segunda-feira, 12 de maio de 2008

A origem de Farinha Podre...

Meus amigos,

eu tinha prometido há uns tempos que havia de saber algo sobre a origem desta denominação e aqui está ela.

O nome de São Paio de Farinha Podre, deve-se a esta povoação ser uma das freguesias que faziam parte da sede do antigo concelho de São Pedro de Farinha Podre, extinto em 31 de Dezembro de 1853. Além de São Paio, era constituído pelas freguesias da sede, Oliveira do Cunhedo, Paradela, Travanca, Cortiça e Covelo.

Um abraço,
JC
___________________________________
"Farinha Podre está envolvido em lendas. Uns dizem que se deve à grande quantidade de milho produzido nos terrenos férteis das suas ribeiras, cujo grão depois de transformado em farinha, acabava por apodrecer em casa dos senhores da terra, por falta de escoamento, pois as vias de comunicação eram inexistentes e os poucos transportes serem feitos por tracção animal para o porto fluvial da Raiva, de onde partiam as mercadorias em barcas serranas em direcção a Coimbra e Figueira da Foz.

Outros dizem que esse nome provém de esta terra em tempos imemoriais, ter possuído um celeiro, onde os trabalhadores desta região depositavam os seus tributos para os donos da terra, acabando os mesmos (depois de transformados em farinha, num moinho movido pela tracção humana ou animal) por apodrecer, pois os donos da terra não davam vazão ao seu consumo.

Dizem ainda, que esta terra pertenceu a uma abastada família de Góis, chamada Vasco Fariam, e ter sido doada a um dos seus filhos, o qual por ser muito franzino, os seus servos lhe puseram a alcunha de Farinha Podre.

Dizem outros, que foi aquando da reconquista cristã e os senhores da terra se foram refugiar nas Astúrias, que o moinho de sua pertença entrou em descalabro e os moleiros desta terra se terem instalado junto das ribeiras e do rio Alva, criando os seus moinhos e moendas, fazendo concorrência ao moinho senhorial, e em sentido depreciativo faziam constar que este só fabricava farinha podre, ao contrário do deles onde ela saía óptima."

* in "Pegadas dos meus pés", de Alfredo Santos Fonseca (2006)

7 comentários:

Zé Duarte disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Zé Duarte disse...

Só foi pena a anos quando tiraram o farinha podre,que sempre se disse que tanto trabalho deu,não a cavarem logo de vez com o São Paio "nome de mártir Espanhol"????

A ficar o nome que se diz que a nossa Aldeia teve em tempos SOBREDA

(FREGUESIA DE SOBREDA)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Sobre esta questão, é curiosa também a hipótese de explicação para o topónimo original de Farinha Podre, adiantada pelo Dr Carlos Proença no Livro " Notícias
Históricas de Mondalva". Veja-se nota sobre este assunto em Jornal Nova Esperança( post de 13 de Maio)
http://www.jornalnovaesperanca.com/

Márcio Walter Machado disse...

Ultimamente tenho feito pesquisa histórica sobre minha família e recém descobri que um de meus antepassados nasceu em San Payo da Farinha Podre no final de 1600. Não tinha ouvido falar nesse nome até então, e fiquei me perguntando o porquê do lugar ser assim chamado. Seu post veio bem a calhar para me dar alguma resposta sobre o assunto. Eu, no entanto, tenho uma dúvida que talvez alguém possa responder: nos arquivos históricos das freguesias, onde devo procurar pelas certidões de nascimento e batismo? Em que freguesia?

kordeiro disse...

Oi Márcio! Vou redireccionar seu comentário para os serviços administrativos da freguesia pois eles poderão dar mais indicações onde você conseguirá obter as respostas para as suas questões.

Márcio Walter Machado disse...

Muito obrigado, Kordeiro!