sábado, 11 de agosto de 2012

ERMIDAS 2012 - o sábado....


Meus amigos,

Volto para vos falar do dia de sábado. Sábado acordou fresquinho, tal como tinha sido a noite… Despertou-se cedo pois tinha de receber “Os Verdadeiros Artistas” a darem a  volta ao Povo a recolherem mais algumas ofertas da população… quer fosse em bens monetários, qualquer coisa para leiloar ou para a quermesse.

Esperei pela fresca mas o pessoal apareceu por volta das 10H e ainda bem pois já o sol estava descoberto… uma músiquinha, um copo e lá foram eles…

No início do Povo, aconteceu algo surpreendente… “Os Verdadeiros Artistas” tiveram concorrência ao seu nível! A minha prima Lourdes, marido e amigos, dotados em termos musicais não tiveram qualquer tipo de intimidação em pegar nos cavaquinhos, ferrinhos e tambor e inverterem os papéis! Depois de ouvirem a actuação, foram eles que deram também música!  Muito bem! Podem VER AQUI um pequeno vídeo que mostra as 2 situações…

Após isto, resolvi ir dar uma volta e ao passar nas Ermidas, a camada de espuma mantinha-se com cerca de uns 30 cm de altura. O sol e vento por volta do meio-dia fizeram o papel deles e limparam o dancing!

A tarde foi calma, conversa, mais conversa, rever amigos (Tiago Mateus, gostei de te rever...) e uns copos para compor! Ao sol estava-se bem, à sombra nem por isso e começava-se a adivinhar o que seria a noite… a nível de temperatura!

Mas como eu sempre disse, as Ermidas é um local extraordinário, um Arraial único nas redondezas que as pessoas gostam de visitar. Não foi uma enchente como nos anos dourados das Ermidas, ou pelo menos em noites quentes, mas estava um Arraial bem composto, com o dancing bastante cheio e o conjunto, embora o nome pudesse enganar, não meteram água e cumpriram a sua obrigação de manter o pessoal activo a dançar, de ouvido contente pela música e motivado para resistir ao frio… O pessoal gosta de um bom bailarico de Arraial! Música popular portuguesa q.b.

Eu gosto de ver os “puros”, como eu lhes chamo… aqueles que ainda vão ao baile de motorizada, pente no bolso, pedem para guardar o capacete no bar e vão controlar e dançar umas modinhas com a rapariga que trazem debaixo de olho… sempre sob o olhar atento de uma mãe ou avó! Muitas recordações vêm à memória… principalmente por causa do cabelo!

Ora bem, 2h30m da manhã, são horas do baile acabar que mais logo temos uma procissão para fazer!

VEJAM FOTOS AQUI

Até ao texto de Domingo!

Um abraço,
JC


Sem comentários: