segunda-feira, 10 de novembro de 2008

OUTROS ROUBOS...

No sentido de vos dar a conhecer mais roubos que aconteceram na nossa história, hoje, deixo-vos com as provas que ainda possuímos, dos roubos que foram feitos a quando da implantação da primeira República.

Em 1910, todas as propriedades que a Igreja possuía em S. Paio de Mondego, passaram a ser do Estado Português. Não se lembraram na altura, de que as referidas propriedades já seriam do povo e não da Igreja.

Ao colocar estas palavras, posso ser criticado mas aceito a critica sem contudo deixar de expressar a minha opinião.

Seja como for, as fotos que vos deixo, mostram que em 1921 no tempo de António José de Almeida, Presidente da República natural da Freguesia de S. Pedro de Alva do nosso concelho o povo voltou a juntar-se e tendo feito um peditório, conseguiram angariar dinheiro para voltar a comprar em hasta pública, tudo o que era da Igreja, excepto algumas coisas que sendo fora da Freguesia, não houve intenção de as manter e até porque o dinheiro não nascia da terra.

Desta feita, foi tudo comprado em nome de Aires Cordeiro que depois doou juntamente com a sua mulher, as referidas propriedades à Freguesia de S. Paio de Mondego.

Deixo-vos também, uma foto do livro mais antigo desta terra que também andou perdido por terras vizinhas, tendo sido devolvido já depois de 1921.

Foi mandado encadernar pelo senhor José de Sousa Lemos, digníssimo benfeitor desta terra e encontra-se à guarda da Igreja.

As fotos incidem sobre as provas de compra e ainda se pode ver a assinatura do Presidente da República Portuguesa.












* Fotos e texto enviados por António Catela
-

7 comentários:

kordeiro disse...

NOTA: a barriga que aparece na foto não é a minha!

Alexandre disse...

Muito obrigado a todos que durante estes séculos de existência da nossa terra trabalharam e contribuíram para que hoje tenhamos estes documentos de inegável valor histórico.

Embora não esteja propriamente ligado à história, acho uma óptima iniciativa tornar pública a existência destes documentos. Concerteza que eles até já seriam públicos e que diversas pessoas sabiam da sua existência, mas este meio facilita a divulgação dos mesmos.

Perguntas para quem me souber responder:

Estes documentos (e outros possivelmente existentes) já foram devidamente estudados e relacionados não só com o que se passou em São Paio, mas sim com todo o contexto da época?

Ainda virá alguém fazer uma oração de sapiencia sobre São Paio!

Alguém sabe se há documentos relativos a algum tipo de actividade musical na nossa terra? Poderia dar uma boa base para uma tese em etnomusicologia.

Anónimo disse...

Parabéns pelo post.
Isto sim interessa a quem visita esta página. Ou devia...
Agora, "Amesterdão"?!

kordeiro disse...

Amesterdão fica nos arredores de S. Paio... por isso é interessante!

Eu quando compro um jornal tb não leio tudo o que lá vem escrito... só leio o que me interessa. E não é por causa disso que o deixo de comprar...

PS: estavam com saudades, digam lá..!

Anónimo disse...

e é sempre o mesmo..

Country : Portugal (Facts)
State/Region : Coimbra
City : Coimbra
Lat/Long : 40.2, -8.4167 (Map)

Alexandre disse...

"Estavam com saudades"

Ui! Nem te conto! Isto sem cobardia e jogos de bastidores nem tinha graça nenhuma!

Qualquer jornal tem uma secção de jogos, piadas, adivinhas, cromos, apanhados, horóscopos e afins!

Anónimo disse...

Lat/Long : 40.2, -8.4167 (Map)

Boa caçada! ;)