domingo, 19 de outubro de 2008

Amesterdão...

Caros amigos,

Como já devem ter reparado, as coisas aqui pelo blog andam um pouco mais paradas. Não que não tenha material para colocar mas devido a uma falta de tempo por minha parte.

Os fins-de-semana também têm sido um pouco agitados, ainda agora venho a chegar de mais um. Foi o casamento da minha prima, depois foi uma saltada de 4 dias até ao norte da Europa.

Pois é, fui até Amesterdão. Uma cidade curiosa, num país curioso, no mínimo. Uma arquitectura muito bonita, que se estende ao longo de canais de água, misturada com um ambiente de coffeeshop’s onde se pode comprar e consumir algumas drogas leves, algumas zonas onde a atracção turística são as mulheres que oferecem os seus serviços expostas nas montras como se de qualquer artigo se tratasse. Muitos museus, muitos diamantes, e acima de tudo muita bicicleta!!! Uma cidade onde as bicicletas têm prioridade sobre tudo e todos… Por algumas vezes não levei com uma em cima por pura sorte... Pensei que ao menos respeitassem passadeiras para peões, mas enganei-me!!! Trim-trim e lá vai bicicleta!!! De resto, lá dei por mim de museu em museu, de igreja em igreja e experiências alucinantes e únicas em fábricas de lapidação de diamantes! Ah.. andar a passear de barco pelos canais também é giro e poder observar algumas das 2500 casas-barco que existem nos canais de Amesterdão.

Enfim, muitos de vocês provavelmente já lá estiveram, agora foi a minha vez… 4 dias deu para registar 532 fotos!

Um abraço,
JC

9 comentários:

Alexandre disse...

Grande Jorge!

Também já tive o prazer de estar uns dias em Amesterdão, em trabalho, e concordo com o que dizes, só é pena não exemplificares melhores a quantidade de bicicletas que lá andam.
Nesta foto mostras umas cinquentas, mas perto da centraal station há um tipo um parque de estacionamento com seguramente dezenas de milhares.
Viste os papa reforma lá do sítio? Com uma argola no parachoques davam um bom porta chaves!!!
Os coffeeshop's com a ementa especificando qualidade, quantidade e preço, sempre com movimento, quer a noite para quem não tem sono, quer de manhã para quem se prepara para um dia de trabalho! Cheguei a ver pessoal de fato as 7h30 a fumar como se de um normal café da manhã se tratasse!

Abraço!

kordeiro disse...

Alexandre disse:
"Nesta foto mostras umas cinquentas, mas perto da centraal station há um tipo um parque de estacionamento com seguramente dezenas de milhares."

Boa, Alex... sim, também vi! do lado direito de quem sai da estação. Um parque de estacionamento de 3 (?) andares, em estrutura metálica que certamente tem milhares.. Eu de certeza que não ia conseguir encontrar uma bicicleta que por lá tivesse deixado... é alucinante! É que aquilo é mesmo ao monte...

Unknown disse...

Pelo que relatas e pelas fotos deve ter sido uma viagem muito bonita numa cidade completamente diferente. Gostava de espreitar um barco-casa por dentro.

kordeiro disse...

na foto do canal, os barcos que estão do lado direito são barcos-casas... posso dizer que têm água canalizada e os que já estão preparados para isso, gás canalizado. Por dentro, só vi alguns que tinham as cortinas abertas e aparentemente era como se de um apartamento se tratasse...

Zé Duarte disse...

Disto tudo com o fico é com inveja!!!
(Não é de quem tem carros casas e montes)

Um grande Abraço

Alexandre disse...

Disseram-me que a maior parte delas estão abandonadas, e há muita gente que quando chega pega na primeira que está á mão e segue caminho.

No entanto vi muitas bicicletas (incluindo a que aluguei) com chaves (sim duas!) para uma corrente para render a roda da frente ao quadro e para um aluquete fixo para a roda de trás, e que para estar aberto tem que andar com a chave no sítio.

Unknown disse...

Sempre a dar-lhe por essa Europa.
Espero em breve também ir até Bruxelas mas não há dúvida que nem só de pão vive o homem.
Quanto à calma do BLOG às vezes também é preciso para darem valor ao trabalho.

kordeiro disse...

Caro amigo... mas tens dúvidas? Os bilhetes estão comprados e o anfitrião está à espera!!!! ah.. posso guardar-te o carro cá em LX!

Alexandre disse...

António, Kordeiro, se por acaso essa vossa passagem pela Bélgica coincidir com as datas de 10 e 11 de dezembro, avisem! Arranjo bilhetes para um concerto. Já tenho dois prometidos, mas com jeito devo conseguir mais...