quinta-feira, 8 de agosto de 2013

ERMIDAS 2013 - O SÁBADO...


Meus amigos,
 
Cá vamos nós continuar em mais uma ressaca da Festa das Ermidas.
 
Como todos os anos, a Festas tem surpresas! Nem que seja alguém que aparece de novo...
 
Como diz o Ângelo: “Na minha aldeia nós queremos é festa, e bailaricos nas noites de verão… toda a malta no baile ajuda, porque o País anda em contenção….”
 
Este ano acho que ficou provado que há fórmulas económicas que resultam muito bem e que o futuro dos arraiais de festa é isto mesmo: a parte religiosa e na parte de animação nocturna, conjuntos que cumpram e provem que são tão bons como os ditos grandes mas que são economicamente viáveis para as receitas que hoje em dia este tipo de festas têm. Todos gostávamos de ter o conjunto Y ou X, ou até mesmo o artista K a actuar no palco, mas temos de ser racionais… e nesse aspecto, na minha opinião (repito: minha opinião), a Comissão de Festas fez uma escolha acertada. Se tivesse lá o conjunto Y trazia mais gente de fora? Talvez, mas não seria proporcional à receita, com toda a certeza…
 
Já pelo segundo ano, acho que os nossos vizinhos do Sobral vão ter mais sorte que nós pois prevê-se que no próximo fim de semana estejam temperaturas altas e noites a rondar os 20ºC…  Isto faz toda a diferença numa caixa de uma festa.
 
Mas já lá vamos! Cheguei sexta à noite a S. Paio! De sexta pouco se conta pois tudo acontece já na madrugada de sábado! Certo? Eh.. Eh…
 
Sábado, o dia começa com o tractor bem decorado, com “Os Verdadeiros Artistas”, a fazer a arruada ao Povo para recolher algumas ofertas para o leilão, quermesse e algumas ofertas monetárias de última hora. Músiquinha tocada à minha porta, fatia de bolo e Porto no bucho e lá seguiram eles…
 
O aperitivo de almoço já foi nas Ermidas e prolongou-se durante a tarde… é sempre um dia mais social. Ver quem chega, falar aos amigos, beber um copo e assim por lá ficamos. Deveria a tarde de sábado ser mais dinâmica? Como antigamente, uma prova de atletismo, uma prova de bicicletas, qualquer coisa…. Talvez levasse mais pessoal à tarde lá acima. Uma ideia… não é crítica! Só posso falar depois de dar o exemplo! Aí ganho esse direito… de falar! Criticar, ninguém merece ser criticado...! A trabalhar horas a fio sem ir à cama, não é para todos! Mas falarei da Mordomia mais tarde!
 
A noite tudo muda… para já, fica escuro, mas as Ermidas têm um brilho natural (não, não são os holofotes dos eucaliptos centenários!) … A iluminação do arraial é bonita, a decoração, mais uma vez estava muito bem conseguida! De resto, um frio do caraças, com um vento que gelava os ossos. Esta situação é transversal às restantes noites, pelo que não volto a falar deste assunto… este ano não apareceu a chuva mas tivemos os H2O que não meteram água e cumpriram na perfeição o papel de animar um arraial que precisava de movimento no dancing! E ele apareceu… Resistentes, foram até quase às 5 da manhã! As bifanas estavam óptimas! O baile acabou mais cedo…! Como diria o La Féria: Grande Noite!
 
Este foi o sábado… amanhã contarei como foi Domingo!
 
 
Até amanhã!
JC

Sem comentários: