sábado, 29 de novembro de 2008

FOTOS DAS ERMIDAS - TARDES DESPORTIVAS...

Caros amigos,

Para acabar com o arquivo de fotos da festa das Ermidas que era longo e que assim só restam meia dúzia delas para uns flagrantes, nada como num dia como o de hoje (frio e chuvoso mas por enquanto ainda sem neve!!) vos mostrar umas fotos das actividades desportivas que ocorreram durante os 4 dias da Festa, debaixo de sol e calor!
.
Por tudo aquilo que foi feito e ficou gravado neste blog, foram 4 dias de plena "festa". Agora só nos resta esperar por 2009! Até lá, ficam com fotografias!


Um abraço,
JC

* fotos da Diana e Zé Alberto.




















segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O rapaz do saxofone...

Meus amigos,

Hoje venho ao blog para, mais uma vez, vos falar deste jovem rapaz, na flor da idade, de seu nome Alexandre Madeira.

O rapaz este ano parece que decidiu arriscar tudo!

Foi o acabar o curso, depois foi entrar para o mestrado na mesma área e candidatou-se e conseguiu (!!!) ser um dos 12 jovens de diferentes países que formam todos os anos o “The European Saxophone Ensemble (the ESE)”.

É de realçar que estes 12 jovens foram escolhidos em audições efectuadas após candidatura de largas dezenas. Uma equipa de diferentes países (Alemanha, Áustria, Inglaterra, Hungria, Holanda, Polónia, Bélgica, Letónia, Itália, Portugal, Espanha e França), mas unidos pela língua universal que é a música.
.
O objectivo principal é quebrar as barreiras entre os diferentes tipos de música, principalmente clássica, moderna, tradicional e música improvisada. Isto, naturalmente, é um desafio artístico! Em Outubro gravaram um CD e agora, o nosso Alex vai partir novamente para culminar o seu trabalho com espectáculos pela Europa.

Letónia - 1 de Dezembro
Estónia - 3 de Dezembro
Polónia - 4 de Dezembro
Roménia - 7 de Dezembro
França - 9 de Dezembro
Bélgica - 11 de Dezembro

O blog deseja-lhe felicidades e boa sorte em mais “umas internacionalizações”! (Grande, fica ao teu critério a interpretação das minhas palavras!!!)

Um grande bem-haja para vocês!
JC

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

DO QUE DE BOM SE PRODUZ CÁ NA ALDEIA!!!!

Meus amigos,
Se alguém tinha dúvidas da capacidade deste homem como agricultor dedicado e amigo da sua horta…..
.
É caso para dizer: "Agarra-te à... beterraba, Zé!!!"
.
Não sei em que terra foi cultivada, não sei com o quê foi regada, não sei que raio de estrume levou (porque o Zé não é pessoa de usar fertilizantes químicos!), não sei que raio de espécie esta beterraba é... mas que é grande, é!
.
Acho que o Zé passou horas e horas a vigiar esta obra-prima da natureza, muito sangue, suor e lágrimas, chegando até a suscitar algum ciúme na pessoa da sua cara-metade, tão tamanha era a atenção dedicada a esta planta.
.
Também não sei qual o destino que esta beterraba teve, mas certamente que o Zé nos irá contar!
.
Um grande bem-haja para o amigo Zé Duarte, participante activo do blog!
JC












segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Comunicado / Informação



A Associação Cultural e Desportiva de S. Paio de Mondego, dispõe agora de um endereço de e-mail – acdspaio@gmail.com – onde com isso pretende que haja uma participação mais activa dos sócios e seus simpatizantes que queiram participar com sugestões e/ou opiniões, sobre o que por cá se vai ou pode fazer, e que serão bem-vindas desde que se enquadrem com as actividades que esta Associação organiza e/ou apoia.

Contacte-nos e participem.

O Presidente da Associação C.D.S.Paio.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Flagrantes da vida real...

Qualquer semelhança é pura coincidência!!!!

Bem-aventurança e um fim-de-semana ospicioso!
JC

PS: vamos ver como corre a mudança....!




segunda-feira, 10 de novembro de 2008

OUTROS ROUBOS...

No sentido de vos dar a conhecer mais roubos que aconteceram na nossa história, hoje, deixo-vos com as provas que ainda possuímos, dos roubos que foram feitos a quando da implantação da primeira República.

Em 1910, todas as propriedades que a Igreja possuía em S. Paio de Mondego, passaram a ser do Estado Português. Não se lembraram na altura, de que as referidas propriedades já seriam do povo e não da Igreja.

Ao colocar estas palavras, posso ser criticado mas aceito a critica sem contudo deixar de expressar a minha opinião.

Seja como for, as fotos que vos deixo, mostram que em 1921 no tempo de António José de Almeida, Presidente da República natural da Freguesia de S. Pedro de Alva do nosso concelho o povo voltou a juntar-se e tendo feito um peditório, conseguiram angariar dinheiro para voltar a comprar em hasta pública, tudo o que era da Igreja, excepto algumas coisas que sendo fora da Freguesia, não houve intenção de as manter e até porque o dinheiro não nascia da terra.

Desta feita, foi tudo comprado em nome de Aires Cordeiro que depois doou juntamente com a sua mulher, as referidas propriedades à Freguesia de S. Paio de Mondego.

Deixo-vos também, uma foto do livro mais antigo desta terra que também andou perdido por terras vizinhas, tendo sido devolvido já depois de 1921.

Foi mandado encadernar pelo senhor José de Sousa Lemos, digníssimo benfeitor desta terra e encontra-se à guarda da Igreja.

As fotos incidem sobre as provas de compra e ainda se pode ver a assinatura do Presidente da República Portuguesa.












* Fotos e texto enviados por António Catela
-

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

MAGUSTO 2008





A ACDS.Paio organiza no próximo domingo, dia 9 de Novembro,
um magusto nas Ermidas, para todos os sócios e amigos, com início às 15H30m.