Quando eu vos dizia num texto anterior acerca do Dia da Espiga que "essa reportagem fica mais tarde, com algumas surpresas pois a tradição ainda é o que era", não me estava a referir à reportagem do pessoal que estava nesse dia nas Ermidas, mas sim sobre uma família que manteve a tradição.
Como é do vosso conhecimento, pois tal já aqui foi referido, antigamente o Dia da Espiga, era celebrado com as famílias espalhadas pela Gandara a merendar nas suas fazendas. Suponho que até houve um ano em que fizeram uma missa campal na Gandara. Os mais antigos podem confirmar esta situação…
Ora, no sentido de fazer algo diferente do que tem acontecido nos últimos tempos e alterando um pouco o local da merenda pois a Gandara hoje em dia não é mais do que um vasto eucaliptal com alguns pinheiros que ainda escapam ao nemátodo, houve quem se deslocasse até a uma antiga fazenda da família e foi merendar nesse final de tarde à ribeira da Bogueira!
Certamente que as condições não foram as mesmas do que nas Ermidas, mas o sossego e paz que se sente num local destes e ao pé da água da barragem, compensa qualquer desconforto!
Fica aqui uma foto para mais tarde recordar o dia em que as merendas voltaram ao campo!
Um abraço,
JC
Sem comentários:
Enviar um comentário