quinta-feira, 1 de maio de 2008

E foi aqui, neste local...

que tudo começou!!!

Fazendo uma introdução à Prof. José Hermano Saraiva, era assim que começava!

Simbolicamente, faz hoje 1 ano. Dia N. Sra. Ascenção, logo dia da espiga, logo dia das merendas!!! Digo simbolicamente porque o dia real foi dia 17 de Maio. Acho que nunca vos contei a real história mas hoje vou perder um pouco de tempo. Eu ainda trabalhava para uma empresa sedeada em Tondela. Vinha de lá e ia ficar para sexta-feira em S. Paio.

Chegado a casa, não me apetecia fazer comer e resolvi ir ao Relvão ou ao Silveirinho. Ao passar pelas Ermidas vi uma série de carros parados ao pé da zona de merendas, entre os quais o carro do Catela. As novas tecnologias têm destas coisas e logo de telemóvel em punho a telefonar para o presidente a perguntar o que se passava. Quase que me matava.... "então que dia é hoje?? vocês vão para a cidade e esquecem as tradições... então não é dia da espiga? Pergunta aos teus pais se não era costume irem pela Gândara abaixo fazerem merendas pelo campo!!!?". Eu só perguntei se havia comer para mais 1!... Pergunta escusada, ao que me responderam: "Eh pá, pára aí que chega para ti...". E assim foi... Meia volta e parei nas Ermidas. Comi que nem um Abade! Ou um porco... porque conheço alguns Abades e não comem assim... Um momento único, com momentos únicos, como por exemplo, uma chamada para a Tatiana, uma amiga minha, que o Leonel Gato fez... Do melhor! O Zé Duarte sempre com o seu humor refinado!

E foi por causa destes momentos únicos, que sinceramente acho que são os melhores que nós levamos desta vida, que se começou a falar de fazer algo... um blog, um site, qualquer coisa...!

A conversa começou no arraial das Ermidas e acabou na adega do Álvaro Duarte. Com algumas peripécias pelo meio e algum álcool, o que é certo é que a ideia ficou e nesse fim-de-semana comecei a dar corpo e realidade a esse projecto.

Há coisas que tenho de realçar: hoje cumpro o 142º post no nosso blog, quase sempre assuntos relacionados com S. Paio, com a publicação de 2 filmes originais, que estão no ciberespaço para todos verem, o filme do Sérgio está com cerca de 400 visualizações e o filme do torneio da sueca, embora recente, para lá caminha. Cerca de 9000 visualizações do blog ao longo deste ano, com entradas dos 4 lados do mundo. Momentos bons e maus, altos e baixos ao longo deste ano. As críticas não me assustam, o de me chamarem de cagão não me importa. Tivemos momentos delicados no blog, como o regresso do alcatrão a S. Paio, tivemos momentos de polémica com alguns anónimos, mas é para isso que o blog também existe. Como sempre foi a filosofia da minha vida, eu tenho valor pelas acções e educação que tenho, não pelo meu nome, títulos académicos ou dinheiro que possa ter.

Espero que, sinceramente, aqueles que fazem a sua vida longe de São Paio, assim possam matar algumas saudades e manterem-se mais informados sobre o que se passa nesta aldeia. Eu tenho o privilégio de poder ir a São Paio todos os meses pois simplesmente moro a 2 horas de distância (sem trânsito!!!)

Um muito obrigado, um bem-haja a todos que tornam este blog possível! Neste momento, o mesmo grupo de pessoas que no ano passado estavam nas Ermidas, mantêm a tradição e estão a merendar no mesmo local. A certeza destas palavras são confirmadas por um MMS enviado por alguém que, se eu pudesse escolher um irmão, seria ele com certeza. Aliás, eu considero um irmão para mim, tal como o meu amigo de infância Miguel! O meu pensamento está com eles e o meu coração com São Paio.

Um até breve…
JC

6 comentários:

Anónimo disse...

Aqui está um texto que revela o verdadeiro Jorge!
Não há dúvida que gostas de S. Paio e esta terra faz parte da tua vida.Pena que as pessoas tenham que partir para outros lados mais litorais e deixar o interior onde não existem tantas oportunidades de vida.Quanto ao BLOG só tenho que parabenizar-te e à amiga Cristina que não nos tem deixado parar.Continuo a achar que muito mais gente podia ajudar-nos e refiro-me em especial à senhora jornalista Andreia,à senhora enfermeira Sandrina,à senhora professora Maria Arminda entre outros claro! Este BLOG é nosso ajudem-nos.
Quanto a ti, continua com esse espírito e recebe um grande abraço de amizade do Catela.

Anónimo disse...

Parabens! Pelo excelente trabalho desenvolvido que faz aproximar quem cá está de quem anda por ai... com assuntos sempre relacionados com S. Paio. Boa continuação e força nas lutas contra as "ovelhas ranhosas" que aparecem, mas que tambem são precisas. Vamos em frente. Um beijo desta amiga.

Anónimo disse...

Parabens, faço votos que ano após ano S. Paio continue a ser projectado com qualidade, imaginação, humor neste espaço net. Vamos em frente para mais um ano, são os votos sinceros deste amigo.

Anónimo disse...

Sr pai Catela, só as pessoas com ensino superior é que merecem ser referidas no seu comentário?? Jornalistas, Enfermeiras, e Professoras?? Não que eu tenha alguma coisa contra essas pessoas, antes pelo contrário, mas esqueces um bucadinho os outros, k lutam pela "tua" terrinha todos os dias!!!

Mesmo assim, Parabéns pelo 1º aninho do blog, e que as "ovelhas ranhosas" continuem, pk essas dão mais piada disto!!...
Não promento participar, mas podem contar com as minhas visitas todos os dias, à procura de novos post's!!...

Anónimo disse...

Carla, esqueceste-te de ler a parte que diz "entre outros" que como sabes inclui todos os queiram enviar posts e que ainda não puderam por vergonha ou outro motivo qualquer! Beijinho!!!

Anónimo disse...

Muitos Parabéns pelo trabalho desenvolvido ao longo de um ano de vida, continua que vais bem. Ao abrir o blog é bom ver e ler post's acerca de coisas e pessoas que nos estão proximas. Bom trabalho, vai em frente.