terça-feira, 28 de agosto de 2012

ERMIDAS 2012 - o domingo....


Meus amigos,

Pelo tempo parece que a Festa durou alguns 8 dias… para alguns durou bem mais!

Mas vamos continuar o capítulo que deixei pendurado e que aqueles que não puderam estar presentes talvez procurem dia após dia…

O Domingo da Festa é sempre o dia emblemático dos festejos. Por tudo! Começa logo pela manhã com a chegada da Banda Filarmónica Povoação. Ruas percorridas e chegada da mesma à Igreja Matriz de S. Paio. Estamos no centro da vila e aqui também se centram as atenções. A preocupação de alguns é a preparação dos andores, de outros a interrogação de como levar todos os andores para as Ermidas. Os candidatos são escassos… Será? O Povo pode tardar mas não falha… e os andores foram todos! É assim há muitos anos, assim esperemos que continue a ser por outros tantos! Os Santos estavam mesmo destinados a sair à rua…

Sobre a Procissão, não há muito a contar. Não sei se alguém encomendou um dia mais fresco, mas assim foi melhor...

A chegada às Ermidas fez-se à hora marcada e aqui os Todos esperaram pelo Sr. Prior… Uns optaram por esperar dentro da Capela, Outros cá por fora… e sem opção! É assim…

Celebrada a Eucaristia, sai a Procissão para a volta ao arraial… tudo normal e com a beleza a que nos habituamos ao longo destes anos.

Havia 2 fogaças para fazer e ainda bem que o som voltou ao arraial pois foi uma ajuda preciosa… A Quermesse também abriu para alegria dos mais novos.

Hora do almoço. A tarde foi calma, com a actuação e despedida da Filarmónica. A noite prometia pois foi o regresso dos GOMAPE a S. Paio. E assim foi… Uma noite atípica de Agosto, com um frio que penetrava nos ossos, valia por todo o movimento que havia no palco e o bom e largo reportório de música que os Gomape trouxeram. O arraial estava muito bem composto e tenho a certeza que a noite fria que se fazia sentir foi motivo para a desistência de muitos mais para visitarem as Ermidas. Só para terem uma ideia, as noites estiveram tão frias que até 2ª feira à tarde não havia candidatos ao prémio da maior cabra! Mas elas apareceram…

Do Domingo, pouco mais haverá a dizer… mais um dia na Festa em que a equipa de mordomos e mordomas fizeram tudo para que os outros, como eu, se sentissem bem, divertidos, orgulhosos!

A 2ª e 3ª feira da Festa vou ainda publicar esta semana e aproveito faço logo um “2 em 1”…


JC

Sem comentários: