Mostrar mensagens com a etiqueta Igreja. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Igreja. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Melhoramentos na Igreja Matriz... continuam!


Meus amigos,
 
Só para vos mostrar as obras que continuam a decorrer no Adro da Igreja Matriz.
 
Preparativo para a colocação da pedra do calçadão desde do cimo das escadas até à frente da Igreja...
 
No Santo António, penso que já acabaram, mas não consegui tirar fotos pois estavam lá carros estacionados… talvez daqui a uns dias.
 
De resto, aproveita-se o sol para meter as culturas em dia!
 
Abraço,
JC
 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Melhoramentos na Igreja Matriz e no Santo António...


Meus amigos,

como já vos tinha dito, alguns melhoramentos ocorrem por S. Paio. Quem passa pela Igreja Matriz, vê aquele Adro virado do avesso, mas não sabe o que se passa lá por dentro... Eu fui lá espreitar!

Vi uma sacristia toda remodelada, em que foi retirada uma parede... se bem me entendem, quando se entrava vindo da rua, havia a primeira divisão (onde há o acesso para o sino e coro), depois entrava-se numa sala intermédia que tinha um armário grande e depois a sacristia com aquele grande móvel de gavetas... É a divisão que o Padre usa para se paramentar (vestir)! 
Hoje há essa primeira sala e depois um salão amplo! Ou seja, juntaram as 2 salas (a sacristia a intermédia)! O adro espera por melhor tempo para também ser remodelado.

No Santo António, não entendi o que andam a fazer mas certamente que é para dar um jeito naquele pequeno jardim em redor das Alminhas.

Ficam aqui umas imagens! CLIQUE AQUI!!

Abraço,
JC



terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Melhoramentos por S. Paio...


Meus amigos,

A aldeia não pára! A última vez que estive em S. Paio, pude observar algumas mudanças!

Uma delas foi a reparação do muro em frente ao cemitério. O canto do jardim (situado em frente ao portão principal), de quem vai do lado de S. Paio, estava derrubado já há algum tempo. Se bem me recordo, foi um camião que entrou na valeta e deixou cair parte da carga.

Outra obra, é o alargamento do caminho ao lado da Igreja que vai lá para baixo direito aos lavadouros! Há cedência dos proprietários para que se possa alargar o caminho de modo a se conseguir passar com um tractor médio.

Não vi, mas os anexos à Igreja também está a ser reparados, ou seja, a sacristia e a sala ao lado. A manutenção é precisa para não se deixar degradar mais as infraestruturas...

Até breve,
JC

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Para onde vais.. cacto?


Meus amigos,

Depois de há alguns anos S. Paio ser palco da cultura de beterrabas tamanho 3XL, é agora a vez de um cacto que tem uma pernada um pouco fora do vulgar.

Dizem que são plantas que necessitam de pouca água mas, o que é certo é que este ou foi do muito sol durante o Inverno, ou da chuva tardia, algo fez com que ele crescesse descontroladamente em altura. 

Se fosse uma couve, a admiração não seria tanta mas num cacto é algo estranho. Quem por lá passa não fica indiferente a este fenómeno.

Qualquer dia ainda penduram uma chouriça ou um bacalhau na ponta! De qualquer modo a Junta devia informar a Protecção Civil para vir colocar uma luz de presença por causa do tráfego aéreo... só para no futuro não haver chatices!

Abraços,
JC


terça-feira, 25 de maio de 2010

Recordar é viver...

Meus amigos,

Hoje volto ao blog com um tesourinho do tempo, a continuação da nossa saga “Recordar é viver…”.

Vamos fazer uma viagem até 1970, esse ano longínquo do século passado. Eu estava a 4 anos de vir ao mundo! Parece que o relógio da torre da Igreja estava constantemente a avariar-se. Ora, na aldeia, tal como fui sempre habituado, o relógio que manda é o da Igreja. Quantas vezes não me lembro a minha avó, quando estávamos em casa ou pelo campo e o relógio começava a dar as horas e ela dizia: “shiúú.. ora escuta!” e assim nos regulávamos.

Nesse ano de 1970, a Confraria de Nossa Senhora das Ermidas e a Fabrica da Igreja decidiram fazer um peditório com o propósito de angariação de fundos para a compra de uma máquina nova, a fim de substituir o relógio que se pensava ter sido adquirido por volta do ano de 1880.

Aos conterrâneos e amigos que se encontravam mais longe foi enviado uma carta que se pode ver na foto. O papel tinha um picotado pelo qual se destacava a parte de baixo e se devolvia, como comprovativo do donativo enviado.

Dos homens que assinam o papel, só um está connosco. É ele o ti’Joaquim “do Valeiro”!

Mais uma demonstração da união do povo, pois o que é certo é que o relógio está lá.

Eu tenho comigo um destes papéis original, são bocados de história que marcam passagens e que nos fazem também recordar de algumas pessoas, ao ver o nome delas.

Um abraço,
JC

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

OUTROS ROUBOS...

No sentido de vos dar a conhecer mais roubos que aconteceram na nossa história, hoje, deixo-vos com as provas que ainda possuímos, dos roubos que foram feitos a quando da implantação da primeira República.

Em 1910, todas as propriedades que a Igreja possuía em S. Paio de Mondego, passaram a ser do Estado Português. Não se lembraram na altura, de que as referidas propriedades já seriam do povo e não da Igreja.

Ao colocar estas palavras, posso ser criticado mas aceito a critica sem contudo deixar de expressar a minha opinião.

Seja como for, as fotos que vos deixo, mostram que em 1921 no tempo de António José de Almeida, Presidente da República natural da Freguesia de S. Pedro de Alva do nosso concelho o povo voltou a juntar-se e tendo feito um peditório, conseguiram angariar dinheiro para voltar a comprar em hasta pública, tudo o que era da Igreja, excepto algumas coisas que sendo fora da Freguesia, não houve intenção de as manter e até porque o dinheiro não nascia da terra.

Desta feita, foi tudo comprado em nome de Aires Cordeiro que depois doou juntamente com a sua mulher, as referidas propriedades à Freguesia de S. Paio de Mondego.

Deixo-vos também, uma foto do livro mais antigo desta terra que também andou perdido por terras vizinhas, tendo sido devolvido já depois de 1921.

Foi mandado encadernar pelo senhor José de Sousa Lemos, digníssimo benfeitor desta terra e encontra-se à guarda da Igreja.

As fotos incidem sobre as provas de compra e ainda se pode ver a assinatura do Presidente da República Portuguesa.












* Fotos e texto enviados por António Catela
-