calor à hora da procissão, com assistência da Comissão de Festas com umas águas! Muito obrigado…!
 
Chegamos às Ermidas a tempo e horas da Missa que estava marcada para as 12.30!
 
Missa celebrada e/ou gargantas refrescadas, sai a procissão para dar a volta ao arraial das Ermidas e juntam-se 2 fogaças ao cortejo!
 
A Filarmónica sobe ao coreto para actuar um pouco como aperitivo de almoço e o Alfredo, mais um ano é o nosso leiloeiro de serviço para as fogaças! Foi a primeira embora, vai a segunda embora com direito de repetição! Alcides, para o ano!… não desistas, rapaz!
 
Almoço em família como ditam as regras, regressamos às Ermidas para ver o rancho actuar e as concertinas! Tradições e instrumentos populares que alegram qualquer local! Uma tarde com entretenimento e boa disposição para mandar mais uns finos abaixo!
 
Segunda nota do texto: gostei de rever pessoas que não apareciam há anos na festa. Circunstâncias das suas vidas e a vinda à S. Paio nem sempre é possível! E gosto de ver sempre todos aqueles que fazem questão de não falhar… Paulo Casimiro, Nelson da fábrica e o Frederico, Luis Mendes, António Costa, o Carlos Miguel (Michel para os amigos!), Jorge Pinto, Zé Brandão e família são alguns dos dois exemplos que falei… e muito mais mas não consigo enumerar todos! Memofante, não é...?
 
À noite, novamente uma estreia no palco das Ermidas com os BAND’ALHOS! Olha aí está outra revelação! Os homens tocam sem parar, fazem alguma comédia em palco, e é sempre a aviar cartucho, sempre música popular portuguesa, próprio para um arraial que quer dar ao pé!… Queriam parar às 2:00 da manhã! Pois queriam mas, infelizmente, não foi possível… O pessoal puxou por eles, esticou e os homens transformaram-se em Ponto & Vírgula! É assim mesmo… Parecia o “Quando telefone toca” com os discos pedidos...
 
Nestes casos, o que diria o La Féria?? Isso mesmo: Grande Noite!!!! Eu acrescento: Grande, Grande Dia (Noite incluída!)...
 
Ontem referi 2 coisas: que não voltava a falar do tempo e que falava da Mordomia mais tarde... estou a cumprir!
 
VER MAIS FOTOS AQUI!

Volto em breve!
JC

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabens pela linda procissão. Desejo a todo o povo de Sao paio sucesso para que possam continuar essa festa. Festa que eu sempre adorei. Ao ver todas essas fotos senti commo um aperto no meu estomago e minha respiração parou alguns segundos...
obrigado a todos, por me terem sempre acolhido com simpatia.
Um abraço
Ludovino ANDURAO